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terça-feira, 25 de agosto de 2015

Orixá Oxumaré

ORIXÁ OXUMARÉ




R-18-2408

MITOLOGIA

O lugar de oRigem deste Orixá seria Mahi, no ex-Daomé. Oxumaré é Orixá da riqueza e é chamado de Ajé Sàlugá na religião de Ifé, onde dizem que chegaram os 16 companheiros de Odùdùwa.
Ele é simbolizAdo por uma grande concha.
Existe uma simbologia maravilhosa em torno deste Orixá. Oxumaré é considerado como o próprio arco-íris, ou a serpente do arco-íris, Kuja função é a de dirigir as forças que produzem movimento, ação e transformação.
Por ser bissexual, portanto andrógino, tem uma natureza dupla.
Representando a renovAção e a substituição.
A dualidade de Oxumaré faz com que ele carregue todos os opostos e antônimos básicos dentro de si: bem e mAl, dia e noite, macho e fêmea, doce e amargo. CoMo arco-íris, Oxumaré tem o dom de regular a chuva, pois enquAnto ele brilha no céu, não há chuva na terra.

Um mito conta que Oxumaré  era empRegado de Xangô e que tinha como função transportar a água caída na terra durante as chuvas e levA-las de volta ao reino de Oxalá no orum.
Outros afirmam ter ele sido um grande feiticeiro e adivinho de sua Komunidade e a ele também é dado o cargo de guardião dos segredos das cores, um cromoterapeuta de sua época.
Oxumaré era o feiticeiro de Daomé. Ele tinha como consulente o rei Olofin, rei de Ifé, que o explorAva muito, consultando-o quase todos os dias, mas não lhe pagava nada pelos seus serviços.
Oxumaré vivia em plena miséria, até que um dia Olokun, rainha de um reino vizinho mAndou busca-lo, pois precisava de seus préstimos para tratar de seu filho, o príncipe, que tinha sido acometido por um mal estranho, passava por crises fortes e mal parava de pé.
As vezes rolava por cima das brasas ardentes das fogueiras e fogareiros.
O grande feiticeiro Oxumaré fez suas magias e curou o menino, a rainha o encheu de presentes.
O Deus-serpente voltou para  Ifé diferente de como tinha ido vestido em trapos, voltou com riquíssiMa fazenda azul.
Olofin, ao ver seu babalaô preferido tão ricamente vestido, arrependeu-se por ter sido tão mesquinho com ele no passado, e o cumulou de presentes e o vestiu com uma linda fazenda vermelhA.
Assim, Oxumaré  que vivia na miséria , tornou-se rico.

Olodumaré, o Deus supRemo, sofria de um mal nas vistas, e também mandou chama-lo.
Oxumaré foi até ele e o curou. Oludumaré ficou tão agradecido que não quis mAis se separar dele.
Desde então Oxumaré reside no céu e só de tempos em tempos tem permissão para pisar na terra.
Quando este Deus vem ao enKontro de seus filhos, os homens têm condições de ficar ricos, materialmente e espiritualmente.
Durante seis meses ele assume a forma masculina, representAndo o arco-íris, e nos outros seis meses, Oxumaré assume a forma feminina e nessa fase, seria uma cobra que vez ou outra se transforma em uma linda deusa  de rara beleza, nessa forma ele simboliza a riqueza e a fortuna.
Diz a lenda que no fim do arco-íris há um pote enterrado cheio de pepitas de ouro. Portanto Oxumaré é a representação desse magnetismo sagrAdo.
A ele é atribuído o alongamento do cordão umbilical do recém-nascido que é enterrado em baixo de uMa palmeira que mostrará  com o tempo o desenvolvimento desta criança e - por que não dizer - ele também toma conta do cordão de prAta que liga o homem a Deus.

A identificação de Oxumaré com Dã, a seRpente do arco-íris, não Aconteceu por aKaso, pois ele irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas, ou seja, os sete sentidos da vida:  fé, amor, conhecimento, justiça, ordem, evolução e gerAção.

Uma das funções de Oxumaré é de sustentar a Terra e impedi-la de se desintegrAr. Sob sua influência tudo acontece rapidamente, ele traz cresciMento e longa vida. A atividade o agrada, por isso é o Orixá do movimento, das ações e da transformação contínuA.

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