BARÁ
QUALIDADES
E TÍTULOS MAIS COMUNS
R-18-090517
Aqui estão algumas das
mais conhecidas qualidades e títulos que pelo qual Bará pode ser conhecido
levando em consideração as regiões e nações que o utilizam.
*ABANADÁ é a qualidade de Bará utilizada com eficácia nos axés de
limpeza, descarrego de ebós negativos, quizilas.
*ADAGUE é aquele que cuida dos caminhos, mesmo que no caminho haja
um trabalhador específico, ela atua como zelador. Recebe suas oferendas nas
encruzilhadas; seu assentamento é feito dentro do templo; é um dos mais
requisitados, pois faz a frente de Ogum, Oiá, Xangô, Odé, Otim, Obá, Ossãe e
Xapanã.
*ÀGBÁ pai-ancestre, representação coletiva de todos os exús individuais.
*AGELÚ, Ajelú ou Ijelú é o chamado menino, o mais novo dos Barás.
Talvez seja um dos mais cultuados e utilizados em axés, principalmente de
amarração, correção de distúrbio de personalidade principalmente dos filhos de
Barás Olodês. Este é o Bará que faz a frente dos Orixás de água, Oxum, Iemanjá
e Oxalá.
Além do epô, usa-se mel
nas suas oferendas.
*ALADI dono do óleo do caroço de dendê.
*ALUPANDA, utilizado nos axés de descarrego onde envolve a entidades
ligadas a casa de Nanã, como Omulu e Xapanã.
*ALUVAIA o mais humano de todos os Orixás possui todas as qualidades
e defeitos.
*BI, auxiliar nos axés de rua do Bará Agelu.
*BURUCU, auxiliar direto das entidades envolvidas com espíritos
obsessores.
*DEMÍ, Bará muito requisitado para axés que envolva dinheiro.
*ELEBO, senhor-das-oferendas .
*ELEGBÁRA ou legba é senhor do poder, da força. Uma divindade Vodoun
entre os Nàgó, e é visto como o senhor do caos e da destruição.
*ELEPÔ, dono do azeite-de-dendê.
*ELÉRÚ senhor do erú, carrego.
*ENÚ-GBÁRIJO explicitador de mensagens, conseguindo transformar
todos meios de comunicação de maneira a tornar-se conhecido e eficaz.
*GOGÓ, este caminho de Bará, Divino Executor.
É conhecido também como o
Exu responsável pela recompensa divina a todos os atos dos seres humanos,
desencarnados e encarnados. Exu Gogó conhece todas as nossas reencarnações
estende sua ação através destes diversos ciclos encarnatórios. Aquilo que
costumamos chamar lei do retomo é exatamente a função do exú Gogó fazer este
retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal.
Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre
a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro
ritmo de vida. Quando isto não acontece numa vida, poderá ser resgatado numa
próxima encarnação.
*LALU, Bará observador, aquele que tudo vê, silencioso. Gosta de
resolver questões difíceis, problemas que aparentemente não tem solução, gosta
de quebrar mandigas.
Prefere seus presentes em
estradas de areia ou de barro, recebendo seus axés em uma das margens da
estrada.
*LANÃ o Bará dos caminhos. Trabalha nos cruzeiros e todos tipos de
encruzilhada. Tem as mesmas atribuições do Bará Adague. Responde também nos
cruzeiros de mato.
*LODÊ, Olodé. Tem seu assentamento feito do lado de fora do templo.
Divide sua morada com Ogum Avagãn.
É o Orixá que mantém a
estrutura do templo; a sustentação dos terreiros depende do Bará Olodê, aquele
que fica fora no relento, ou a frente.
Bará Lodê: São Pedro,
quando faz adjuntó com Iansã,
São Benedito com faz
adjuntó com Obá
*OBÁ, Bará rei-de-todos .
*ODARÁ o Senhor da Felicidade aquele que guia, mostra o caminho, vai
na frente. O bará da paz, do branco, o verdadeiro exu de ORIXALÁ.
Gosta de trabalhar para
restaurar a harmonia e sintonia perfeita da família dentro da sua casa.
*OJÌSE-EBO, Encarregado de transportar as oferendas.
*Okoto, o Senhor do Caracol.
*OLÒBE, proprietário e senhor da faca.Saudado em todo axé que
envolva sangria.
*ONIDU, dono do carvão. Entidade encarregada em limpeza e proteção
principalmente contra Egun, trabalha muito bem vinculado a Ossaim.
*OPIN é o Bará que deve ser evocado sempre que queremos estabelecer
um local como sagrado.
É ele quem faz a
demarcação dos limites que separam o espaço sacralizado do espaço comum.
Fazem-se uma construção
qualquer e nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixás, além de
evocar o exu do nosso caminho pessoal será necessário pedir a Bará Opin que
aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir daquele local deve passar
a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separação bem
nítida entre este espaço e o espaço livre para a circulação.
No caso de se colocar, por
exemplo, um assentamento dentro de casa, é aconselhável colocá-lo sobre uma
esteira e, se possível cercar em volta com uma outra esteira.
*ORO é o responsável pela transmissão do poder através da fala. Ele
é quem dá para os sacerdotes e sacerdotisas o poder de acionar as forças
espirituais através das evocações sagradas: preces, encantações, cânticos.
Existem algumas palavras de grande axé usadas nos rituais sagrados que muitas
vezes não se conhece a tradução. Elas funcionam como códigos para abrir certos
portais do mundo invisível, acionando o poder para transformar nossas vidas.
Somente Bará Oro conhece estes segredos, e somente ele pode dar a autorização
necessária para entrarmos nestes mistérios.
*TIRIRI, muito utilizado nas vibrações em que envolva justiça, pois
este Bará está vinculado a energia de Xangô.
*TOLABÍ, ou Talabi, entidade Bará vinculado as entidades de Oxum, sendo
muito utilizado para vibrações em que envolva vícios e parte financeira.
*TOQUÍ, aquele que carrega coisas pequenas.
*YANGI, pedra vermelha de laterita, primeira protoforma existente –
água + terra
*WARA é o Bará que controla os relacionamentos Interpessoais. Ou
seja: amizade, sociedade de renegados, casamento, companheirismo de trabalho,
vinculo familiar, fraternidade religiosa... Enfim, todos os tipos de
relacionamentos só possuem um estado de plena compreensão, harmonia e
verdadeira colaboração quando aprovados por Ele. Sempre que se planeja
estabelecer um novo vinculo é aconselhável consular Bará Wara e, de
preferência, fazer-lhe uma oferenda de apaziguamento, para que tudo possa
ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem possibilidades de atrito, confusão,
mal-entendidos, etc...
Ou Jafusi Inanga.
17/06/1995
CONTATO
Skype: peregrino rakaama
Twitter @Pjrakaama.
linkedin- Peregrino Rakaama
pjrakaama



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