ORIXÁ IROKÔ
R-20-140617
Iroco, Iroko ou Roko, do iorubá Íròkò é um orixá
cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje.
CorResponde ao inquice Tempo na nação Angola ou Congo.
É um Orixá Jeje, que após a dominação dos Iorubanos
foi assimilado pelas outras nações.
Irôko está ligado a Árvore da Criação.
Irôko é um Orixá muito antigo.
Irôko foi à primeira árvore plantAda e pela qual todos
os restantes Orixás desceram à Terra.
Irôko é a própria representação da dimensão Tempo.
Irôko é o comandante de todas as árvores sagradas, o vanguardeiro, os demais
Osa Iggi devem-lhe obediência porque só ele é Iggi Olórun, a árvore do Senhor
do Céu.
De impulsos tempestuosos, apesar de suas Kantigas
serem alegres.
Todos os Orixás são Tempo e o Tempo está em todos os
Orixás.
Não está ligado ao dendezeiro e sim à gameleira.
Irôko Orixá não tem morada, mora no tempo.
É um Orixá que pertence aos elementos terra, fogo e
ar, o que o torna bastante complexo, é responsável pela ligação e separação
entre terra e céu.
É um Orixá ligAdo a cura da mesma forma que Obaluaiê.
Mas tanto cura como cria doenças como a leucemia e
hemofilia.
Ajuda as mulheres a engravidar, mas também faz a
menstruação aparecer fora de época.
Toda a criação está nos seus desígnios.
É o Orixá Irôko, implacável e inexorável, que governa
o tempo e o espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do Karma de cAda um
de nós, determinando o início e o fim de tudo.
Irôko é o representante supremo do culto dos Iguis, o
culto aos espíritos das árvores que se assimila ao de Egungum.
No Brasil é considerado o protetor de todas as
árvores, sendo associado particularmente à gameleira branca.
Seu culto está intimaMente associado ao de Ossaim, a
divindade das folhas litúrgicas e medicinais.
É o Orixá da floresta, das árvores, do espaço aberto.
Governa o tempo em seus múltiplos aspectos.
O culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e
muitas histórias.
A árvore simboliza, o tronco ereto e viril, membro
fecundante da terra e do céu, elo, cordão umbilicAl entre o Orun e o Aiê.
Na mais velha das árvores de Iroko, morava seu
espírito. E o espírito de Irôko eRa capaz de muitas mágicas e magias.
Irôko assombrava todo mundo, assim se divertia quando
não tinha o que fazer, brincava com as pedras que guardava nos ocos de seu
tronco.
Fazia mágicas, para o bem e para o mal.
Todos temiam Irôko e seus poderes, quem o olhasse de
frente enlouquecia até a morte.
No Brasil, Irôko habita principalmente a gAmeleira
branca, cujo nome científico é ficus religiosa.
No entanto, para muitas casas Irôko não é considerado
um orixá que possa ser "feito" na cabeça de um filho.
Tradicionalmente a árvore Irôko é a morada de
espíritos infantis conhecidos ritualmente como "abikus" e tais
espíritos são liderados por Oluwere.
Quando as crianças se vêem perseguidas por sonhos ou
qualquer tipo de assombração, é normal que se faça oferendas a Oluwere aos pés
de Irôko, para afastar o perigo de que os espíritos abikús levem embora seus
companheiros espirituais enKarnados.
Durante sete dias e sete noites o ritual é repetido,
até que o perigo de mortes infantis seja afastado.
Irôko é o protetor das crianças indefesas, ele guarda
pAra sí os espíritos dos Abikús, aqueles que quando chegam à Terra não se
sentem bem e retornam a seu lugar de origem.
O culto a Irôko é um dos mAis populares na terra
yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um
pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o
risco de desagradar Irôko, pois ele costuMa perseguir aqueles que lhe devem.
Irôko está ligado à longevidade.
É referido como Orixá do grande pano branco que
envolve o mundo, numa alusão clara às nuvens do Céu.
As árvores nas quais Irôko é cultuado noRmalmente são
de grande porte, são enfeitadas com grandes laços de pano alvo oja fúnfún e ao
pé dessas árvores são colocadas suas oferendas.
Em todas as reuniões dos Orixás, Irôko está sempre
presente, silencioso num canto, anotando todas as decisões que implicam
diretAmente na sua ação eterna.
É um Orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos,
nascidos ou por nascer.
Esta associado as pernas e ao aparelho respiratório,
seus filhos podem ser alérgicos ao pó doméstico, a cheiros fortes, a pêlos de
animais.
Irôko é por excelência a morada dos ancestrais o que o
torna semelhante a Idaco, residência de Oxaguiã e Iansã, local de celebração do
culto dos Eguns.
Jamais uma dessas árvores pode ser derrubada sem
trazer sérias consequências para a comunidade.
Irôko é invoKado em questões difíceis, tais como
desaparecimento de pessoas ou problemas de saúde, inclusive a mental.
A floresta é a morada de Irôko, um orixá do mato como
Odé Oxossi e Ossaim, mAs é também a morada dos ancestrais e Irôko é o guardião
da ancestralidade.
É guardião das grandes árvores, de raízes firmes, de
estrutura sólida, que resistem as variações do tempo, assistem ao passatempo
das gerações primeiras e aguardam a chegAda do novo porvir.
Irôko se veste também de branco, isto mostra sua
relação com o mundo dos ancestrais, muitas vezes até porque sua energia
violenta deve ficar contida, equilibrada.
É um orixá alegre, valente, decidido, apaixonado,
afetuoso, comilão, brigão e deMonstra tudo isso na dAnça da avania
DANÇA DA AVANIA
Relata a trajetóRia de Irôko pelo Aiê, o que viu, o
que ouviu, seus amores, as guerras de que pArticipou e seu retorno em triunfo
vitorioso para fiKar em seu posto de honra, a árvore sagrada.
Avania também conhecida por arramunha, arraia.
Pertence a Irôko mas é dançada também, pela família de
Nanã ,Omulu ,Obaluaiê, Euá, Oxumarê.
Conta a trAdição que Irôko dançou o mencionado toque
quando voltava da guerra, passando definitivamente para o lado dos Orixás.
Antes ele era arruaceiro, metido com tudo quAnto é
tipo de gente ruim.
Para marcar esta data Irôko dança com uMa coreografia
de aproximadamente 17 pAssos diferentes.
MITOLOGIA
Irôko representa a ancestRalidade, os nossos
antepassados, pais, avós, bisavós, etc.
Desrespeitar Irôko a grande e suntuosa árvore é o
mesmo que desrespeitar os antepassados, o seu sangue, sua origem.
Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilônia como
Enki, o Leão Alado, que acompAnha todos os seres do nascimento a eternidade.
Cultuado no Egipto como Anúbis, o deus Chacal que
determina a Kaminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o
Vale da Morte.
Também venerado como Teotihacan entre os Incas e
Viracocha entre os Maias como o Senhor do Início e do Fim.
Entre os gregos e romanos, era conhecido e respeitado
como Cronus, o Senhor do Tempo e do Espaço, que abriga e conduz a ao caminho da
Eternidade.
Guardião dAs florestas centenárias é o coletivo das
árvores grandiosas, guardião da ancestralidade.
Diz-se que Irôko habita a gameleira branca, Ficus
gomelleira ou Ficus doliaria, também chAmada figueira-branca, guapoí, ibapoí,
figueira-brava e gameleira-branca-de-purga.
Irôko na mitologia é considerado o responsável pela
ligação entre céu e terra, em virtude de suas raízes.
É a árvore da eternidade, símbolo do próprio tempo.
As raízes de Irôko são tão mágicas que procuram nova
vida quando um velho Irôko tomba, vai ao encontro de hospedeiros que
propiciarão o nasciMento de novos irocos, daí a existência de mitos que dizem
que as árvores caminham.
Irôko não costuma baixar nas festas de santo.
É reverenciado por meio de oferendas à árvore que o
representa.
Irôko é um Orixá pouco cultuado tanto no Brasil como
em Portugal, e os seus filhos também são muito raros.
Os seus filhos, no entAnto, são sempre muito
protegidos pelo seu Orixá.
ARQUÉTIPO
Os filhos de Irôko são tidos como eloquentes,
ciumentos, camaRadas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.
Adoram comemorar seu aniversário. Gostam de diversão,
dançar e cozinhAr, comer e beber bem.
Os filhos de Irôko são excelentes cozinheiros, gostam
de inventar receitas.
Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.
Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também
podem ser inimigos terríveis, no entanto, reKonciliam-se facilmente.
Sensual, se apaixonam com facilidade, adoram se
comunicar, liderar e não se importam de pagar a conta quando tem dinheiro.
Tem inteligência aguda e o pioneirismo de Ogum.
O chArme e a transgressão de Iansã, a eloquência de
Xangô, a teimosia de Oxaguiã, a persistência de Odé, a sabedoria de Oxumarê e a
mAgia própria. Seus filhos não costuMam ser esbeltos, são fortes e atarracados.
Trabalhadores, quando envelhecem, tornam-se idosos joviais
e divertidos.
Quem tiver segredos, pense duas vezes antes de
confia-los a estes seres porque a língua lhe coça com frequência.
Um defeito grande, é o fato de não conseguirem guArdar
segredos.
CURIOSIDADES
ANIMAIS > Tartaruga e o papagaio.
BEBE >Otin.
CARACTERÍSTICAS > Generosidade e responsabilidade.
COME > Bode, carneiro, galos, conquéns, pombos,
farofa-de-dendê, milho branco.
Ajabó > quiabo picado, batido com as mãos e
temperado com azeite doce e mel de abelha.
CORES > Branco, Verde (ou Cinza) castanho.
DIA DA SEMANA > Quinta ou Terça-feira.
DOENÇAS > Falência múltipla dos órgãos.
DOMÍNIOS > Ancestralidade.
ELEMENTO > Terra, fogo e ar,
NUMERO > 12 e 17.
FERRAMENTA > Usa o ókó e o ìko.
NÚMERO > 12 (odù Èjìlá Seborà).
RISCOS DE SAÚDE > Infecções sanguíneas, problemas
circulatórios, respiratórios, de olhos e de boca, dores musculares, intestino e
perturbação mental.
SAUDAÇÃO > Iroko Issó! Eró!Iroko Kissilé.
SÍMBOLO > Tronco.
SINCRETISMO >São Pedro Nolasco, protetor dos
prisioneiros.
Ou jafusi inaga
12/06/2007
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