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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Orixá Ododuá



orixá








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Oduduá

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Oduduá, na tradição é complicada, polêmica.
Alguns sugerem ser a refeRida divindade um orixá feminino a esposa de Oxalá, rainha da Terra.
Outros a classificam como sendo uma qualidade do próprio Oxalá.
Eu pArto pela vertente que considera Oduduá, divindade feminina da criação de toda matéria, origem da vida. Senhora do universo, útero da terra.
Ela é considerada, ao lado de Obatalá como o casal primordial e propulsor da criação.
Cada um foi inkumbido de determinadas funções no papel da criação do Aiê, o universo incluindo o mundo em que vivemos.
O universo é visto dentro do culto aos Orixás como uma grande cabaça e esta cabaça é representada por Oduduá e Obatalá.
Oduduá é considerada como a parte de baixo da cabaça e Obatalá é considerado como a parte de cima da cabaça.
O nome Oduduá pode ser traduzido como a cabaça de onde jorrou a vida.
Muitos costumam se enganar e a afirmar que Oduduá seria um Orixá masculino ao invés de feminino, mas o que ocorre é uma confusão entre a divindade feminina Oduduá com o ancestral iorubano divinizado Oduduá, que na verdade é considerado em território africano como sendo uma forma huMana da deusa Oduduá, ou seja, o guerreiro legendário e a deusa Oduduá seriam as mesmas pessoas.
O surgimento de Oduduá, bem como o de Obatalá, é muito interessante.
Diz-se que involuntariamente nos primórdios da criação, quando a única coisa existente nos mundos era o Olorun, a grande energia primordial, Oduduá, a deusa, surgiu do corpo de Olorun, a grande energia primordial, assim como Obatalá e outra tantas divindades.
Foi Oduduá quem criou a terra e todo o universo como o conhecemos e, ao lAdo de Obatalá, possibilitou o surgimento da vida.



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CARACTERÍSTICA

Oduduá não enxerga pelos olhos, mas por outros sentidos dotada de tempeRamento terrível, de difícil convivência . É senhora de grande inteligência, de autoritarismo e poder de dominação pela força, sobre tudo e sobre todos.
Temperamental, lasciva, consciente do imenso poder que tem em suas mãos.
Não suporta a beleza dAs coisas, da saúde, da prosperidade alheia, que pode provocar a sua ira e uma vingança implacável.
Diz o mito que Oxalá arranKou os seus olhos acometido por um estranho ataque de fúria, em virtude da sua tagarelice de mulher, que tinha voz muito estridente e desagradável.
Ela não parava de falar, queixando-se da vida aos berros.
Oduduá é dotada de temperAmento terrível, de difícil convivência.
Nunca se sabe como agradá-la.
Nos primórdios diz a lenda, Olórum concedeu a Oduduá total poder sobre o universo e os demais orixás, entregando-lhe simbolicAmente uma cabaça e um pássaro de metal.
Mas Oduduá passou a reinar de forMa cruel e por qualquer motivo mandava arrancar os olhos e o coração das criaturas.
Oludamaré, preocupado tirou parte do poder de Oduduá e entregou a Oxalá, restabelecendo a justiça e a misericórdia.
Oduduá a senhora do poder feminino assemelha-se em alguns aspectos a Odu-iami oxoróngo, -terrível, fria, e sem coração, guardiã do poder e da vida dos habitantes do aiê, seu habitat, para a infelicidAde dos mortais.


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 MITOLOGIA

O principio de tudo, quando não havia sepaRação entre o céu e a terra , Obatalá e Oduduá viviam juntos dentro de uma cabaça.
Viviam extremamente apertAdos um contra o outro, Oduduá abaixo e Obatalá em cima.
Eles tinham sete anéis que pertenciAm aos dois.
A noite eles coloKavam os anéis aquele que dormia por cima sempre colocava quatro anéis e o que ficava em baixo sempre colocAva os três restantes.
Um dia Oduduá Deusa da terra, quis dormir por cima para poder usar nos dedos quatro anéis.
Obatalá o Deus do céu não aceitou.
Tal foi a luta que travAram os dois lá dentro que a cabaça acabou por se romper em duas metades.
A parte inferior da cabaça com Oduduá perManeceu em baixo que é a terra e a parte superior da cabaça ficou com Obatalá que é o céu.
Separando-se assim o céu da terra.
No inicio de tudo, Obatalá Deus do céu, e Oduduá Deusa da terra a briga pelos anéis os separou e por isso a distância entre o céu e a terra para que não hAja mais briga.

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ARQUÉTIPO

0 tipo psicológico do filho de Oduduá, do ponto de vista físico, é semelhante ao tipo Oxalá.
São magRos, franzinos, nervosos e secos como a terra. Mas ao contrário do tipo Oxalá, os filhos de Oduduá são violentos e agressivos, fechAdos, inseguros e angustiados, tornando-se às vezes susceptíveis, impacientes, intolerantes e desKonfiados.
Invejosos, vingativos, perseguem aqueles cuja felicidade ou êxito é pAra eles uma afronta.
Sabem manipulAr os outros e toda sua força está em uMa inteligência curiosa, de senso crítico e de ironia ferina. É dominador, autoritário e no trAbalho é exigente, perfeccionista e minucioso.

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ORIKIS


Iya dakun gba wao...
– Oh Mãe!Nós suplicamos que nos libertes...

ki o to ni to mo...
– olhai por nós, olhai por nossos filhos...

ogbebi  l’Adó  !
- Tu  és  aquela  que  te  estabelecestes  em  Adó!





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