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Euá é considerada no culto como
filha ou irmã gêmea de Nanã, enquanto Nanã é a chuva misturada com terra
transformada em lama, Euá é a chuva clara que cai do céu, o lado branco do
arco-íris.
Ligada aos rios e maRés, águas
calmas e claras.
Rege as transformações e a
alegria, semelhantes à leveza das nuvens e da chuva.
Euá, como a lua, tem um reino
cheio de imprevistos e miragens.
Senhora dos disfarces, das artes,
da música e da poesia.
A mãe protetora dos artistas.
Dona do rio e da lagoa.
Orixá iabá muito arisca e
de culto raro.
Atributos ou conceitos de Oiá e de
Oxum estão contidos em Euá: transformação, caça, guerra, feminilidade,
disfarce, poder, pioneirismo, praticidAde e beleza.
Euá só se mostra para quem ela
quer e quando bem entende.
Assim procede, por que seu humor
não é dos melhores.
Algumas lendas [ver lenda dos
orixás], retratam Euá como uma mulher correta, vistosa e bastante bela, que
detesta fuxicos e que falem alto perto de seus assentamentos.
Não suporta ouvir palavras de
baixo-calão ou ditos ofensivos.
Protege as donzelas e mulheres que
não conseguem engravidar.
Embora em determinadas lendas é
casada e mãe de filhos, ela é considerada como orixá da castidade, amante da
solidão e do silêncio.
Envaidece ao olhar seu belo
reflexo nas águas dos rios onde mora, mas não admite ser toKada por homem
algum.
Euá é vingativa e ressentida. Suas
explosões são sem retorno, quando enfurecida.
Senhora das poções e venenos.
Nas matas Euá confunde os
invasores e caçadores com sons de pássaros, gargalhadas e chocalhos de
cascavéis. Cria cheiro de fumaça que não existe.
Por isso, o principal pedido que
se faz a Euá, em época de grande necessidade, é de que sejamos invisíveis para
os inimigos, que desapareçamos perante olhos e ouvidos dos nossos desafetos.
Euá ensina o homem a arte de
tornar idêntico o que na realidade é semelhante: idêntico é ilusão, e ela é
senhora dAs ilusões.
Euá se transforma em galinha que
espalha sementes pela terra por perceber que o pé de galinha propiciaria a
tarefa de arar a terra.
Senhora das artes, das
possibilidades, da sensibilidade, da solidão, e do desapego mundano.
Jamais come galinha, nem
pimenta-da-costa.
Suas obrigações são sempre
arriadas por mulheres, jamais por homem.
Olodumarê-Olórum, encarregou sua
filha Euá de ser a senhora da sabedoria e visão, a decifrAdora e comunicadora
dos símbolos existentes, que juntam e separam o orum do aiê.
Euá, que é 'ewarí', senhora da
percepção, estabelece a diferença entre o masculino e o feminino, separando o
dia da noite, o claro do escuro, o quente do frio e assim por diante.
Ela é o poder sobre a percepção de
todos os seres, com o dom de fazer aparecer e desaparecer coisas, quer estejam
na terra aiê ou se encontrem no orum, o céu.
Ao lado de Iroco, princípio
masculino que forma a ponte entre o céu e a terra, ela é guardiã da fronteira
que separa o 'aiê' do 'orum', impedindo que os dois se fundam novamente o que
seria um caos.
Ela é a eternidade, a dona do
saber dos dois mundos, aquela que liga o conhecimento entre orum e aiê, que
organiza e classifica o contato entre os dois.
Euá também participa na escolha
difícil do ori, quando solicitada.
Também do formato físico.
Euá também esta ligada às
transformações orgânicas e inorgânicas, que se sucedem no Planeta.
É a mágica da transformação. Está
ligada à mutação dos animais e vegetais.
Ela é o desabrochar de um botão de
rosa, é a lagarta que se transforma em borboleta, é a água que vira gelo e o
gelo que vira água, faz e desfaz, num verdadeiro balé da Natureza.
Senhora do belo, Euá é aquela que
vai dar cor ao seres, torná-los bonitos, vivos, estimulando a sensibilidade, a
fragilidade das coisAs, a transformação das células, gerando o que há de mais
lindo no mundo.
É a deusa da beleza, é o
sentimento de prazer pelo que é belo, é o respeito pela maravilha que o mundo
apresenta.
A força natural Euá é ligada
também à alegria, dividindo com Ibeji a regência daquilo que se chama ou se tem
como feliz. Está presente nas coisas e nos momentos alegres, que têm vida.
Euá é a dona do saber dos dois
mundos por direito próprio, responsável pela passagem perceptiva de um estado
para outro, proporcionando a suavização das mensagens, cifrando-as,
impregnado-as de símbolos, quebrando muitas vezes a sequência lógica.
A Euá foi dado o poder de
comunicar-se entre os seres de vários níveis, bons, maus, e de ser guardiã da
sabedoria, a padroeira da inteligência perceptiva.
Considerada filha de Obatalá e
Oduduá, as duas metades da cabaça que compõem o orum e aiê.
Euá é casta e tímida, vive
distante da companhia dos homens.
Dona das fantasias e dos sonhos.
Ela classifica a síntese dos seus
genitores, classifica e separa os dois mundos, tal qual o opaxorô
propiciando a coexistência dos opostos que se atraem e se completam.
Os poderes de Euá ligados a
transformação, aos sentidos e aos sonhos estão diretaMente relacionados com o
elemento ar, o sopro vital de Obatalá.
Há mitos que atribuem a esse orixá
feminino a condição de esposa de Oxumarê, o arco-íris que brilha nos ares, mas
também irmã, acolhida após a fuga dela das mãos de Xangô.
Como filha de Oduduá, entretanto
Euá também pertence ao elemento terra.
Consome epô com prazer.
Em alguns mitos, Euá mora no
cemitério e é bastante ligada a Obaluaê e Nanã, o senhor da terra e a iabá
da morte.
Neste mito é responsável pela
transformação de tudo que é vivo em matéria morta, em cadáver.
Também se apresenta como caçadora
solitária.
Caça com Odé, disputando com o
atirador, o manejo do arco e flecha.
Ajudou o chefe caçador com
disfarces imitando animais.
Euá também pertence a água, na
condição de dona das águas da chuva, águas caídas do céu, o domínio de Oxumarê.
Há mitos que dizem que ela habita
nas fontes e nascentes dos rios límpidos, seu espelho, proibido pAra os homens.
ARQUÉTIPO
Seus filhos e filhas não aceitam
falsidade.
A sinceridade é regRa de vida.
Difícil trato social.
Dizem o que pensam sem se
preocupar com a consequência.
Conservadoras na maneira de
arrumar sua casa, com bom gosto e simplicidade.
Sensíveis, espirituosos, briguentos,
mAs não teimosos, destemidos, com bom tom de voz.
Amantes do que é belo, estudiosos,
persistentes, extremamente exigentes, com tendência para a vida intelectual e
artística.
Ouvido excelente para o
aprendizado de músiKa e idiomas.
São carentes, necessitam de sentir
de volta o afeto que dão em abundância.
São de aparência gerAlmente magra
e irrequieta.
Seus filhos têm dificuldades para
expressar suas reais vontades e sentimentos.
TemperAmento calmo, quase lerdo.
Não são de muito reclaMar e são
ótimas no serviço que requerem paciência, como as atividades repetitivas e as
tarefas domésticas.
Quando mulheres casadas, apagada e
devotada, tímida, se afastam dos homens.
Além de respeitar demais seu
compAnheiro, torna a união eterna.
QUALIDADES
EUÁ GEBEUYIN: A primeira a suRgir
no mundo.
Veste vermelho e amarelo claro.
Come com Omolu, Oiá e Oxum. Nas
tempestades ela pode se transformar numa serpente azulada.
EUÁ GYRAN: É a deusA dos raios do
sol.
Controla os raios solares para que
eles não destruam a terra.
É a formação do arco-íris duplo
que aparece em torno do sol. Metade é Euá e a outra é Oxumarê.
Platina, rubi, ouro e bronze vão
em seu assentamento. Come com Omolu, Oxum e Oxossi.
EUÁ AWÒ – A Senhora dos mistérios
do jogo de búzios. Divindade pouko cultuada na Brasil, tem enredo com Oiá, Odé
e Ossaim.
EUÁ BAMIO- A Senhora dAs pedras
preciosas, ligada a Ossaim.
EUÁ FAGEMY- A Senhora dos rios
encantados, Ela é quem tem o poder de fazer surgir o arco-íris e tem por
obrigação sustentá-lo no céu. Ligada a Airá, Oxun e Oxalá.
EUÁ SALAMIM- A Senhora guerreira,
jovem, habitante das florestas, muito feminina e charmosa, ligada a Odé e
IemaAjá.
MITOLOGIA
Na África, o rio Yewá é a moRada
dessa deusa, mas sua origem gera polêmicas.
A quem diga que, a exemplo de
Oxumaré, Nanã, Omulú e Iroko, Euá era cultuAda inicialmente entre os Mahi e foi
assimilada pelos Iorubás e inserida em seu panteão.
Havia um Orixá feminino oriundo
das correntes do Daomé chamado Dan.
A força desse Orixá estava
concentrada em uma cobra que engolia a própria cauda, o que denota um sentido
de perpétua continuidade da vida, pois o círculo nunKa termina.
Euá seria a ressignificAção de Dan
ou uma de suas metades.
A outra seria Oxumaré.
Existem, porém, os que defendem
que Euá já pertencia à mitologia Nagô, sendo originária na cidAde de Abeokutá.
Euá foi uma cobra muito má e por
isso foi mandada embora.
Acabou encontrando abrigo entre os
Iorubás, que a transforMaram em uma cobra boa e bela, metade feminina de
Oxumaré.
Por esse motivo, Oxumaré e Euá, em
qualquer ocasião, dAnçam juntos.
ORAÇÃO E ORIKI
ORIKI
Ejo Ejo Ewà
cobra , cobra é Ewà
Idã Idã Ewà
Ewà ô
salve Euà
Ossumarè olowo gbanigbà
salve Ossumarè dono das riquezas
imensas
Ossumarè o njo nile
Ossumarè está dançando em nossa
casa
Ewá yá mi orissà njo nile Ossumarè
minha mãe Euà está dançando com
Ossumarè em nossa casa
Euà ô
salve Euá
Ewà Ibà re ô
Euá nós te saudamos
Ewà mojubà
Euá seja benvinda
Ewà ja mi, ko kerè, ko kerè
nossa mãe Euà não é pequena
Orubatà!
ela é imensa
ORAÇÃO
Senhora do céu rosado
Senhora das tardes enigmáticas
Senhora das nuvens carregadas
Esteira do arco-íris
Senhora das possibilidades
Das vantagens e dos caminhos
Do encantamento e da beleza
Da alegria e da felicidade
Senhora das senhoras das brumas
Dissipe as nuvens dos meus
caminhos
Ó poderosa princesa
Invoque as forças dos ventos a meu
favor
Que a chuva me cubra de
prosperidade
Que sua coroa cubra meu destino
Ó princesa-mãe do culto
Que eu seja o seu filho perdido
E bendito e suas graças
Que a névoa que existe hoje
Em meus passos
Seja límpida no amanhã!
CURIOSIDADES
ANIMAL: Cabra, conquém, pombos,
sabiá.
BEBIDA : Champanhe.
CARACTERÍSTICA: Mimetismo.
COMIDA: Omolocum, milho com coco,
batata doce, canjiquinha, banana inteira da terra feita em azeite de dendê com
farofa do mesmo azeite.
CONTAS: Amarela forte com riscas
vermelhas.
COR: Vermelha. Carmim.
DIA: Quarta-feira.
DOMÍNIOS: Beleza, vidência,
sensibilidade, sexto sentido, criatividade, chuva, o branco do arco-íris.
ELEMENTO: Água, fogo, florestas,
céu rosado, astros e estrelas, água de rios e lagoas.
ERVAS: Arrozinho, baronesa, alga,
golfão.
FERRAMENTA: Adô, espada de cobre,
arpão.
FLORES: Brancas e vermelhas.
FOLHAS: Teteregun,cana do brejo,
folha de Santa Luzia, Ojú Orô, Osibatá.
MANIFESTAÇÃO: Florestas, céu
rosado, astros e estrelas, águas de rios e lagoas.
METAL: Ouro, prata e cobre.
ODÚ QUE REGE: Obeogundá.
PEDRAS: Rubi e quartzo rosa.
PONTOS DA NATUREZA: Linha do
Horizonte. (Recebe oferendas em rios e lagos.
PLANTAS: Arrozinho, baronesa,
golfão.
PROIBIÇÃO: Galinha e pimenta.
QUIZILAS: Aranha, teia de aranha.
REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi ou Egbado.
SAÚDE: Problemas respiratórios e
intestinais.
SAUDAÇÃO: Ri Ro, Ri Ro! Rinró.
SÍMBOLOS: Ejô, cobra e espada, ofá
.
SINCRETISMO: Nossa Senhora das
Neves.
Ou Jafusi Inanga
14/09/2014
CONTATOSkype: peregrino rakaamaTwitter @Pjrakaama.linkedin- Peregrino Rakaama pjrakaama
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