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segunda-feira, 26 de junho de 2017

Orixá Euá


Orixá EUÁ





R-20-220617
Euá é considerada no culto como filha ou irmã gêmea de Nanã, enquanto Nanã é a chuva misturada com terra transformada em lama, Euá é a chuva clara que cai do céu, o lado branco do arco-íris.
Ligada aos rios e maRés, águas calmas e claras.
Rege as transformações e a alegria, semelhantes à leveza das nuvens e da chuva.
Euá, como a lua, tem um reino cheio de imprevistos e miragens.
Senhora dos disfarces, das artes, da música e da poesia.

A mãe protetora dos artistas.

Dona do rio e da lagoa.
Orixá iabá muito arisca e de culto raro.
Atributos ou conceitos de Oiá e de Oxum estão contidos em Euá: transformação, caça, guerra, feminilidade, disfarce, poder, pioneirismo, praticidAde e beleza.
Euá só se mostra para quem ela quer e quando bem entende.
Assim procede, por que seu humor não é dos melhores.
Algumas lendas [ver lenda dos orixás], retratam Euá como uma mulher correta, vistosa e bastante bela, que detesta fuxicos e que falem alto perto de seus assentamentos.
Não suporta ouvir palavras de baixo-calão ou ditos ofensivos.
Protege as donzelas e mulheres que não conseguem engravidar.
Embora em determinadas lendas é casada e mãe de filhos, ela é considerada como orixá da castidade, amante da solidão e do silêncio.
Envaidece ao olhar seu belo reflexo nas águas dos rios onde mora, mas não admite ser toKada por homem algum.
Euá é vingativa e ressentida. Suas explosões são sem retorno, quando enfurecida.
Senhora das poções e venenos.
Nas matas Euá confunde os invasores e caçadores com sons de pássaros, gargalhadas e chocalhos de cascavéis. Cria cheiro de fumaça que não existe.
Por isso, o principal pedido que se faz a Euá, em época de grande necessidade, é de que sejamos invisíveis para os inimigos, que desapareçamos perante olhos e ouvidos dos nossos desafetos.
Euá ensina o homem a arte de tornar idêntico o que na realidade é semelhante: idêntico é ilusão, e ela é senhora dAs ilusões.
Euá se transforma em galinha que espalha sementes pela terra por perceber que o pé de galinha propiciaria a tarefa de arar a terra.
Senhora das artes, das possibilidades, da sensibilidade, da solidão, e do desapego mundano.
Jamais come galinha, nem pimenta-da-costa.
Suas obrigações são sempre arriadas por mulheres, jamais por homem.
Olodumarê-Olórum, encarregou sua filha Euá de ser a senhora da sabedoria e visão, a decifrAdora e comunicadora dos símbolos existentes, que juntam e separam o orum do aiê.
Euá, que é 'ewarí', senhora da percepção, estabelece a diferença entre o masculino e o feminino, separando o dia da noite, o claro do escuro, o quente do frio e assim por diante.
Ela é o poder sobre a percepção de todos os seres, com o dom de fazer aparecer e desaparecer coisas, quer estejam na terra aiê ou se encontrem no orum, o céu.
Ao lado de Iroco, princípio masculino que forma a ponte entre o céu e a terra, ela é guardiã da fronteira que separa o 'aiê' do 'orum', impedindo que os dois se fundam novamente o que seria um caos.
Ela é a eternidade, a dona do saber dos dois mundos, aquela que liga o conhecimento entre orum e aiê, que organiza e classifica o contato entre os dois.
Euá também participa na escolha difícil do ori, quando solicitada.
Também do formato físico.
Euá também esta ligada às transformações orgânicas e inorgânicas, que se sucedem no Planeta.
É a mágica da transformação. Está ligada à mutação dos animais e vegetais.

Ela é o desabrochar de um botão de rosa, é a lagarta que se transforma em borboleta, é a água que vira gelo e o gelo que vira água, faz e desfaz, num verdadeiro balé da Natureza.

Senhora do belo, Euá é aquela que vai dar cor ao seres, torná-los bonitos, vivos, estimulando a sensibilidade, a fragilidade das coisAs, a transformação das células, gerando o que há de mais lindo no mundo.
É a deusa da beleza, é o sentimento de prazer pelo que é belo, é o respeito pela maravilha que o mundo apresenta.
A força natural Euá é ligada também à alegria, dividindo com Ibeji a regência daquilo que se chama ou se tem como feliz. Está presente nas coisas e nos momentos alegres, que têm vida.
Euá é a dona do saber dos dois mundos por direito próprio, responsável pela passagem perceptiva de um estado para outro, proporcionando a suavização das mensagens, cifrando-as, impregnado-as de símbolos, quebrando muitas vezes a sequência lógica.
A Euá foi dado o poder de comunicar-se entre os seres de vários níveis, bons, maus, e de ser guardiã da sabedoria, a padroeira da inteligência perceptiva.
Considerada filha de Obatalá e Oduduá, as duas metades da cabaça que compõem o orum e aiê.
Euá é casta e tímida, vive distante da companhia dos homens.
Dona das fantasias e dos sonhos.
Ela classifica a síntese dos seus genitores, classifica e separa os dois mundos, tal qual o opaxorô propiciando a coexistência dos opostos que se atraem e se completam.
Os poderes de Euá ligados a transformação, aos sentidos e aos sonhos estão diretaMente relacionados com o elemento ar, o sopro vital de Obatalá.
Há mitos que atribuem a esse orixá feminino a condição de esposa de Oxumarê, o arco-íris que brilha nos ares, mas também irmã, acolhida após a fuga dela das mãos de Xangô.
Como filha de Oduduá, entretanto Euá também pertence ao elemento terra.
Consome epô com prazer.
Em alguns mitos, Euá mora no cemitério e é bastante ligada a Obaluaê e Nanã, o senhor da terra e a iabá da morte.
Neste mito é responsável pela transformação de tudo que é vivo em matéria morta, em cadáver.
Também se apresenta como caçadora solitária.
Caça com Odé, disputando com o atirador, o manejo do arco e flecha.
Ajudou o chefe caçador com disfarces imitando animais.
Euá também pertence a água, na condição de dona das águas da chuva, águas caídas do céu, o domínio de Oxumarê.
Há mitos que dizem que ela habita nas fontes e nascentes dos rios límpidos, seu espelho, proibido pAra os homens.


ARQUÉTIPO

Seus filhos e filhas não aceitam falsidade.
A sinceridade é regRa de vida. Difícil trato social.
Dizem o que pensam sem se preocupar com a consequência.
Conservadoras na maneira de arrumar sua casa, com bom gosto e simplicidade.
Sensíveis, espirituosos, briguentos, mAs não teimosos, destemidos, com bom tom de voz.
Amantes do que é belo, estudiosos, persistentes, extremamente exigentes, com tendência para a vida intelectual e artística.
Ouvido excelente para o aprendizado de músiKa e idiomas.
São carentes, necessitam de sentir de volta o afeto que dão em abundância.
São de aparência gerAlmente magra e irrequieta.
Seus filhos têm dificuldades para expressar suas reais vontades e sentimentos.
TemperAmento calmo, quase lerdo.
Não são de muito reclaMar e são ótimas no serviço que requerem paciência, como as atividades repetitivas e as tarefas domésticas.
Quando mulheres casadas, apagada e devotada, tímida, se afastam dos homens.
Além de respeitar demais seu compAnheiro, torna a união eterna.

QUALIDADES

EUÁ GEBEUYIN: A primeira a suRgir no mundo.
Veste vermelho e amarelo claro.
Come com Omolu, Oiá e Oxum. Nas tempestades ela pode se transformar numa serpente azulada.

EUÁ GYRAN: É a deusA dos raios do sol.
Controla os raios solares para que eles não destruam a terra.
É a formação do arco-íris duplo que aparece em torno do sol. Metade é Euá e a outra é Oxumarê.
Platina, rubi, ouro e bronze vão em seu assentamento. Come com Omolu, Oxum e Oxossi.

EUÁ AWÒ – A Senhora dos mistérios do jogo de búzios. Divindade pouko cultuada na Brasil, tem enredo com Oiá, Odé e Ossaim.

EUÁ BAMIO- A Senhora dAs pedras preciosas, ligada a Ossaim.

EUÁ FAGEMY- A Senhora dos rios encantados, Ela é quem tem o poder de fazer surgir o arco-íris e tem por obrigação sustentá-lo no céu. Ligada a Airá, Oxun e Oxalá.

EUÁ SALAMIM- A Senhora guerreira, jovem, habitante das florestas, muito feminina e charmosa, ligada a Odé e IemaAjá.


MITOLOGIA

Na África, o rio Yewá é a moRada dessa deusa, mas sua origem gera polêmicas.
A quem diga que, a exemplo de Oxumaré, Nanã, Omulú e Iroko, Euá era cultuAda inicialmente entre os Mahi e foi assimilada pelos Iorubás e inserida em seu panteão.
Havia um Orixá feminino oriundo das correntes do Daomé chamado Dan.
A força desse Orixá estava concentrada em uma cobra que engolia a própria cauda, o que denota um sentido de perpétua continuidade da vida, pois o círculo nunKa termina.
Euá seria a ressignificAção de Dan ou uma de suas metades.
A outra seria Oxumaré.
Existem, porém, os que defendem que Euá já pertencia à mitologia Nagô, sendo originária na cidAde de Abeokutá.
Euá foi uma cobra muito má e por isso foi mandada embora.
Acabou encontrando abrigo entre os Iorubás, que a transforMaram em uma cobra boa e bela, metade feminina de Oxumaré.
Por esse motivo, Oxumaré e Euá, em qualquer ocasião, dAnçam juntos.

ORAÇÃO E ORIKI

ORIKI 

Ejo Ejo Ewà
cobra , cobra é Ewà
Idã Idã Ewà
Ewà ô
salve Euà
Ossumarè olowo gbanigbà
salve Ossumarè dono das riquezas imensas
Ossumarè o njo nile
Ossumarè está dançando em nossa casa
Ewá yá mi orissà njo nile Ossumarè
minha mãe Euà está dançando com Ossumarè em nossa casa
Euà ô
salve Euá
Ewà Ibà re ô
Euá nós te saudamos
Ewà mojubà
Euá seja benvinda
Ewà ja mi, ko kerè, ko kerè
nossa mãe Euà não é pequena
Orubatà!
ela é imensa

ORAÇÃO 

Senhora do céu rosado
Senhora das tardes enigmáticas
Senhora das nuvens carregadas
Esteira do arco-íris
Senhora das possibilidades
Das vantagens e dos caminhos
Do encantamento e da beleza
Da alegria e da felicidade
Senhora das senhoras das brumas
Dissipe as nuvens dos meus caminhos
Ó poderosa princesa
Invoque as forças dos ventos a meu favor
Que a chuva me cubra de prosperidade
Que sua coroa cubra meu destino
Ó princesa-mãe do culto
Que eu seja o seu filho perdido
E bendito e suas graças
Que a névoa que existe hoje
Em meus passos
Seja límpida no amanhã!

CURIOSIDADES

ANIMAL: Cabra, conquém, pombos, sabiá.
BEBIDA : Champanhe.
CARACTERÍSTICA: Mimetismo.
COMIDA: Omolocum, milho com coco, batata doce, canjiquinha, banana inteira da terra feita em azeite de dendê com farofa do mesmo azeite.
CONTAS: Amarela forte com riscas vermelhas.
COR: Vermelha. Carmim.
DIA: Quarta-feira.
DOMÍNIOS: Beleza, vidência, sensibilidade, sexto sentido, criatividade, chuva, o branco do arco-íris.
ELEMENTO: Água, fogo, florestas, céu rosado, astros e estrelas, água de rios e lagoas.
ERVAS: Arrozinho, baronesa, alga, golfão.
FERRAMENTA: Adô, espada de cobre, arpão.
FLORES: Brancas e vermelhas.
FOLHAS: Teteregun,cana do brejo, folha de Santa Luzia, Ojú Orô, Osibatá.
MANIFESTAÇÃO: Florestas, céu rosado, astros e estrelas, águas de rios e lagoas.
METAL: Ouro, prata e cobre.
ODÚ QUE REGE: Obeogundá.
PEDRAS: Rubi e quartzo rosa.
PONTOS DA NATUREZA: Linha do Horizonte. (Recebe oferendas em rios e lagos.
PLANTAS: Arrozinho, baronesa, golfão.
PROIBIÇÃO: Galinha e pimenta.
QUIZILAS: Aranha, teia de aranha.
REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi ou Egbado.
SAÚDE: Problemas respiratórios e intestinais.
SAUDAÇÃO: Ri Ro, Ri Ro! Rinró.
SÍMBOLOS: Ejô, cobra e espada, ofá .
SINCRETISMO: Nossa Senhora das Neves.
Ou Jafusi Inanga

14/09/2014

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