Bom dia

Bom dia

Relógio

Peregrino na Estrada da Vida

Peregrino na Estrada da Vida
Peregrino na Estrada da Vida

Facebook

Facebook
Facebook Rakaama

Twitter

Twitter
@Pjrakaama

Pode copiar

Pode copiar

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Exús das Almas

-->


REINO DE EXÚS





















 
EXÚS DAS ALMAS





São entidades que em muitas vezes são chamados de OMULÚS, por serem entidades vinculadas principalmente ao cemitério.
No entanto são entidades que trabalham em locais onde existem entidades desencarnadas em risco, entidades em evolução.
São entidades que servem aos guardiões, que por sua vez são energizados, controlados por ORIXÁS, cumprindo tarefas diversas, inclusive executando axés solicitadas pelos encarnados e desencarnados.
As entidades ALMAS, ou exús das ALMAS, estão também em locais onde existem cemitérios, tanto clandestinos como naturais.
Nas matas, pedreiras, igrejas e tanto outros locais existem entidades a serviço dos exus das ALMAS executando tarefas de resgates, auxiliando desencarnados a se liberarem de seus fardos, auxiliando os encarnados a seguirem seus caminhos.

A ALMAS conseguem trabalhar diretamente com as vibrações grosseiras, densas, e de fácil comunicabilidade com os encarnados.
Estão os exús das ALMAS ligados a todas calungas existentes.
Calunga grande (Mar), Calunga (Cemitério), Calunga das Matas (Matas).
Em cada área específica existem Exús responsáveis e cada Exú com seu exército ou falange.
Não estão apenas onde paira a morte, mas também e principalmente onde existe a necessidade de preservar a vida, como hospitais, faculdades.
Exú Pimenta pertence a linha das almas e vive na calunga das matas, onde socorre as almas que vagam levando-as à luz, se merecedora ou fica com ele, ou outros exus, onde a alma é reeducada sempre visando levá-la à luz.
Da mesma maneira que as outras entidades em evolução.

Os exús das ALMAS, também tem seus pares de energias negativa, ou seja: POMBA GIRAS equivalentes para que se faça assim a polaridade das energias e possam cumprir os desígnios a eles impostos.
Quando me referi a POMBA GIRA como energia negativa, não o faço por determinar ser negativa uma energia ruim, maléfica, mas sim uma energia feminina já que a masculina é positiva.
Todos os Exús dessa linha trabalham com velas brancas,
pretas e brancas, amarelas e pretas e guias da mesma cor.
Observe que exú das ALMAS não é uma entidade isolada e sim uma falange com determinação específica.
Guardião das Almas é o Exú responsável pelo encaminhamento das almas (espiritos desencarnados) que vagam nos cemitérios. Mar e todo lugar místico considerado uma Calunga.

É representado por um homem elegantemente vestido de negro, carregando uma cruz (símbolo das almas) e o crânio humano. É o Exú que lembra às almas suas condições humanas.
Normalmente é associado ao cruzeiro da calunga, mas sua ação dentro do mundo das almas vai mais além. Suas manifestações mediúnicas são, na maioria das vezes, transmutadoras É uma entidade séria e de poucas palavras (indo diretamente ao assunto).
Exú das Almas pode vir através da falange do Exu Tranca Ruas das Almas, Exu Caveira, Exu Táta Caveira ou Omulú. Em cada uma delas suas manifestações são diferentes assim como sua evolução. O Senhor das Almas é um exu, ou seja, uma entidade que trabalha na Umbanda, através da incorporação de médiuns.
Antes de ser uma entidade, Senhor das Almas viveu na terra física, assim como todos nós. Acreditamos que nasceu em 600 D.C., e viveu até dezembro de 628, no Egito, ou de acordo com a própria entidade, "Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio". Teve sua vida relacionada com 49 homens que tiveram uma morte trágica, por uma disputa amorosa, foram todos queimados vivos. Entre os exus da linha de Exu das Almas existem: Todos os Exú e Pomba Gira que carregam a nomenclatura Almas e a linha de Tatá Caveira, João Caveira, Exu Caveira, Exu mirim das Almas! Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, Sete Porteiras, Exú do Cruzeiro, Exu da Calunga pequena e Exú da Calunga Grande, entre muitos outros.
Exu das Almas escolhe cavalos valorosos na moral e na conduta pessoal pra trabalhar, não tolera a mentira é sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida.
Tem temperamento inconstante, se apresentando ora misterioso, ora esclarecedor, ora calmo, ora nervoso, mas muito rígido em suas palavras. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Exu das Almas não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira.
Considera a pior das traições a traição de um amigo. Em muitas literaturas é criticado, e são as poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a fundo Exu das Almas Chefe-de-falange.
No entanto, uma vez amigo de Exu das Almas, tem-se um amigo para o resto da vida. Nesta e em outras evoluções. Pois como o Senhor Guardião das Almas mesmo diz....Não importa por qual caminho você caminhe, mas com certeza no mundo espiritual, caminharás pelo meu caminho, e que você não traga ao meu caminho, a dor de nenhuma Alma que por você foi ferida, pois do contrário eu serei o Executor dessa dívida! Laroyê Senhor das Almas!




POVO DAS ALMAS DA LOMBA
EXÚ 7 LOMBAS.
Atua em todos os locais de montes, colinas, lombadas.
Nesses locais também devem ser depositados as oferendas para ALMAS vinculadas a OXALUFÃ.



POVO DAS ALMAS DO CATIVEIRO
EXÚ PEMBA.
Sua apresentação é a de um verdadeiro Mago. Trabalha quase que exclusivamente na magia negra. Sua essecialidade é transmitir doença venérea e facilitar amôres clandestinos.



POVO DAS ALMAS DO VELÓRIO -
EXÚ MARABÁ
Este exú tem grande poder nos fenômenos astrais, principalmente nas faces da lua. Sua energia atinge vários setores , e aceita qualquer trabalho , tanto para curar como para matar. Pode irradiar fluídos provocadores do sono em vigias, causando grandes pertubações.


POVO DAS ALMAS DOS HOSPITAIS -
EXÚ CURADÔ.
Pertence a linha de Omulu, mas é supervisionada por guardião da meia noite.
É controlador e comanda a falange das almas denominada povo dos hospitais .Tem essa entidade grande poder na magia na área de doenças.
Profundo conhecedor da plantas e ervas, recebendo o axé de OSSAIM.
Jamais comete erro em diagnóstico ou em receita . Apresenta-se na forma humana e muitas vezes se passa como preto-velho.
Fuma cachimbo e charutos e seu curiador é marafo com mel de abelha .
Enfeita-se seus ebós com folhas medicinais.



POVO DAS ALMAS DA PRAIA -
Exú Giramundo.
Exerce toda sorte de influência na atividade humana, principalmente sobre os espíritos desencarnados , que ainda não compreendem seu estado atual. Estes espíritos são enviados por exu Gira-Mundo para pertubar criaturas humanas , que os médicos da terra diagnósticam como obsidiadas.
Seu Gira-Mundo é de serventia de Xangô, embora seja o oitavo subordinado de exú CALUNGA e pertença ao grupo de ALMAS, trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situação tormentosa, atrito e desordem astral percebendo-se males cardíacos.
Atua também para desenrolar casos arrastados na justiça tendo trabalhos de magia interferindo no andamento .
justiça de Xangô "quem deve paga, quem merece recebe".



POVO DAS ALMAS DAS IGREJAS E TEMPLOS -
Exú Nove Luzes
Entidade responsável pelos errantes que tendo sido inciados e crentes nas várias filosofias religiosas perderam a verdadeira identidade quando desencarnam.
Após estarem livres do corpo acreditavam que a vida espiritual seja a que escutaram em suas casas religiosas e constatado que não existe morte entram em desequilibrio e são por essa entidade reorganizados e encaminhados para orientações.



POVO DAS ALMAS DO MATO -
Exú 7 Montanhas
Exú das Sete Montanhas domina as águas dos rios e das cachoeiras que saem das montanhas. Sua roupagem é da cor do lodo e deixa no ar, quando incorporado, um forte cheiro de podre, emanado do seu corpo fluídico.




POVO DAS ALMAS DA KALUNGA -
Exú Tatá Caveira
Exú Tata Caveira provoca o sono da morte, a desatenção e manipula drogas e entorpecentes. É invocado também para causar, aliviar ou agravar os casos de dependência a drogas e a entorpecentes. Apresenta-se como uma caveira, vestido de preto.



POVO DAS ALMAS DO ORIENTE -

Exú 7 Poeiras
Esta entidade se apresenta em forma de duende, com roupagem na cor cinza escuro.Tem o poder de fazer com que as pessoas vejam toda espécie de animais, e a sua guarda também é parte das estradas, becos e caminhos nas matas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário