OMOLÚ
R-18-1407
É o responsável pela tRanslação da morte para o orum.
Orixá da terra, é através dele que a terra recebe os corpos mortos.
Omolú é considerAdo como anterior à época em que
Oduduá chegou a Terra, ele existia antes da criação do fogo na Terra.
Omolú está ligado ao interior da terra, ninù ilé e
isso denota uma íntima relação Kom o fogo, já que esse elemento, domina as camadas mais profundas do planeta.
Fogo, o elemento transformAdor, que também pode ser devastador
tanto quanto as epidemias, as febres, as convulsões lançadAs por Omolú.
Orixá cercado de mistérios, Omolú é um deus de origeM
incerta, pois em muitas regiões da África eram cultuados deuses com
característicAs e domínios muito próximos aos seus.
A relação de Omolú com a moRte dá-se pelo fato de ele
ser a terra, que proporciona os mecanismos indispensáveis para a manutenção da
vida.
O homem nasce, cresce, desenvolve-se, torna-se forte
diante do mundo, mAs continua frágil diante de Omolú, que pode devorá-lo a
qualquer momento, pois Omolú é a terra, que vai consumir o corpo do homem por
ocasião da sua morte.
Omolú, o Rei da Terra, é filho de Nanã, mas foi criado
por Iemanjá que o aKolheu quando a mãe rejeitou-o por ser manco, feio e coberto
de feridas.
É uma divindade da terra dura, sedenta e quente.
É às vezes chamado "o velho", com todo o
prestígio e poder que a idade representa no cAndomblé.
Está ligado ao Sol, propicia colheitas e
ambivalentemente detém a doença e a cura.
Com seu sassará, cetro ritual de pAlha da Costa, ele
expulsa a peste e o mal. Mas a doença pode ser também a marca dos eleitos,
pelos quais Omolú quer ser servido. Quem teve varíola é frequenteMente
consagrado a Omolú.
Suas relações com os Orixás são marcadas pelas brigas
com Xangô e Ogun e pelo abandono que os Orixás femininos legaram-lhe. Rejeitado
primeiramente pela mãe, segue sendo abandonado por Oxum, por quem se apaixonou,
que, juntamente com Iansã, troca-o por Xangô. Finalmente Obá, com quem se
cAsou, foi roubada por Xangô.
É
um Orixá solitário.
CONTATO
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