R-18-031215
É o governante da vida, esta
associado á matriz cósmica, como princípio masculino e feminino do poder
cosmogenético.
Criador do mundo inoRgânico.
Preside a passagem do sobrenatural
á existência física do nascimento e também da transição, a morte, quando a
pessoa perde a individualidade e volta ao pó físico e a essência matriz
espiritual.
É o pai de todos os orixás por
excelência, a metade superior da cabaça-mundo.
É o patrono da sabedoria, tal qual
Olodumarê é o senhor absoluto, do poder da fala, do Orum.
Oxalá é o detentor do poder
procriador masculino.
Todas as suas representações
incluem o branco.
É um elemento A dos primórdios,
massa de ar e massa de água, a pró-forma e a formação de todo tipo de criaturas
no Aie e no Orun.
Oxalá é alheio a todo o tipo de
violência, disputas e brigas, gosta de ordem, da limpeza e da pureza.

Na África, todos os Orixás
relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun.
O mais importante entre todos eles
chama-se Orixalá, ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é
cultuado como Obatalá, rei do pano branKo.
Eram cerca de 154 os Orixás Fun
Fun, mas no Brasil e em Portugal a quantidade reduz-se significativamente,
sendo que dois, Oxalufã e Oxaguiã, se tornaram as suas expressões mais
conhecidas.
A designação de Orixá Fun Fun
deve-se ao fato de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando
a essência de todas as demais.
O branco representa todas as
possibilidades, a base de qualquer criação.
O nome Orixalá foi contraído e deu
origem à palavra Oxalá, e foi assim que passou a ser conhecido.
Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e
divididos em váriAs qualidades das suas duas configurações principais: Oxalufã,
Oxaguiã, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro, mais velho e
paciente.

Todas as histórias que relatam a
criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá
concebido por Olodumarê e encarregado de criar não só o universo, como todos os
seres e todas as coisas que existiriam no mundo.
No Xirê, Oxalá é homenageado por
último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa
a totalidade.
Como Bará, reside em todos os
seres humanos.
Representa o céu, o princípio de
tudo, e foi encArregado de criar o mundo.
Equilíbrio positivo do universo,
da fraternidade entre os povos da terra e do cosmo.
É considerado o fim pacífico de
todos os seres.
A morte deve ser encarada com
naturalidade como encaramos os demais assuntos da nossa vida, pois ela faz
parte da natureza e sabeMos que tudo tem um início, um meio e um fim.
Bará inicia, Oxalá termina.

É assim nas rodas de Candomblé,
nos Xirês, quando louvamos todos os orixás.
É ele que sempre atuará como
mediador para acalmar discórdias em qualquer plano e produzindo uma solução,
uma definição.
Oxalá, porém, é o que traz consigo a memória de outros
tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes,
merecendo, portanto, o respeito de todos numa sociedade que cultuAva ativamente
seus ancestrais.

Mitologia
Na mitologia iorubá o Deus supRemo
é Olorun, chamado também de Olodumarê.
Olorum criou o mundo, todas as
águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras.
Criou plantas e animAis de todas
as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.
Oxalá tentou mas o ser não tomava
forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se Konsumiu no próprio fogo. Fez
um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar.
Tentava e tentAva e nada.
Triste pelas suas tentativas
infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagAndo-o
sobre a sua preocupação.
Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e
retorna da profundeza do rio e lhe entrega laMa. Mergulha novamente e lhe traz
mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de
mover os olhos, os braços, as pernAs e, então, sopra-lhe a vida.

ARQUÉTIPO
Os filhos deste orixá são
conselheiros natos e estão sujeitos a receber ingRatidão no decorrer da
existência.
Persistentes em seus objetivos,
principalmente no comércio e finanças.
Temperamento retraído,
desconfiado, jamais se abrem plenamente com alguém são ambiciosos, devido ao
seu caráter poderão não ter muito reconhecimento.
Que é o seu maior desejo: ser
reconhecido.
Tem geralmente problemas com queda
de cabelos, pouca visão, estatura baixa e forte, alguns Oxalás são esbeltos.
Seus aspectos positivos são a
afetividade, familiaridade, concordância, maternidAde, altruísmo, autoridade,
liberalismo, perfeccionismo, bondade, e seu lado inverso, inveja, vaidade
doentia, malidiência, autoritarismo, temperamentalidade.
Dependendo a qualidade do orixá
Oxalá, poderá seu filho ter constituição frágil, e frequentemente ser marcado
por algum defeito físico, corcunda por exemplo.
São de atitudes deliKadas,
amáveis, qualquer excesso desregula a saúde, sua vida sexual é caracterizada
pela moderação, pela castidade, quando não pela frieza ou impotência.
Vive afastado do mundo real, dos
instintos carnais, e das paixões.
Tranquilo, lentidão das suas ações
e reações emocionais, dramáticos.
Odeiam barulhos, desordem,
confusão, brigas, sujeiras.
Grande força morAl, tranquilidade.
Consciência de sua inteligência e
do seu valor.
Irrepreensíveis, inflexíveis,
íntegros, incapaz de manter uma mentira, de uma traição.
Generosos, tolerantes, paternais e
hospitaleiros.
Observador e embora quieto,
percebe tudo, não esquece nada. Quando percebe uma ofensa, jamais perdoa,
porém, não demonstra rancor, agressividade, parecendo até indolente, apático,
indiferente a tudo.
Os filhos de Oxalá são pessoas
trAnquilas, com tendência à calma, até nos momentos mais difíceis, conseguem o
respeito mesmo sem que se esforcem objetivamente para o conseguir.
Os filhos dele não gostam de pedir
ajuda aos outros.
Seus ideais são levados até o fim,
mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam
de doMinar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo
tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Os filhos de Oxalá são
sentimental, amoroso, carinhoso e hipersensual.
Com todas essas qualidades, é natural que as mulheres
se interessem por ele, costuma ter uma bela apArência física. 
A mulher de Oxalá é ideal para
qualquer homem, pois preocupa-se com
ele, quer agradar, e faz tudo para ajudá-lo a se projetar na vida.
Não tem vergonha de dizer que ama,
desde que realmente ame.
A filha de Oxalá é rigorosamente
sincera em tudo o que faz. Só que é tímida, o que significa que jamais
disputará um homem com outra mulher, e nunca demonstrará abertamente o seu
interesse por alguém.
Talvez por causa dessa sua forma
retraída de ser, chama a atenção dos homens mas se interessa apenas por aquele
que for amável, romântico e um perfeito cavalheiro.
Esse se surpreenderá com a sensualidade que ela vai
revelar depois que tomar a iniciativa e poderá ficar seguro quanto à sua
fidelidade.

Qualidades e títulos













Seu Opaxoró, no Brasil, é
confeccionado em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades
conhecidas. é um Orixá rico.




Orixá velho e sábio, cujo templo é
Ifón pouco distante de Oxogbô, a cerimônia de saudações é de dezesseis em
dezesseis dias.
Oxalá do sexo masculino, velho, impotente e cansado,
ligado a terra, responde na quarta-feira.

LIGAÇÃO
Seu elo de ligação ou seu
trabalhador é o Rei Das Sete Encruzilhadas. Têm atuação sobre as pequenas
cidades, altos de montanhas, estradas do interior, encruzilhadas e proximidades
de lugares santos, como templos e igrejas.
Sua apresentação é de um perfeito
cidadão, ou guerreiro medieval.
Dominando os caminhos cruzados.
Importante exu na hierarquia
comanda Sagathana e exu Nesbiros.
Sete encruzilhadas faz parte da trindade Maioral.

Obanla o rin n'eru ojikutu s'eru.
Rei das roupas brancas que nunca teme a aproximação da morte.
Obà n'ille Ifon alabalase oba patapata n'ille iranje.
Pai do Paraíso eterno dirigente das gerações. Gentilmente alivia o fardo de meus amigos.
O yo kelekele o ta mi l'ore.
Dê-me o poder de manifestar a abundância.
O gba a giri l'owo osika.
Revela o mistério da abundância.
O fi l'emi asoto l'owo.
Pai do bosque sagrado, dono de todas as benções que aumentam minha sabedoria.
Oba igbo oluwaiye re e o ke bi owu la.
Eu me faço como as Roupas Brancas.
O yi ala. Osun l'ala o fi koko ala rumo.
Protetor das roupas brancas eu o saúdo.
Obà igbo.
Pai do Bosque Sagrado.

POEMA PARA OXALÁ.
Cristiane Neder. Oxalá, Oxalá,
Oxalá é o meu Rei.
Ilumina o meu caminho
para eu atravessar.
Vai na frente
abrindo todas as portas
antes de eu chegar.
Oxalá acende
a minha estrela
aonde quer que eu vá.
Oxalá é o meu Rei
tem o poder
de tudo transformar.

Curiosidades

Frase De Impacto : Oba Nla, Bàbá O!Oh, Grande Rei, Meu Pai.























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