


ORIXÁS GOVERNANTES DE 2012

Existe uma crescente preocupação com os orixás, entidades e Odus que estarão governando o ano de 2012,mas a preocupação individual deveria ser com o próprio orixá,entidade e seu próprio Odu.
A relação das entidades governantes com cada individuo é praticamente nula se o elemento estiver “cento por cento” organizado com a sua cabeça,com suas entidades,pois elas sim,além de governarem o destino do indivíduo, estarão lado a lado com ele na caminhada.


Mais ou menos estilo assim....Dilma governa o Brasil, mas sua influência direta para nós é de 0,00001% enquanto os ministros 'Carandirú”, bem, é com eles que estamos e devemos estar preocupados pois a decisão deles esvazia nosso bolso e enche as cuecas deles.
E nessa não tem ministério de Xangô... a infestação é total...
Voltando ao mundo esotérico.... Rasga-se uma folhinha, troca-se o calendário, mas para eternidade não importa os números que estão visíveis nessa contagem que o homem criou.
O importante é caminhar para frente e para o alto.
Mas a opinião de que é mais importante o orixá individual, a entidade vinculada estar em dia com cada um do que as chamadas energias governantes do ano, é puramente pessoal, e, para muitos pode até parecer delírio.
Talvez, mas quem detém a verdade?
De qualquer maneira vamos manter a tradição de agradecer os que estão saindo e bajular os que estão se “aproxegando“.

O Ano de 2012 terá o ODU IKÁ que recebe o ano do ODU OXÊ.
O ano será governado por Oxalá e com rodízio de vários adjuntos.
Pois será um ano de mudanças, ano de reorganização, que começou em setembro de 2011.
A entrada do ano será regido por Orixalá, Oxum-yeyé Iopondá e Bará Ajelú.
Orixás que possuem energia altamente variável, distinta e atuante diretamente nas decisões individuais, que influenciam lentamente nos rumos do coletivo.
Considerando que a energia Bará influencia ativamente e inesperadamente em todas as atividades, o que pode levar a decisões sem reflexão.
As energias se consolidam basicamente em março e esse período é de transição, aconselhamos, portanto, que nesse primeiro trimestre deva-se evitar a tomada de qualquer decisão que possa gerar grandes mudanças de rumos. Nesse período a melhor coisa a ser feita é observar, elaborar e raciocinar, antes de qualquer decisão a ser tomada.

Prudência no uso do livre arbítrio.
Na entrada do outono, março, marca-se a influência mais ativa das entidades vinculadas a Oxalá com energia de Oxaguiãe Oxum-yeyé Iopondá passam de uma energia equilibrada e conciliadora para uma energia voltada para a batalha.
Nessa fase já se sentirá a vibração do Odú Iká, onde as vibrações mais voltadas para as mudanças, a ancestralidade, retomada de caminho e por que não dizer acerto de contas começando a desenhar novo rumo para o coletivo.
Nesse ponto entra a situação que me referi acima, ou seja:
"COMO ESTA SEU ORI ?"
Pois para haver mudanças no coletivo começa a interferência no individual, nesse momento se faz sentir com mais firmeza os adjuntos direcionadores de 2012: XANGÔ e IEMANJÁ.
Não veja Xangô como um justiceiro, não se trata disso, mas sim um equilibrador das energias emanadas principalmente pelo pensamento.
Sim,pelo pensamento, gerador de energias que nem sempre são percebidas.

Nesse período começa a ser colocada no prato da balança, não apenas as ações, pois em muitas vezes são resultantes de situações outras, mas principalmente as idéias, que em muitos casos estão escondidas em “pele de cordeiros”.
Plantar, colher e humilhar o faminto é uma coisa, mas plantar sem se preocupar em quem vai desfrutar é outra.
O ideal é o equilíbrio fiel da balança.
A lei cármica estará atuando e atenuando a energia de IEMANJÁ, conciliadora.
A presença do Odú Iká coloca as energias da terra em ebulição.
Desde Nanã, Obaluaiê, Oxumarê estaram a postos para reestruturar, organizar, criando mudanças mais pautadas na soma de valores, que muitas vezes ocultos amadurecem em uma mente segura, pura e altruísta, mas sem direito de vez e vós.
Nos três meses que seguem, no inverno a fermentação, a separação, já com a presença marcante de Oxumarê, a ligação, elos fundidos, separados joio e trigo.
A sapiência de Orunmilaia, a determinação de Apará.
Com Ossaim aconselhando, auxiliando, resgatando os estropiados do caminho estarão dando condições de que cada um siga a trilha que Oxumarê riscou no chão, ou indicou no ar.

Queira o rumo traçado pela cobra rastejante,lagarta que surpreende,prende e transforma ou a metamorfose da borboleta voando livre e encantadora.
Nesse período se conhecerá o rumo do pavão, que ostenta seu leque deslumbrante, fazendo-se admirar, mas pisando as pérolas do caminho, para que ninguém deslumbre beleza maior que suas penas.
Com seu leque aberto engana quem não consegue deslumbrar seu verdadeiro olhar, seu interior.
Mas Orunmilaia e Ossaim atentos repassam a Oxum Apara as determinações de mudanças, e Bará, o elemento cumpridor dos desígnios conduz as ilusões.
Observe portanto, caminhante que as mudanças para 2012, não são totalmente e na sua maioria voltada a alterações materiais.
A mudança prevista esta mais no cumprimento de uma lei repassada desde Buda:os humildes, e bem intencionados (verdadeiros), serão exaltados.
No primeiro trimestre separamos o joio do trigo.
No segundo trimestre fermentada a massa.
No terceiro concretizado o feito, e no quarto trimestre o resultado dos demais .
Veja bem que as colocações acima não são apenas endereçadas aos esotéricos, mas sim ao ser humano como um todo, portanto reafirmo a necessidade de cada um estar SUPER bem com as energias individuais, seus oris, seus ancestrais.

Não importando qual a maneira que você usa para se EQUILIBRAR, UNIR, SEGUIR,... com a espiritualidade, esteja em dia com suas tarefas.
O ano de 2012 será marcada por uma frase que sempre coloco para meus filhos:
" NÃO IMPORTA QUEM FAÇA,TEM QUE SER FEITO "

Essa será a tônica, pois as entidades vinculada ao Odu Iká estarão fazendo uma verdadeira faxina, e nessa empreitada todas as entidades vinculadas a terra, e ao ar estarão ativas, com a transformação do fogo.
A família de Nanã ,com Omulú e tendo a participação de Oiá Igbalé proporcionarão uma faxina espiritual muito grande, a depuração das energias saturadas será total.
Um ano que merece todo o cuidado.
Um ano em que devemos evitar fazer coisas pela consciência alheia.
Um ano que devemos escutar nossa espiritualidade e nosso interior.

entidades mais atuantes em 2012
ODU OXÊ

Esse Odu eta fazendo a transferência e servindo de intermediário entre 2011 e 2012.
É o principal Odu do Orixá Oxum, embora Omulú e Iemanjá também respondam nele. Traz ainda caminhos de Ifá, Xangô, Ogum e Exu.
Esse Odu atuando em filhos de Oxalá, estimulam ainda mais a vaidade, os mistérios do ocultismo.
O fazem acreditar que possuem o poder dos feiticeiros ou bruxos, pelo fato de terem grande força espiritual. Estão sempre sonhando com tudo e com grandes oportunidades que esperam surgir principalmente para se mostrarem aos demais como “salvadores da pátria”.
Este Odu tem a propriedade de atrair para seus eleitos muita falsidade, que quase sempre os fazem sofrer, envolvendo tanto amizades que acham ser sinceras, como também problemas dentro da própria família.
Costumam sofrer traições amorosas, e, quando precisam dos amigos, estes inexplicavelmente lhes viram as costas, na realidade a explicação é simples, as pessoas a sua volta notam as segundas intenções, mas simplesmente aceitam por falta de alternativa e pela facilidade de conduzir que eles possuem.
A transição desse Odu traz fracasso no amor, a pessoa pensa em grandes lucros, mas por não saber agir, perde grandes oportunidades.
Têm inimigos por querer ser bajulado, reconhecido, impedindo que seus esforços sejam bem recompensados, contudo.
Para os filhos de Oxalá, Oxum a influência nessa passagem é de ilusão, notícia, vingança, questões amorosas e problemas de barriga.
Oxê é um Odu muito rico, mas tem ebós que são despachados na lixeira.

ODU IKÁ

É o principal caminho do Orixá Oxumarê, sendo que o Orixá Ossain também pode responder Deus das Folhas, acompanha esta caída podendo inclusive responder sozinha no caminho deste Odu.
O Odu Iká, segundo as razões dos mitos, é considerado o Odu dos caminhos das maiores riquezas, sendo que, quando corretamente cultuado, torna-se muito promissor, significa novidades que estão por vir, podendo ser boas ou más. Indica também coisas pendentes com necessidade urgente de resolução, bem como oportunidades que foram perdidas, das quais muito se arrependem.
Representa grandes paixões, início de uma nova vida para mulheres, romance que pode ser iniciado e poderá trazer grandes alegrias e prosperidade na vida material.
Iká significa a destruição do homem ou sua ascensão.
Iselé, achou-se muito importante perante à Orunmilá, motivo pelo qual foi destruído por Iká.
A motivação desse Odu nos orixás Oxalá, Oxum, Iemanjá E Xangô, o fazem sentir que estão sempre exuberantes e em grande estado de pujança, pois costumam tirar vantagens dos ambientes em que estiverem.
São difíceis de se lidar, pois estão sempre armados, em estado de defesa permanente, em virtude deste estado permanente de alerta, as pessoas que tiverem necessidade de envolvimento com os filhos deste Odu, deverão ter muita cautela, haja vista, os mesmos estarem sempre prontos a dar um bote certeiro, desferido a qualquer momento, tornando-se senhores da situação, tirando grande proveito da surpresa causada pela rapidez de raciocínio e a malícia sedutora que transmitem, pois os mesmos têm o vício da juventude eterna, e o carisma de um olhar malicioso, penetrante perigoso que deixa transparecer pensamentos intensos e absorventes, razão pela qual deve ser evitado encarar as pessoas do que estejam sob a sua vibração.

BARÁ

Orixá Bará é uma divindade criada e manifesta desde os tempos primordiais, ligado a forças energéticas, e como todos os demais orixás, tem atribuições específicas.
Orixá Bará é quem estabelece a extensa rede de comunicação entre os seres humanos e a natureza divina que nos circunda.
No universo tudo esta em movimento, evolução.
Tudo está ativo. Organizadamente ativo.
E somente Orixá Bará pode dar seqüência a evolução, pois somente ele pode transportar a mensagem do som que sai.
O fogo crescente que inicia seu caminho.
É importante frisar que os demais orixás, com suas responsabilidades em termos universal, tem também um Baráindividualizado para servir de elemento de ligação entre o divino e os mortais.
E, mesmo assim Orixá Bará não perde sua individualidade, sua energia, muito ao contrario, ele absorve a energia a queesta vinculado e recomeça junto com a sua energia nova trajetória harmonizado com o todo, visando o cumprimento da regra do conjunto.
NÃO IMPORTA QUEM FAÇA.TEM QUE SER FEITO.
Fogo serpentino. Liberto e autônomo. Grande poder de construir e destruir.
Mas não aceite o destruir como sinônimo de estragar, mas sim, uma necessidade de modificação buscando manter a evolução e o movimento.
Orixá Bará é BOM, o que não é bom é a conduta e postura dos homens que desejam utilizar a energia dele para situações que alterem a evolução, principalmente utilizando sua carga negativa, saturada.
Em 2012 ele estará cobrando explicações.
Alerto para a lei primeira: a lei do karma, causa e efeito.
Caminhante na estrada da redenção, que nossa consciência seja completa e que nossa fé não seja cega.
AGELÚ ,Ajelú ou Ijelú é o chamado menino, o mais novo dos Barás.
Talvez seja um dos mais cultuados e utilizados em axés,principalmente de amarração,correção de distúrbio de personalidade principalmente dos filhos de Barás Olodês. Este é o Bará que faz a frente dos Orixás de água, Oxum, Iemanjá e Oxalá,motivo esse estar na linha de frente em 2012.
Além do epô, usa-se mel nas suas oferendas.
ASTRO .......... Lua.
BEBIDA....... Aguardente, Dendê,Wisk,Conhaque.
COME DOIS PÉS ........ Galo, Pombo.
COME QUATRO PÉS ........ Bode, Cabrito, Angolista.
COMIDAS SECAS ......Milho Torrado, Pipoca, Batata Inglesa Assada.
CONTA ........7.
COR.......... Vermelha, Preta, Vermelha E Preta.
DIA DA SEMANA........ 2ª-4ª-6ª.
ELEMENTO........ Fogo.
FERRAMENTA ...Foice,Porrete,Búzio,Armas Branca, Chave.
FLOR....... Cravo Vermelho.
FOLHA ..........Mamona,Arruda,Cana .
FRUTA ......Limão,Lima.
FUNÇÕES...... Vigiar,Comunicar,Avisar,Dar Ciência De Um Fato,Levar Pedidos Aos Orixás E Executar Tarefas Designadas Pelos Orixás.
HORA .......00h,06hs,12hs,18hs.
KIZILA ........ Impotência, esterilidade, queimadura, doença circulatória e do fígado.
METAL ......Bronze, prata .
MITOLOGIA....... Hermes.
NÚMERO..... 3,13,33.
PARTE DO CORPO ........Plasma, articulações, pênis, esqueleto, pâncreas, uretra, urina, sangue.
MORADA....... Estradas e encruzilhadas,cemitério.
PEDRA..........Onix.
PERFUME........Musk.
SAUDAÇÃO.......Alupô, laroiê.
SIGNO............Aquário.
SÍMBOLO...............Ogó,falo.
SINCRETISMOS ............ Santo Antonio.
TEMPERAMENTO ............Explosivo, impulsivo.

ABRIR CAMINHO COM EXU LANÃ
MATERIAL :
-1 METRO DE MORIM VERMELHO.
-1 ALGUIDAR MÉDIO.
-8 VELAS BRANCAS.
-1 BIFE DE BOI CRU.
-7 MOEDAS ATUAIS.
-7 BÚZIOS ABERTOS.
-1 FAROFA DE DENDÊ, COM UMA PITADA DE SAL,
-7 LIMÕES.
-7 ACAÇÁS VERMELHOS.
-7 OVOS VERMELHOS COZIDOS E DESCASCADOS.
-1 OBI.
PROCEDIMENTO :
Em seu peji ou em local reservado,abra o morim em sua frente. Acenda 1 vela.
Passe simbolicamente o alguidar pelo seu corpo e coloque-o em cima do pano. Passe os demais ingredientes no corpo de maneira simbólica, pela ordem :
-7 velas brancas.
-1 bife de boi cru.
-7 moedas atuais.
-7 búzios abertos.
-1 farofa de dendê, com uma pitada de sal,
-7 limões.
-7 acaçás vermelhos.
-7 ovos vermelhos cozidos e descascados.
Por último, abra o obi, e leve-o até a sua boca, fazendo seus pedidos. Deixe-o em cima do ebó. Amarre o morim fazendo uma trouxa.
Mantenha esse ebó de segunda a sexta,acendendo todos os dias a vela no mesmo horário.
Deixe 3 velas para acender quando despachar.
Este axé tem que ser despachado em local comercial com muito movimento transacional financeiro.
ARRIAR:Segunda-feira.
LOCAL:Peji ou local reservado.
LUA:Menos minguante.
HORÁRIO:12 horas.
DESPACHAR:Sexta-feira.
LOCAL:Zona comercial.
DIA:Sexta-feira
HORÁRIO: 21 horas.

OXALÁ

É o governante da vida, esta associado á matriz cósmica, como princípio masculino e feminino do poder cosmogenético.
Criador do mundo inorgânico. Preside a passagem do sobrenatural á existência física (nascimento) e também à morte, quando o SER perde a individualidade e volta ao pó físico e a essência matriz espiritual.
LIGAÇÃO: seu elo de ligação ou seu trabalhador é o REI DAS SETE ENCRUZILHADAS. Têm atuação sobre as pequenas cidades, altos de montanhas, estradas do interior, encruzilhadas e proximidades de lugares santos, como templos e igrejas.
Sua apresentação é de um perfeito cidadão.
Dominando os caminhos cruzados. Importante exu na hierarquia comanda SAGATHANA e exú NESBIROS.
Sete encruzilhadas faz parte da trindade MAIORAL
OXALUFÃ> OXALÁ do sexo masculino, velho, impotente e cansado, ligado a terra, responde na quarta-feira.
OXAGUIÃ> jovem guerreiro, do sexo masculino, valente, generoso, associado à fertilidade e ao culto da vegetação.
ORIXALÁ>Nesta manifestação OXALÁ, foi quem deu forma ao homem (ver lenda dos orixás), portanto, é o responsável pelos defeitos relacionados com a criação. Está associado a ideia de repouso, imobilidade, tranqüilidade e silêncio.
Onde ha desavenças, ORIXALÁ se envolve na pureza do branco, e brilha emitindo luz para proteger seus seguidores.
Este oxalá responde com sua vibração melhor na sexta-feira e não no domingo, já que faz parte da criação, da formação humana.
Tem sua autoridade potencial sobre os outros, mas devido ao seu temperamento passivo, quase feminino, só raramente ele exerce tal autoridade.
UNIÃO EM FAMILIA
MATERIAL :
-UM ALGUIDAR.
-CANJICA COZIDA E LAVADA.
-BONECOS DE CERA DO SEXO DE QUEM QUEIRA SE ACALMAR.
-16 ACAÇÁS BRANCOS E DESEMBRULHADOS.
-16 QUIABOS CRUS,RETINHOS.
-EFUM.
-AÇÚCAR CRISTAL.
-UM VIDRO DE ÁGUA DE FLOR DE LARANJEIRA.
-16 BANDEIRINHAS BRANCAS DE MORIN.
-16 FOLHAS DE SAIÃO.
-1 VELA BRANCA.
PROCEDIMENTO :
Em seu peji ou em local reservado, acenda a vela.
Ponha a canjica no alguidar, no centro ponha os bonecos de frente um para o outro, com os nomes escrito nos bonecos.
Coloque ao redor os acaçás,os quiabos,a água de flor de laranjeira,as folhas de saião e polvilhe com efum, sempre pedindo pela paz,pela harmonia,pelo equilíbrio e pela união.
Cubra tudo com açúcar cristal e finque as bandeirinhas.
Deixe doze dias dentro de casa em local alto.
Após despache em uma pracinha florida ou limpa.
ARRIAR:Domingo.
LOCAL:Peji ou local reservado.
LUA:Menos minguante.
HORÁRIO:12 horas.
PARA ABRIR CAMINHOS COM POMBA GIRA SETE ENCRUZILHADA.
MATERIAL :
-SETE FOLHAS DE MAMONA, GRANDES, LAVADAS E SEM TALO.
-MEL.
-AZEITE DE OLIVA.
-PURPURINA DOURADA.
-FARINHA DE MANDIOCA.
-SAL.
-SETE OVOS DE CASCA VERMELHA.
-SETE PEDRAS DE CARVÃO VEGETAL.
-SETE ÍMÃS.
-SETE BIFES DE CARNE BOVINA CRUA.
-SETE VELAS BRANCAS.
PROCEDIMENTO:
Em seu peji ou em local reservado, acenda 3 velas e ofereça a pomba gira RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADA.
Junte a farinha de mandioca, o mel, o azeite e o sal e faça uma farofa.
Coloque um pouco em cada folha de mamona, polvilhe com a purpurina,ponha um ovo e uma pedra de carvão. Acrescente em cada uma das farofas, um pedaço de carne e um imã.
Faça uma trouxinha com cada folha.
Com cuidado para não abrir os saquinhos leve a sete encruzilhadas abertas colocando em cada uma um pacote.
Antes da entrega passe cada pacote no seu corpo de maneira simbólica fazendo seus pedidos.
Acenda uma vela na primeira encruzilhada, outra na terceira, outra na quinta e a última vela na sétima encruzilhada.
ARRIAR:Sexta feira.
LOCAL:Peji ou local reservado.
LUA:Menos minguante.
HORÁRIO:18 horas.
DESPACHAR:Sexta-feira.
LOCAL:Encruzilhada aberta.
DIA:Sexta-feira
HORÁRIO: 21 horas.

OXUM

Diz-se que ela é provedora, atende as necessidades dos outros e que portanto, merece o reconhecimento dado a uma mãe
RORA YEYÉ GBÉMI!, mãe grandiosa, proteja-me.
Segunda mulher de XANGÔ, deusa do ouro, da riqueza e do amor.
OXUM entidade é muito imponente, delicada, graciosa, geralmente bonita.
Orixá das águas doces é a própria Vênus. Por um lado é a moça faceira e sedutora, por outro preside os mistérios femininos, a maternidade, a magia, profundezas da imaginação, a riqueza, crescimento e a fecundidade.
Oxum a estrela, mostrando sua luz na imensa escuridão da mente humana.
Quem quer ter dinheiro pede a Oxum que ela da,mas cuidado que Bará tira.
APARÁ - a mais jovem de todas com instinto guerreiro, confundindo-se muitas vezes com IANSÃ.
YEYÉ IOPONDÁ - guerreira, rica, bela

ATRAIR AMOR
MATERIAL:
-TRÊS ROSAS AMARELAS.
-TRÊS GALHOS DE FUNCHO VERDE.
-SETE CANELA EM PAU.
-UMA COLHER DE SOPA DE PERFUME DE ALFAZEMA.
-TRÊS COLHERES DE SOPA DE MEL.
-UMA MAÇA VERMELHA .(se quer um homem)
-UMA PERA D'AGUA.(se quer uma mulher)
-1 VELA AMARELA OU BRANCA.
PROCEDIMENTO :
Ponha numa panela com aproximadamente 3 litros de água, três rosas amarelas, sem os talos e sem folhas, somente as pétalas, três galhos de funcho verde, sete canela em pau.
Leve ao fogo para ferver por 12 minutos.
Deixe esfriar e acrescente três colheres de sopa de mel e uma colher de sopa de perfume de alfazema.
Tome um banho de asseio normalmente e, em seguida,coe o material do banho e reserve,colocando em cima da bandeja.
Após banhe-se com esse preparado,do pescoço para baixo.
Passe a maça vermelha se você quer um homem e a pera se você quer uma mulher simbolicamente no seu corpo fazendomentalização nos seus desejos.
Após coloque a fruta no centro da bandeja e regue com mel.
Não seque seu corpo com a toalha.
Coloque roupa clara depois do banho.
Leve todos os ingredientes utilizados dentro de uma bandeja de papelão laminada dourada,a uma praça que tenha muito movimento e coloque na parte ajardinada,ou embaixo de uma árvore sem espinho e viva.
Novamente regue com mel e ofereça a Oxum com vela amarela se quer um homem e acenda uma vela branca e regue com mel e ofereça a Oxalá se quer mulher independente do seu sexo.
DIA:Sexta-feira para Oxum e domingo para Oxalá.
LUA:Nova ou cheia.
HORÁRIO:Fazer o banho pela manhã e despachar a noite.

XANGÔ

Xangô antigo orixá do fogo celeste, visto pelos mortais como símbolo de justiça divina, já que o raio atinge a cabeça de quem os deuses resolvem punir.
Dono do raio e do trovão, sua manifestação é o meteorito, motivo pelo qual é cultuado nas pedreiras.
Sendo o grande justiceiro que governa com retidão.
Xangô é o fogo da vida, da justiça, do equilíbrio, da polaridade.
É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante.
Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
Por isso é vermelho e branco, e o seu símbolo é o oxê, ora cortando para o bem, ora cortando para o mal.
Ora na paz, ora na guerra. mas sempre resolvendo o enigma bi polar, vez que o caminho da iluminação para os nagôs é o caminho da doçura, da calma, da gentileza.
É um orixá que persegue os ladrões, mentirosos e malfeitores, e aqueles que gostam de humilhar os menos favorecidos, para esfregar suas caras no chão, sem piedade.
Usa seu pilão para amassar o cérebro de seu inimigo oculto.
XANGÔ é um orixá que rola no chão quem o ofende, da mesma maneira que um novelo de lã ou ofende seus filhos, pois só ele pode punir quem tem seus axés.
Por isso, seus adeptos sempre pedem a ele para que não os deixem infringir as leis dos homens, e que de suas bocas não saiam palavras que venham a ofender alguém.
EXU TIRIRI[ Fleruty ]: ligado a XANGÔ , está nos tribunais, assembleias públicas e pedreiras é a ele a quem devemos pedir ajuda sobre a justiça dos homens . TIRIRI possui idêntica força como o seu Tranca-Ruas .
FRASE DE IMPACTO >SÓNGÓ OSÓ TIÁ BÉRÚ OLÓGBO- Xangô a divindade que assusta até o gato.
ELEMENTO> fogo +.
METAL> bronze.
ERVAS> levante,mangericão, sabugueiro, mangerona, álamo.
BEBIDA> água mineral, água de coco, cerveja preta.
EMBLEMA > seré, cabaça de pescoço longo.
FRUTA > abacaxi, graviola, banana prata.
COME > rabada, acarajé, amalá, carneiro com guampa, angolista, pombos, galos, amalá de quiabo e frutas.
DOENÇAS >coluna vertebral, externo, impotência, obesidade.
NATUREZA> raios, trovões, meteoritos .
SEU DIA > é terça-feira.
SUAS CORES > são vermelho e branco.
SEUS NÚMEROS > são 6 e 12.
SAUDAÇÃO > kaô cabiecilê .
FERRAMENTA > é o raio, machado duplo, pilão, pedra.

IEMANJÁ

O ano que entra é entregue a sorte a aquela que nos recebe quando nascemos.
Como toda matriarca, é benevolente e preocupada com o bem-estar de todos, mas exerce uma autoridade mais pela astúcia que pela força.
Iemanjá em suas manifestações:
POSITIVA: Magnitude, criatividade, destemor, constância, gestação .
NEGATIVA: rudeza, insensibilidade, medo demasiado, e excessivo, crueldade, orgulho desmedido, gula.
EXU MARABÔ
Ligado a Iemanjá, tem atuação sobre toda a orla marítima e áreas de pesquisa científica. Encarregado de fiscalizar o plano físico, distribuindo ordens ao seus comandados, nos mais diversos planos de sua jurisdição.
Dificilmente baixa em terreiros. Fala e escreve perfeitamente o francês.
Quando incorpora, usa o nome de seu companheiro Agalieraps [ Mangueira ]
FRASE DE IMPACTO:Íyá mí nsé owó pélé-pélé nínu omi / Minha mãe esta erguendo as mãos,suavemente dentro das águas.
ANIMAIS :Patas, galinhas branca , cabra e ovelha branca.
BEBIDAS: Água de coco, mel, água salgada ou potável,
champanha e suco de suas próprias ervas e frutos.
COMIDAS: São também brancas: ebó de milho branco com mel, arroz e angu. Canjica branca, peixe fritos, arroz, arroz-doce com mel, acaçá, pudim, etc.
CONTAS:Vidro transparente.
CORES : Branco, rosa-claro , azul-claro, no culto de candomblé tradicional além da cor prata.
DIA :Sábado como as outras mães da água.
DOENÇAS : barriga e seios,obesidade,câncer de mama.
DOMÍNIO : Maternidade (adulta) e a pesca, atividades econômicas desenvolvidas no mar em geral.
ELEMENTO : Água salgada.
ERVAS PARA BANHO E DEFUMAÇÃO: Jasmim, araticum-da-praia, folha-da-costa, graviola, capeba, mãe-boa, musgo marinho encontrado nas pedras marinhas, alcaparra.
FERRAMENTAS : São a ancora e o leme.Todos adornos femininos em prata, peixe, leque, caramujos, barco, conchas, lua, moedas e búzios .
FLORES: Rosas e palmas brancas.
FRUTAS: Mamão, graviola, uvas brancas, melancia.
LOCAL PREFERIDO : Água salgada e o templo.
METAL : Prata e platina.
NÚMEROS : 8 e 16.
PARTES DO CORPO: Cabeça , cérebro .
SAUDAÇÃO : Odoiá!!! ou Odô-fé-iabá ou Odofiabá!!!!
SÍMBOLO : Abebé, leque de metal prateado com a figura de um peixe.
MELHORIA NA VIDA
MATERIAL :
-1 TRAVESSA BRANCA.
-7MAÇAS VERMELHAS,LAVADAS.
-7PERAS DÁGUA LAVADAS E SECAS.
-14 BOLAS DE BATATA-DOCE.
-14 ACAÇÁS BRANCOS ,DESEMBRULHADOS.
-14 MOEDAS ATUAIS,LAVADAS E SECA.
-14 QUIABOS CRUZ,LAVADOS E SECOS.
-14 RAMOS DE TRIGO.
-7 LAÇOS DE FITA VERDE.
-7 LAÇOS DE FITA AMARELA.
-PURPURINA FRUTA-CR.
-14 FOLHAS DE SAIÃO,LAVADAS E SECAS.
-MEL DE BOA QUALIDADE.
-8 VELAS AZUIS.
PROCEDIMENTO :
Em seu peji ou em local reservado, acenda 4 velas e ofereça a Iemanjá.
Corte as maças e peras em quatro.
Dentro da travessa coloque as maças, as peras, as bolas de batata-doce, coloque os acaças e,em volta os quiabos e os ramos de trigo.
Acrescente os ramos de saião e as moedas,polvilhando tudo com purpurina.
Regue com mel e enfeite com os laços de fita.
Passe esse presente de maneira simbólica no seu corpo de baixo para cima .
Quando despachar acender as velas formando um quadrado na vota da travessa.
-LUA:Nova.
-LOCAL:Peji ou um local reservado.
-HORÁRIO:18 horas.
-DESPACHAR: sábado.
-LUA:Nova.
-LOCAL: beira de praia.
-HORÁRIO:Entre 18 e 21 horas.

OXUMARÊ

Oxumarê segundo filho de Nanã e Oxalá, como Nanã rejeitou Xapanã, por castigo o segundo filho nasceu com o destino de ser por metade do ano um lindo jovem ligado ao arco-íris e na outra metade uma serpente, ligando o céu à terra.
É um mensageiro e criador, associado à mudanças e à gestação.
É o orixá da riqueza, material e espiritual, está associado ao ciclo vital, símbolo de continuidade da vida.
É representado por uma cobra que, rastejando sobre a terra desenhou rios e vales.
É o orixá que regula os movimentos celestes.
Simboliza a atividade, a continuidade e a permanência.
Sua comunicação com os homens é expressa pelo arco-

ABRIR CAMINHO
MATERIAL :
-1 TRAVESSA DE LOÇA DOURADA.
-FOLHAS DE ABRE-CAMINHO.
-1 BATATA DOCE.
-AÇÚCAR CRISTAL.
-MEL.
-7 MOEDA CORRENTE DOURADA.
-7 ROSAS AMARELA.
-7 CRAVOS BRANCOS.
-1 FITA LARGA VERDE COM 70 CM.
-1 FITA LARGA AZUL COM 70 CM.
-1 FITA LARGA AMARELA COM 70 CM.
-2 VELA VERDE.
-2 VELA AMARELA.
-2 VELA AZUL.
- 2 VELA AMARELA COM PRETO.
-PURPURINA FRUTA-COR.
PROCEDIMENTO :
Em seu peji ou em local reservado acenda uma vela amarela com preto e ofereça para EXU do LODO.
Forre uma travessa com folhas de abre-caminho.Reserve.
Cozinhe uma batata doce para que dê para fazer 7 bolinhos.
A batata deve ser cozida em água com uma colherinha de açúcar cristal e mel.
Em cada bolinho espete uma moeda corrente , fazendo seu pedido. Disponha as rosas em cada bolinha,coloque os cravos intercalando e, estique em cima de tudo enfeitando o prato fitas nas cores verdes,azul e amarela.
Assopre purpurina fruta cor sobre o ebó antes de acender as velas.
Acender a vela em forma de triângulo,tanto no peji como no local de despachar.
ARRIAR:Sexta-feira.
LOCAL :Peji ou local reservado.
LUA:Menos minguante.
HORÁRIO:12 horas.
DESPACHAR:Sexta-feira.
LOCAL :Campina ou onde houver água de riacho.
HORÁRIO:18 horas.

Para entrada do ano:
BEBIDA: Vinho branco, água mineral sem gás.
COR: Branco com amarelo claro; Branco, amarelo e vermelho; somente branco.
COMIDA:Arroz a grega.Macarrão.Aves.Porco.Sopas com tempero verde.Peixes e moluscos. Pão frances. Pipoca sem sal.
DOCES: Cocada branca. Canjica com coco. Quindim. Fios de ovos. Arroz com leite.
ENFEITES:Nas cores branco,prata,amarelo.Também azul.
FLOR:Lírio.Lírio da paz.Copo de leite.Rosas amarelas.criântemo branco.Crisântemo azul.
METAL : Ouro branco,prata.
VELA:Branca.Amarela.Vermelha.
Número: 8 e seus múltiplos.
sugestão para a mesa de ano novo:
RABANADA / OXALA /AGELU
MATERIAL :
- 6 CACETINHOS
- 1 LATA LEITE CONDENSADO
- 1 LATA DE LEITE COMUM
- 2 OVOS DE CASCA BRANCA INTEIROS
- AÇÚCAR CRISTAL PARA POLVILHAR
- MANTEIGA PARA UNTAR.
PROCEDIMENTO :
Unte uma assadeira com manteiga. Corte os pães ao meio ,ao cumprido.
Misture o leite condensado, leite comum e os ovos ligeiramente batidos. Passe cada fatia de pão na mistura, deixando escorrer um pouco do excesso de líquido,acomode-a na assadeira, polvilhe com açúcar cristal e leve ao forno médio[180º]por cerca de 30 minutos.
Forre uma bandeja com algodão em manta, e coloque as doze fatias de pão.
MANJAR
MATERIAL :
-1 LITRO DE LEITE FERVENTE.
-1 COCO RALADO.
-4 COLHERES DE SOPA DE MAIZENA.
-1 CHÍCARA DE CHÁ DE AÇÚCAR .
PROCEDIMENTO :
Despeje o leite quente sobre o coco ralado e leve ao fogo.
Ferva por 2 minutos.
Coe em um guardanapo de pano e esprema bem.
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio e junte ao leite de coco.
Adicione o açúcar e leve ao fogo,mexendo sempre,até engrossar.
Cozinhe cerca de 3 a 5 minutos.
Coloque este creme em forma furada no meio molhada ou caramelizada.
Leve á geladeira por no mínimo 4 horas.
Desenforme e decore a vontade.
BANHO
LIMPESA
MATERIAL :
-4 PUNHADOS DE PIPOCA SECA.
-4 LITROS DE ÁGUA FERVIDA.
-1 VELA VERMELHA.
-1 BANDEJA PEQUENA DE PAPELÃO.
-PAPEL DE SEDA VERMELHA .
-1 VELA VERMELHA.
-1 VELA BRANCA.
PROCEDIMENTO :
Retire um punhado de pipoca tendo como medida a mão
Coloque essa pipoca separada em um pedaço de papel de seda e faça uma espécie de um pacote.
Reserve.
As demais pipocas coloque na água fervida e deixe tampada por 13 minutos.
Acenda a vela branca e ofereça a BARA AGELU.
Coe a água retirando as pipocas,deixe reservado.
Jogue a água em seu corpo do pescoço para baixo.
Não se seque.Passe simbolicamente a vela vermelha no seu corpo.
Quebre-a em três partes.
Reserve.
Passe o simbolicamente o ovo no corpo.
Reserve.
Passe o simbolicamente o pacote de pipoca enrolado na folha vermelha.
Reserve.
Quando a vela branca terminar de queimar,junte todo material reservado ,ou seja :a pipoca no pacote,que deve ser a primeira a ir para a bandeja de papelão,depois a vela vermelha, o ovo e por último o material coado cobrindo tudo.
Despache esse axé em um local limpo e que os envolvidos não passem até 7 dias depois.
BANHO DE LIMPEZA OU DE DEFESA PESSOAL.
MATERIAL :
-ALECRIM,
-ALFAZEMA.
-ARRUDA .
-1 VELA BRANCA DE 30 CM
PROCEDIMENTO :
Alecrim, Alfazema e arruda nos livram dos males e, ao mesmo tempo, reenergizam. Se as folhas estiverem frescas, macere-as e coloque-as na água quando ela estiver fervendo e apague o fogo. Se estiverem secas, deixe em infusão por no mínimo 20 minutos.
Não se seque e coloque uma roupa clara, acenda a vela em local mais alto que a sua cabeça e descanse uns minutos.
Executar qualquer dia, lua e horário.

CONTATO
Skype: peregrino rakaama
Twitter @Pjrakaama.
linkedin- Peregrino Rakaama pjrakaama


Nenhum comentário:
Postar um comentário