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domingo, 11 de dezembro de 2016

Orixá Oxalá

oxalá




R-18-031215
É o governante da vida, esta associado á matriz cósmica, como princípio masculino e feminino do poder cosmogenético.
Criador do mundo inoRgânico.
Preside a passagem do sobrenatural á existência física do nascimento e também da transição, a morte, quando a pessoa perde a individualidade e volta ao pó físico e a essência matriz espiritual.
É o pai de todos os orixás por excelência, a metade superior da cabaça-mundo.
É o patrono da sabedoria, tal qual Olodumarê é o senhor absoluto, do poder da fala, do Orum.
Oxalá é o detentor do poder procriador masculino.
Todas as suas representações incluem o branco.
É um elemento A dos primórdios, massa de ar e massa de água, a pró-forma e a formação de todo tipo de criaturas no Aie e no Orun.

Oxalá é alheio a todo o tipo de violência, disputas e brigas, gosta de ordem, da limpeza e da pureza.
Na África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun.
O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá, ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branKo.
Eram cerca de 154 os Orixás Fun Fun, mas no Brasil e em Portugal a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Oxalufã e Oxaguiã, se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao fato de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais.
O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação.
O nome Orixalá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e foi assim que passou a ser conhecido.
Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em váriAs qualidades das suas duas configurações principais: Oxalufã, Oxaguiã, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro, mais velho e paciente.
Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumarê e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres e todas as coisas que existiriam no mundo.
No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade.
Como Bará, reside em todos os seres humanos.
Representa o céu, o princípio de tudo, e foi encArregado de criar o mundo.
Equilíbrio positivo do universo, da fraternidade entre os povos da terra e do cosmo.
É considerado o fim pacífico de todos os seres.
A morte deve ser encarada com naturalidade como encaramos os demais assuntos da nossa vida, pois ela faz parte da natureza e sabeMos que tudo tem um início, um meio e um fim.

Bará inicia, Oxalá termina.
É assim nas rodas de Candomblé, nos Xirês, quando louvamos todos os orixás.
É ele que sempre atuará como mediador para acalmar discórdias em qualquer plano e produzindo uma solução, uma definição.
Oxalá, porém, é o que traz consigo a memória de outros tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes, merecendo, portanto, o respeito de todos numa sociedade que cultuAva ativamente seus ancestrais.



Mitologia

Na mitologia iorubá o Deus supRemo é Olorun, chamado também de Olodumarê.
Olorum criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras.
Criou plantas e animAis de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.
Oxalá tentou mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se Konsumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar.
Tentava e tentAva e nada.
Triste pelas suas tentativas infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagAndo-o sobre a sua preocupação.
Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da profundeza do rio e lhe entrega laMa. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernAs e, então, sopra-lhe a vida.

ARQUÉTIPO

Os filhos deste orixá são conselheiros natos e estão sujeitos a receber ingRatidão no decorrer da existência.
Persistentes em seus objetivos, principalmente no comércio e finanças.
Temperamento retraído, desconfiado, jamais se abrem plenamente com alguém são ambiciosos, devido ao seu caráter poderão não ter muito reconhecimento.
Que é o seu maior desejo: ser reconhecido.
Tem geralmente problemas com queda de cabelos, pouca visão, estatura baixa e forte, alguns Oxalás são esbeltos.
Seus aspectos positivos são a afetividade, familiaridade, concordância, maternidAde, altruísmo, autoridade, liberalismo, perfeccionismo, bondade, e seu lado inverso, inveja, vaidade doentia, malidiência, autoritarismo, temperamentalidade.
Dependendo a qualidade do orixá Oxalá, poderá seu filho ter constituição frágil, e frequentemente ser marcado por algum defeito físico, corcunda por exemplo.
São de atitudes deliKadas, amáveis, qualquer excesso desregula a saúde, sua vida sexual é caracterizada pela moderação, pela castidade, quando não pela frieza ou impotência.
Vive afastado do mundo real, dos instintos carnais, e das paixões.
Tranquilo, lentidão das suas ações e reações emocionais, dramáticos.
Odeiam barulhos, desordem, confusão, brigas, sujeiras.
Grande força morAl, tranquilidade.
Consciência de sua inteligência e do seu valor.
Irrepreensíveis, inflexíveis, íntegros, incapaz de manter uma mentira, de uma traição.
Generosos, tolerantes, paternais e hospitaleiros.
Observador e embora quieto, percebe tudo, não esquece nada. Quando percebe uma ofensa, jamais perdoa, porém, não demonstra rancor, agressividade, parecendo até indolente, apático, indiferente a tudo.
Os filhos de Oxalá são pessoas trAnquilas, com tendência à calma, até nos momentos mais difíceis, conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem objetivamente para o conseguir.
Os filhos dele não gostam de pedir ajuda aos outros.
Seus ideais são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam de doMinar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Os filhos de Oxalá são sentimental, amoroso, carinhoso e hipersensual.
Com todas essas qualidades, é natural que as mulheres se interessem por ele, costuma ter uma bela apArência física. 
A mulher de Oxalá é ideal para qualquer homem, pois  preocupa-se com ele, quer agradar, e faz tudo para ajudá-lo a se projetar na vida.
Não tem vergonha de dizer que ama, desde que realmente ame.
A filha de Oxalá é rigorosamente sincera em tudo o que faz. Só que é tímida, o que significa que jamais disputará um homem com outra mulher, e nunca demonstrará abertamente o seu interesse por alguém.
Talvez por causa dessa sua forma retraída de ser, chama a atenção dos homens mas se interessa apenas por aquele que for amável, romântico e um perfeito cavalheiro.
Esse se surpreenderá com a sensualidade que ela vai revelar depois que tomar a iniciativa e poderá ficar seguro quanto à sua fidelidade.

Qualidades e títulos



 AJAGEMO: Para o qual durante a sua festa anual em Edé, dança-se e representa-se com mímicas, um combate entre ele e Oluniwi, no qual este último sai vencedor.



 AJALÁ : Orixá modelador das cabeças,  foi incumbido de moldar as cabeças, por ser  muito antigo, sábio e portanto capaz de executar tarefa tão delicada. Ele faz as cabeças de barro e as cozinha no forno.  Pertence a Família dos Orixás Funfun (brancos). Entre os homens é reconhecido como um ‘tipo’ de Oxalá. Não roda na cabeça de ninguém e seu culto além de misterioso é conhecido no Candomblé, como o Bori.


AKIRE ou IKIRE :  É um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo e mudo a quem o negligencia.



ALASE ou OLÚOROGBO : Salvou o mundo fazendo chover num período de seca.



BABAKUN : É mais velho que o Jobokun, é ele que permite que os orixás saiam de Orun para ocupar seus cavalos. Faz Adjuntó com Iemanjá Bomi



BELERUN : Oxalá em forma adulta, mas mais velho, casa com Oxum.



BOCUN : O mais novo dos Oxalás. É o abençoado Oxalá que cuidava de Orumiláia por este ser muito velho, é o Orixá do crescimento e do progresso.



DACUN : É o Oxalá de meia idade tendo uma passagem com Xapanã. Seria o velho que se manifesta ereto, é o Oxalá do equilíbrio. Faz Adjuntó com Oxum.



ETÉKO : Caminha com Oxaguiã, é inquieto. Vive nas matas e come todo o tipo de carne branca.



ETETO OBÁ DUGBE : Outro guerreiro, ligado a Orixalá.



JOBOCUN : É Oxalá velho com uma gama de nomes e outros Oxalás que se perderam e foram unidos a essa qualidade.



OBATALÁ : É o pai de todos os orixás, a metade superior da cabaça – mundo. Não suporta azeite-de-dendê. Patrono da sabedoria. Água do céu, elemento ar, concebido como frio, associado a criação e a paz.
  



OKÓ : Divindade da agricultura e colheita dos inhames novos e a fertilidade da terra. Orixá nagô, pouco conhecido no brasil. Na época da chegada dos escravos, não deram muita importância a este orixá, considerando como Orixá da agricultura, em seu lugar Ogum e dos grãos Obaluaie. Quando manifesta-se leva um cajado de madeira que revela sua relação com a árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade.É confundido com Oxalá, pois veste-se de branco.
Seu Opaxoró, no Brasil, é confeccionado em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. é um Orixá rico.


ORIXALÁ : É casado com Yemowo, suas imagens são colocadas uma do lado da outra e cobertas com traços e pontos desenhados com efum, no ilésin, local de adoração, dizem que Yemowo foi a única mulher de Orixalá .



ORUMILÁIA : Orixá da visão e o mais velho dos Oxalás, apesar de ser cego. Iansã é a menina dos olhos dele, a qual carrega seus olhos; ele é o orixá da visão, são os olhos de Olodumarê que tudo vê e tudo sabe, e da adivinhação. Orixá da clareza, ele concede o jogo de búzios e este o pertence.


OXAGUIÃ : Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal encontra-se em Ejigbô,  valente, generoso, associado à fertilidade e ao culto da vegetação. Claramente relacionado com a fecundidade. Tomou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Orisa-Je-Iyán ou Orisájiyan. A tradição exige que os habitantes de dois bairros Xolô e Oké Mapô lutem uns contra os outros a golpes de varas.




Oxalufã: Orisá Olofon Ajigúna Koari - aquele que grita quando acorda.
Orixá velho e sábio, cujo templo é Ifón pouco distante de Oxogbô, a cerimônia de saudações é de dezesseis em dezesseis dias.

Oxalá do sexo masculino, velho, impotente e cansado, ligado a terra, responde na  quarta-feira.






LIGAÇÃO

Seu elo de ligação ou seu trabalhador é o Rei Das Sete Encruzilhadas. Têm atuação sobre as pequenas cidades, altos de montanhas, estradas do interior, encruzilhadas e proximidades de lugares santos, como templos e igrejas.
Sua apresentação é de um perfeito cidadão, ou guerreiro medieval.
Dominando os caminhos cruzados.
Importante exu na hierarquia comanda Sagathana e exu Nesbiros.
Sete encruzilhadas faz parte da trindade Maioral.




ORIKI


Obanla o rin n'eru ojikutu s'eru.
Rei das roupas brancas que nunca teme a aproximação da morte.

Obà n'ille Ifon alabalase oba patapata n'ille iranje.
Pai do Paraíso eterno dirigente das gerações. Gentilmente alivia o fardo de meus amigos.

O yo kelekele o ta mi l'ore.
Dê-me o poder de manifestar a abundância.

O gba a giri l'owo osika.
Revela o mistério da abundância.

O fi l'emi asoto l'owo.
Pai do bosque sagrado, dono de todas as benções que aumentam minha sabedoria.

Oba igbo oluwaiye re e o ke bi owu la.
Eu me faço como as Roupas Brancas.

O yi ala. Osun l'ala o fi koko ala rumo.
Protetor das roupas brancas eu o saúdo.

Obà igbo.
Pai do Bosque Sagrado.



POEMA PARA OXALÁ.
 Cristiane Neder. 
Oxalá, Oxalá,
Oxalá é o meu 
Rei
Ilumina o meu caminho
para eu atravessar.
Vai na frente
abrindo todas as portas
antes de eu chegar. 
Oxalá acende
a minha estrela
aonde quer que eu vá.
Oxalá é o meu Rei
tem o poder 
de tudo transformar.



Curiosidades



Frase De Impacto : Oba Nla, Bàbá O!Oh, Grande Rei, Meu Pai.


 Ave : Galinha branca e galinha preta para Oxalá de O Orumilaia


 Balança :  Composta de 32, 16 ou 08 pessoas (homens e mulheres).


 Bebida: Água mineral se gás, leite, vinho branco.


 Bichos :  Caracol da terra.



 Comida Seca : Canjica branca, arroz branco, feijão branco, inhame, acaçá de inhame, peito de frango, arroz doce, merengue e mel.

 Cor : Branco e branco com preto para Oxalá de Orumilaia. 


 Dia : Domingo, sexta-feira.



 Doenças : Visão, de coração, cardiovasculares, calvície, impotência sexual.


 Domínio : Poder procriador Masculino, Criação, Vida e  Morte, atmosfera, oceanos, alto das montanhas, céu.


 Elemento : Ar.



 Emblema : Igbim.


 Ervas : Boldo, algodão, girassol, lírio, alecrim, Poejo, Camomila, Chapéu de Couro, Erva de Bicho, Cravo, Coentro, Gerânio Branco, Arruda, Erva Cidreira, Erva de S. João, Alecrim do Mato, Hortelã, Alevante, Folhas de Girassol, Folhas de Bambu.

 Ferramentas :  Opassoro, bengala, joias em prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata, moedas e búzios, para Oxalá de Orumiláia acrescentamos olhos de prata.

 Flores : Rosa branca, copo de leite, lírio branco.




 Frutas  : Uva Branca, Maracujá, Pêracoco, Pera, uva Branca, Pêssego Branco.


 Instrumento : Apoxorô.




 Kizila  : Azeite de dendê.




 Metal : Prata, platina, ouro.




 Natureza : Ar+.




 Número : 6, 12, 08.




 Órgão : coração, olhos, garganta.




 Quatro pé : cabrita branca e cabrita branca com pequenas manchas pretas para Oxalá de Orumiláia


 Saudação  : Epaô, epa bábá.


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