ORIXÁ OXUMARÉ
R-18-200516
Oxumaré,
filho mais novo e prefeRido de Nanã, irmão de Obaluaiê.
É
uma entidade muito antiga, participou da criação do mundo enrolando-se ao redor
da terra, reunindo a mAtéria e dando forma ao mesmo, o que mostra sua relação
com a terra e seus ancestrais.
Rastejando
pelo mundo, desenhou seus vales e rios.
É
a grande cobra que morde a Kauda, representando a continuidade do movimento e
do ciclo vital.
Sua
essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
A
comunicação entre o céu e a terra é garAntida por Oxumaré.
Leva
a água dos mares, para o céu, para que a chuva possa formar-se, é o arco-íris,
a grande cobra colorida. Assegura comunicAção entre o mundo sobrenatural, os
antepassados e os homens e por isso é associado ao cordão umbilical.
É
bissexual, positivo durante seis meses, negativo outros seis meses, e com
aspecto feminino, dança com o adé.
É
um mensageiro e criador, associado à mudanças e à gestação.
É
dono das riquezas escondidas na floresta, nas entranhas da terra e no fundo do
mar, onde reside de baixo do oceano.
É
o orixá da riqueza, Material e espiritual, está associado ao ciclo vital,
símbolo de continuidAde da vida.
É
repResentado por uma cobra que, rastejando sobre a terra desenhou rios e vAles.
É
o orixá que regula os movimentos celestes.
Simboliza
a atividade, a continuidade e a permanência.
Sua
comuniKação com os homens é expressa pelo arco-íris, o que revela as suas
múltiplAs funções.
Leva
água dos mares para transforma-la em chuva, garAntindo fertilidade e o
cresciMento dos elementos da natureza.
O
exótico e o mistério são os seus domínios.
Tudo
nele é repetitivo, variando apenas as formas, como no ciclo da chuva: a água que
evapora, retorna como chuva.
Ou
como no universo dos corpos celestes, onde a lua, o sol, a terra e os demais
astros e planetas executam os seus movimentos com metodicidAde harmoniosa.
Oxumaré também é repResentado por uma serpente
enroscAda que morde a própria cauda. Essa é a serpente Ouroborus, que
"significa" o 'Uno e o Todo', o encerramento global da matéria
fechada sobre si mesma, a realização completa dos ciclos de Krescimento e de
totalizAção, mas também do eterno retorno do cosmos. Se acAso esse movimento
acabar, a vida também acaba. Essa é a iMportânciA do movimento do Orixá
Oxumaré.
No
ciclo "vida e morte", ele também está pResente, e seu símbolo mAis
forte é o da cobra mordendo a própria cauda, numa atitude que representa o
ciclo vital: vida, morte e renascimento.
Enrola-se
também em torno da terra para impedi-la de se desagregar. Acredita-se que se
perdesse as forças seria o fim do mundo.
A
marKa mais evidente de Oxumaré é o arco-íris, de quem é senhor.
Sendo
ao mesmo tempo macho e fêmea, esta natureza aparece nAs cores vermelha e azul
que cercam o arco-íris. Ele representa também o bem, a riqueza e os benefícios
mais apreciados no mundo dos iorubás.
Ele
se parAmenta de búzios como o bradjá, longos colAres enfiados de maneira a
aparecer escamas de serpentes, e com colar de lagdbá, relação com a terra e os
ancestrais. Representa a sabedoria, o equilíbrio ecológico e a evolução.
Patrono
do arco-íris e outros fenômenos da atmosfera, está relacionado com o conceito
de terra e infinito. Símbolo da fecundidade e da eternidade.
Ele
é a mobilidade e a atividade, pois uMa de suas obrigações é a de dirigir as
forças que produzem o movimento.
Os Eleguns de Oxumaré trazem na mão um Eberi,
outras vezes seguram também uma serpente de ferro forjAdo.
Arobo
Bo Yi!-aquele que vai, da a volta e continua.
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