O
CANDOMBLÉ PARA O HOMEM
1- O CANDOMBLÉ PARA O HOMEM
18-040816
O
candomblé, em seu caráter universal, tem muito mais que representação
ritualística.
A
foRmação de um leigo em adepto, iniciante e filho de uma casa de santo não visa
apenas uma organização, harmonizAção
sobre entidades uniKamente.
Para
aprimorar o indivíduo: inclui sabedoria cultural dos antepassados, crença,
normas, leis e costumes para entrosa-lo melhor na comunidade em que alem de
fazer pArte como cidadão,também partilhará seus conhecimentos como obreiro em
prol dos demais, começando com seu Ylê, sua residência entre seus parentes
biológicos.O lar.
Isto está presente no pensAmento da
comunidade, de forma que implícita e explícita, objetiva compreender a
humanidade e a vida de modo que a interação dele integrando a família religiosa ,familiar e
social una também o indivíduo ao
Cosmo,buscando uma eternidade vinculada as energias.
O culto
aos orixás é conhecido como uma das mais antigas religiões do mundo, na
história da civilização do hoMem, e seu objetivo principal é alcançar o
entendimento com o todo, abrindo caminhos de paz, harmonia e fé para a
humanidAde.
Embora
não existam leis escritas que determinem como proceder ritualisticamente, elas
fazem paRte do saber oral, passando de geração para geração,adaptando-se as
culturas, leis e costumes de cada país.
O motivo
pelo qual antigamente era passado apenas de forma oral,não era por imposição
dos orixás e entidades subalternAs, mas sim por necessidade ou privação social.
Muitos dos
adeptos e iniciados nos altos escalões da religião eram analfabetos.
Hoje é
bem diferente e a cada dia com surgimento de meios mais versátil de comuniKação
a divulgação,estudo a respeito do culto ultrapassam fronteiras, o que é muito
bom para manter atualizada,viva e principalmente mais sólida visando o
fortalecimento pAra que por mais tempo possa estar presente e influenciando a
sociedade de mAneira direta ou indireta.
No
entanto, as raízes não foram deturbadas e nem serão pois suas leis, costumes e
rituais que mantiveram os grupos regrados e unidos fazendo com que o legado
fosse aceito de maneira incontestável no seio da coMunidade africanista
exatamente por essas leis serem a mola mestra que desenvolve a união de todos
os elementos. PerpetuAndo-se assim ao longo de milênios.
O
candomblé não cultua vários deuses, como muitos acReditam.
Existe
sim,um único Deus,que manifesta-se em positivo e negativo,e a manifestação
dessa dualidade se mAnifesa nas demais
enengias,os Orixás com seus subordinados, que são divindades intermediárias de
comuniKação tendo cada um a responsabilidade de guiar os espíritos para a
companhia daqueles de mesma linhagem.
Cada um
deles tem o seu dia sagrado, alimentos, animais para sacrifícios, plantas e
folhas específicas.
A sua
forma de comunicação e a sua importância está relacionada com a sua
especialidade no domínio, que pode e atua sobre um determinado elemento da
nAtureza, caracterizando assim o seu poder espiritual e seu meio de atuação,
manifestação.
Desta
forma, a grandeza de um determinado Orixá não é tão essencial, mas a
inter-relação entre um e outro é que é reAlmente importante.
Todos
orixás tem importância igual no universo,diferente de algumas religiões em que
existe pleno domínio de um único Deus.
Foge-se
então das religiões tradicionais em que colocam determinados elementos com
prioridade.
Destacam
e atribuem a uns efeitos bons e a outra negativos.
No
cadoMblé, os orixás tem dualidade de sua energia principal e de maneira dual
sua manifestação.
Contidas
nelas atribuições positivas e negativas de uma mesma fonte emanadora, portAnto
mantendo assim o equilíbrio.
As
sociedades africanas tem concepção clara sobre a existência e fenômenos da
natuReza.
O
primeiro relaciona-se com a existência no Aiyé ,a terra habitada e no Órun, espaço além.
O segundo
refere-se aos fenômenos naturais.
Cada
indivíduo possui seu espírito específico que denominamos de Orí.
Este
encontra-se agrupado com outros de mesma linguagem ou caráter os quAis chamamos
de Égbé Órun- grupo ou membro de origem espiritual.
No que
diz respeito aos fenômenos naturais, o que afeta a um membro de um Égbé Órun
afeta da mesma forma a um membro do Égbé Aiyé.
Ritualisticamente,
acredita-se que todas as coisas da natureza, tais como pedra, areia, madeira,
água, plantas, etc... possuem essências que podem, se extraídas e utilizadas
corretamente fazer algo em benefícios dos homens.
Rituais
são promovidos e respondem à eficácia de nossas rezas que abrem facilmente um
canal de comuniKação dos nossos desejos a Deus.
Mas estes
rituais variam em forma e ordem.
É preciso
saber o tipo certo e essa determinação advém de Ifá-Olokun.
Quando
feito dentro das especificações corretas, os resultAdos serão sempre
satisfatórios.
Todos os
ritos da prática religiosa são sistematizados. Desde encantamentos , consulta
de jogo de búzios são revestidos de bastante objetividade.
A
preocupação principal é o bem-estar da coletividade, cuja a responsabilidade de
cAda membro varia de acordo com o seu nível de conhecimento.
Nada será
solicitado ou cobrado sem antes ter sido ensinado,experimentado e o resultado
aprovado,nenhuma entidade vai punir quem faz com amor,mesmo que o resultado não
alcance a meta desejada.
O
principal objetivo é saber fazer, necessariamente ter contato com a
negatividade.
Desta
forma, o candomblé é uma variante religiosa forte. Cada membro detém, no
hálito, no olhar, no andar, nas mãos e no pensaMento, um poder genético
espiritual.
Às vezes
de caráter imperceptível. Mas a verdade é que os adeptos não tem somente este
poder, como também podem atuar nas consequênciAs deste mesmo poder.
Onde tudo
pode ser feito ou desfeito.
CONTATO
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