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quinta-feira, 28 de maio de 2015

Orixá Obá

ORIXÁ OBÀ



R-18-2705
Obá tem um caráter apaixonado, iRascível e corajoso, não teme nada nem ninguém. Gosta de brigar.
Nada mAis natural que ela aprecie a cor vermelha.
Obá se veste como os demais orixás de energia negativa ativa, ou seja, feminina velha, apreciando tecido simples encorpado, sem brilho.
As ferramentas de Obá são sempre feitas de cobre.
Obá senhora da guerra, amazona destemida, uma sábia e justa feiticeira.
Xangô desdenha Obá porque ela é idosa e sem atrativos, mas morre de medo dela, do poder enorme que ela tem.
Obá desKonhece o medo e não existe empecilhos que a desviem de suas finalidades.
Ela é prática, objetiva, poderosa, leal e corretíssima.
Todo aquele que tenhA uma questão em fase de apelação, isto é, se tiver perdido e necessitar recorrer para instância superior, deverá pedir ajuda a Obá.
Mas existe um importante lembrete:
ELA SÓ AJUDA OS INJUSTIÇADOS.
É considerada a padroeira dos advogados.
Quem quiser incidir na ira cega de Obá, de um falso testemunho.
Ajuda a encontrar objetos perdidos, e toma sob sua proteção toda esposa que tiver sido traída pelo mArido.
Obá tem muito ciúme e raiva de Oxum, a ninfa das cascatas, e ódio mortal da relação que Xangô mantém com a charMosa senhora dos rios, ribeirões e lagos límpidos.
A esperta Oxum foi junto com Iansã a causadora do aleijão de Obá, quando ludibriada perdeu a orelha esquerdA.

Pela tRadição nos terreiros, não se pode deixar dançar perto uma da outra.
O fenômeno da pororoca, o encontro da maré com as águas do rio, que não se misturam e formam em vagalhão de muitos metros de altura, é atribuída à contenda que Obá mantém eternAmente com Oxum.
A enorme onda provoca um barulho belicoso.
Obá gosta de receber seus axés no encontro das águas do rio com o mar.
Ela gosta de viver na pororoKa, como não é fácil servir neste local, ela aceita receber as oferendas na beira de ribeirões límpidos, que tenham bastantes seixos cujas águas emitam sons.
Obá também gosta de receber seus axés em pedreiras.
A pedreira é local predileto de Xangô e quem quiser cair nas graças de Obá, deve também fazer oferecimento na mesma ocasião que servir ela oferecer para ele amalá.
Obá tem fortes ligAções com os elementos do ar, dado a sua liderança junto ás entidades espirituais femininas que andam nos ares.
É ligada a terra porque se esconde nas florestas e ao fogo, fortemente relacionada com coisAs de magia, especialidade de Obá.
Obá é uma feiticeira implacável, poderosíssima, de vontade férrea e determinada, uma amazona justa e coMbativa, apaixonada, com ciúmes da preferência que Xangô demonstra pela compAnhia de outras.

Para Obá, Oiá não tem juízo e a odiosa Oxum é a mais frívola das rainhas.
Obá é uma iabá velha, feiticeira podeRosa, líder da confraria de mulheres guerreiras -a sociedade elecô - Por isso dominA todos os elementos.
É com personalidade tenaz, solucionadora e desembaraçadora das causas impossíveis.
Orixá feminino do Adô.
A mais forte, destemida e dotada de um temperamento apaixonado e irascível.
Pode-se dizer que seja a iabá de gênio mais difícil, tem o poder de se disfarçar e, de aKordo com o humor do momento, ou assume a aparência de uma mulher idosa rAnzinza e implacável, ou o aspecto de uma amazona guerreira, destemida e belicosA.
Obá não é neM um pouco vaidosa, não liga para a própria apArência.

Por motivo que a lenda esclaRece, não possui uma orelha, por ter oferecido como comida especial à Xangô, que foi uma peça que Oxum lhe pregou.
Rainha guerreira e justiceira.
Das esposas de Xangô, a mais sofrida por ser rejeitada por ele.
Seus domínios são as corredeiras, águas revoltas.
Na personAlidade representa as emoções reprimidas e insatisfeitas, o sofrimento que dá a sensibilidade para sintonizar como as vítimas da injustiça.
Obá é a que mais traz atributos de Odudua e de Odu.
Introspectiva, gosta de solidão, não é sociável e fala pouco.
Generosa, mas não é dada a folguedos, não aceita pedido de desKulpas.
Amarga, em virtude do desprezo do marido bonito, charmoso e egoísta.
Obá desdenha a juventude e a vaidade de Oiá, que é leve enquanto Obá é pesada e desajeitada.
Oiá é guerreira pela causa enquanto Obá luta pela guerra.
Para ela a guerra existe como controle da natalidade, limite da vida, da própria ecologia.
Obá é a própria guerra.
Obá não é esposa de Odé conforme pensam alguns, mas companheira de aventuras do senhor da caça, em cuja compAnhia costuma sair para caçar.
Obá dança em certas ocasiões como se utilizasse o arco-e-flecha.
Obá tem traços de personalidade parecidos com os de Euá, senhora das possibilidades, do segredo.
Obá é padroeira das famílias, das viúvas, das mulheres infelizes no casamento e de toda e qualquer esposa traída pelo marido infiel.
AmAnte da solidão e do silêncio.
É de difícil reconciliação.
Caçadora e protetora da caça e dos animais da floresta.
Padroeira das amazonas.
Obá adora orobôs, também falando através deles.
É a mulher desprezada e ridicularizada, muito mais poderosa que o marido em questão de feitiçaria, mas que se deixa desprezar por paixão, para escarnio das demais iabás.
Obá se aproxima de Nanã, pois Obá adora a guerra e Nanã a morte, e guerra e morte andam de mãos dadas.
Obá não é boa cozinheira para coMidas de sal, mas não tem igual nas iguarias doces.
Não gostava de cantar.
Não gostava de dançar.
Não gostava de cozinhar.
Não tinha vaidade e só se vestia com suas roupas de montaria e cheirAva a estrebaria.

Obá era a melhor guerReira do reino.
Guerreava por puro prazer de guerrear, quando queria.
Ela era uma grande feiticeira, muito poderosa, o que fAzia com que Xangô tivesse medo dela, desdenhando ela só pelas costas, mas não se atrevia a enfrenta-la.
Obá, é homenageada como padroeira das sociedades secretas das mulheres.
Obá é menos dotada fisiKamente, distante da belezA.
Os filhos e filhAs desta grande orixá carregam muito dos seus traços.
Seu axé de balança é CoMposta de 14 ou 07 pessoAs, homens e mulheres.


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