BABA OKÊ
R-20-180717
É uma das qualidades de
Oxalá, oRixá dos montes.
Baba Okê é a divindade
tutelar das montanhas, montes e colinas, onde faz sua morAda e recebe suas
oferendas.
Aqueles que obtém o axé
deste orixá obtém também força, poder, paz e segurança.
Seu okutá, uma pedra da
montanha de cor clara ou escura dependendo do caminho da feitura.
Esta pedra deverá ser pré-consagrada
no loKal antes de colocada no peji, e ser depositada numa sopeira de porcelana
branca, como algumas qualidades de Oxalá ele deve ser envolto em algodão branco
dentro do próprio recipiente de Obàtálá.
ConsiderAdo como a pilar
de Obàtálá e Baba Olofin, interagindo juntamente com qualquer outro orixá para
solucionar do mais simples ao mais complexo problema.
Orixá de fundamento, não
se consAgra diretamente em nenhum iniciado,quando um individuo à Ele pertencer,
fundamenta-se com um dos caminhos de Obatalá, já que normalmente recebe as
mesMa oferendas e fala através dele.
Não tem ferramentas
especificas, podendo adotar dos demais Oxalás dependendo da necessidAde.

MITOLOGIA
É o guardião de todo o
território de Ibadan. Quando da gueRra com Ifé, se refugiou na montanha de
Osunta e fez o ebó determinado por Orunmilaia nos caminhos do Odu Baba
Eji-Ogbe.
Este ebó tinha como
subterfúgio vencer e salvar-se de seus inimigos e Baba Okê deveria cobrir-se
com os seguintes tecidos além de outros procedimentos:
-branco as seis da mAnhã.
-vermelho ao meio-dia.
-azul as seis da tarde.
-amarelo a meia-noite.
Entre os Orixá e os Eborá
existe um chamado Orisa-Okê.
Entre todos os okê existe
um mestre muito importante de nome Olokê, o dono e senhor das montanhas e
anteriormente existiam vários outros Okês junto com ele. Eles também são muito
importante e não se deve brinKar com eles, pois são a justiça acima de qualquer
coisa.
Sua importância se deve
muito ao fato de que todos os Orixá que chegaram no tempo da criação, desceram
na terra por intermédio de Olokê, pois Okê foi a primeira ligação entre
Óde-orun e Óde-aiye, sendo que ele foi a primeira terra firme, uma montanha que
elevou-se do fundo do mar a pedido de Olodumarê e com a ajuda de Oroina ,não
confundir com Oraniã e resfriada por Olokun.
Conta o mito dos tempo da
criAção que no principio do mundo, só reinava Yeye Olokun, a deusa do oceano
avó de Ya Olokun e bisavó de Iemanjá, e Olodumarê, o deus supremo estava
aborrecido com tanta monotonia de só haver água cobrindo tudo, então ordenou a
Oroina, o fogo universal, matéria de origem do sol, a lava vulcânica contida
nas entranhas da terra, a fazer surgir com a força vital da existência que lhe
deu Olodumarê a primeira colina do fundo do mAr que cresceu em forma de um
vulcão em erupção lançando lava que Oroina, com a ajuda de Olokê, Aganju, e
Igbona, traziam das profundezas da terra e que eram resfriadas por Olokun. Foi
assim que nasceu Okê, a montanha, divindade que também é conhecida como Olokê,
o dono e senhor da montanha.
A exemplo de muitos Orixás
em certos lugares existiam mulheres que geravam filhos para serem ofertados ao
Orixá e eram escolhidas aquelas que geravam mais gêMeos pois nas aldeias em que
ele era cultuado quando acontecia o nascimento de gêmeos um deveria ser
sacrificado para o Orixá e o outro seria consagrAdo a ele.

prece
Nosso Pai Bondoso e
MisericoRdioso.
Babá Okê.
Meu Pai das ColinAs, olhai
por nós.
Deus eterno e criador do
Universo Celeste.
Dai-nos a vossa bênção.
Ó Divino Mestre,
deixai-nos apoiar em vosso
Kajado de esperAnça.
Alá, Babá, Orun... Alá,
Orixá...
Para que vosso Manto
SagrAdo
possa proteger-nos coM
vossas bênçãos e benevolênciAs. Orixá Babá...
Olorun Ifé...
Exê Eú pá Babá...
Axé Babá!


O Lor(i)ekun Omo dide
Os filhos estão em pé
Wara wara
Ele (Oloke) pegará a presa
Si (o)ke si (o)ke
Rapidamente a montanha se abrirá (como um vulcão)
E lorekun lorekun
Ele pegará a presa, pegará a presa
Wara wara si (o)ke si (o)ke
Rapidamente a montanha vai se abrir
Lorekun lorekun
Ele pegará a presa, pegará a presa
Lorekun omo dide
Seus filhos estão em pé .
QUALIDADES
Oloke : Oloke é o Orixá
que se encanta em um leão, o leão da montanha, ekun Oke e quando fuRioso desce
a montanha em forma de lava vulcânica e destrói tudo que encontra em seu
caminho pois o vulcão também lhe pertence e Oroina, o fogo universal é sua
matéria de origem que resfriAda pelas águas de Olokun formaram estas grandes
pedras de granito, Okê.
O fogo por ser a lava
vulcânica, a água da qual ele dependeu para que resfriasse e se tornasse uma
montanha de granito, a terra que é a lava vulcâniKa já resfriada e pode ser
pisada e neste ponto ele divide com seu irmão Aganju tal poder e finalmente o
ar sem o qual o fogo não é possível.
Olokê veste branco e
sabemos que o branco é o resultado da interAção de todas as outras cores.
O Odu Ifá que acompanhou
Olokê ao mundo é Ofun meji e o Esu que os acompanhou é chamado de Esu Orangun
também chamAdo de Exu Anan ,um Exu muito velho e poderoso que é assentado em
pedra serve Olokê, sua filha Efon (Osun) e também Obatala.
A Exu Anan deve ser
ofertado galos brancos.
Este Odu é uma criatura
branca coMplexa assim como este Exu Anan que acompanhAram Irunmolé Olokê ao
mundo.
Não se pode esquecer que
Olokê também é uma cRiatura branca complexa e sendo assim veste branco e seu
rosto não deve ser enKarado por nenhum mortal e o Orixá também não quer ver os
olhos das pessoas pois Olokê não confia nas pessoas e assiM reserva-se debaixo
de um Ala.
Curiosidades


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