Bom dia

Bom dia

Relógio

Peregrino na Estrada da Vida

Peregrino na Estrada da Vida
Peregrino na Estrada da Vida

Facebook

Facebook
Facebook Rakaama

Twitter

Twitter
@Pjrakaama

Pode copiar

Pode copiar

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Orixá Babá Okê

BABA OKÊ



R-20-180717
É uma das qualidades de Oxalá, oRixá dos montes.
Baba Okê é a divindade tutelar das montanhas, montes e colinas, onde faz sua morAda e recebe suas oferendas.
Aqueles que obtém o axé deste orixá obtém também força, poder, paz e segurança.
Seu okutá, uma pedra da montanha de cor clara ou escura dependendo do caminho da feitura.
Esta pedra deverá ser pré-consagrada no loKal antes de colocada no peji, e ser depositada numa sopeira de porcelana branca, como algumas qualidades de Oxalá ele deve ser envolto em algodão branco dentro do próprio recipiente de Obàtálá.
ConsiderAdo como a pilar de Obàtálá e Baba Olofin, interagindo juntamente com qualquer outro orixá para solucionar do mais simples ao mais complexo problema.
Orixá de fundamento, não se consAgra diretamente em nenhum iniciado,quando um individuo à Ele pertencer, fundamenta-se com um dos caminhos de Obatalá, já que normalmente recebe as mesMa oferendas e fala através dele.

Não tem ferramentas especificas, podendo adotar dos demais Oxalás dependendo da necessidAde.



MITOLOGIA

É o guardião de todo o território de Ibadan. Quando da gueRra com Ifé, se refugiou na montanha de Osunta e fez o ebó determinado por Orunmilaia nos caminhos do Odu Baba Eji-Ogbe.
Este ebó tinha como subterfúgio vencer e salvar-se de seus inimigos e Baba Okê deveria cobrir-se com os seguintes tecidos além de outros procedimentos:
-branco as seis da mAnhã.
-vermelho ao meio-dia.
-azul as seis da tarde.
-amarelo a meia-noite.
Entre os Orixá e os Eborá existe um chamado Orisa-Okê.
Entre todos os okê existe um mestre muito importante de nome Olokê, o dono e senhor das montanhas e anteriormente existiam vários outros Okês junto com ele. Eles também são muito importante e não se deve brinKar com eles, pois são a justiça acima de qualquer coisa.
Sua importância se deve muito ao fato de que todos os Orixá que chegaram no tempo da criação, desceram na terra por intermédio de Olokê, pois Okê foi a primeira ligação entre Óde-orun e Óde-aiye, sendo que ele foi a primeira terra firme, uma montanha que elevou-se do fundo do mar a pedido de Olodumarê e com a ajuda de Oroina ,não confundir com Oraniã e resfriada por Olokun.
Conta o mito dos tempo da criAção que no principio do mundo, só reinava Yeye Olokun, a deusa do oceano avó de Ya Olokun e bisavó de Iemanjá, e Olodumarê, o deus supremo estava aborrecido com tanta monotonia de só haver água cobrindo tudo, então ordenou a Oroina, o fogo universal, matéria de origem do sol, a lava vulcânica contida nas entranhas da terra, a fazer surgir com a força vital da existência que lhe deu Olodumarê a primeira colina do fundo do mAr que cresceu em forma de um vulcão em erupção lançando lava que Oroina, com a ajuda de Olokê, Aganju, e Igbona, traziam das profundezas da terra e que eram resfriadas por Olokun. Foi assim que nasceu Okê, a montanha, divindade que também é conhecida como Olokê, o dono e senhor da montanha.
A exemplo de muitos Orixás em certos lugares existiam mulheres que geravam filhos para serem ofertados ao Orixá e eram escolhidas aquelas que geravam mais gêMeos pois nas aldeias em que ele era cultuado quando acontecia o nascimento de gêmeos um deveria ser sacrificado para o Orixá e o outro seria consagrAdo a ele.

prece

Nosso Pai Bondoso e MisericoRdioso.
Babá Okê.
Meu Pai das ColinAs, olhai por nós.
Deus eterno e criador do Universo Celeste.
Dai-nos a vossa bênção.
Ó Divino Mestre,
deixai-nos apoiar em vosso Kajado de esperAnça.
Alá, Babá, Orun... Alá, Orixá...
Para que vosso Manto SagrAdo
possa proteger-nos coM vossas bênçãos e benevolênciAs. Orixá Babá...
Olorun Ifé...
Exê Eú pá Babá...

Axé Babá!


ORIKIS

O Lor(i)ekun Omo dide
Os filhos estão em pé
Wara wara
Ele (Oloke) pegará a presa
Si (o)ke si (o)ke
Rapidamente a montanha se abrirá (como um vulcão)
E lorekun lorekun
Ele pegará a presa, pegará a presa
Wara wara si (o)ke si (o)ke
Rapidamente a montanha vai se abrir
Lorekun lorekun
Ele pegará a presa, pegará a presa
Lorekun omo dide
Seus filhos estão em pé .


QUALIDADES

Oloke : Oloke é o Orixá que se encanta em um leão, o leão da montanha, ekun Oke e quando fuRioso desce a montanha em forma de lava vulcânica e destrói tudo que encontra em seu caminho pois o vulcão também lhe pertence e Oroina, o fogo universal é sua matéria de origem que resfriAda pelas águas de Olokun formaram estas grandes pedras de granito, Okê.
O fogo por ser a lava vulcânica, a água da qual ele dependeu para que resfriasse e se tornasse uma montanha de granito, a terra que é a lava vulcâniKa já resfriada e pode ser pisada e neste ponto ele divide com seu irmão Aganju tal poder e finalmente o ar sem o qual o fogo não é possível.
Olokê veste branco e sabemos que o branco é o resultado da interAção de todas as outras cores.
O Odu Ifá que acompanhou Olokê ao mundo é Ofun meji e o Esu que os acompanhou é chamado de Esu Orangun também chamAdo de Exu Anan ,um Exu muito velho e poderoso que é assentado em pedra serve Olokê, sua filha Efon (Osun) e também Obatala.
A Exu Anan deve ser ofertado galos brancos.
Este Odu é uma criatura branca coMplexa assim como este Exu Anan que acompanhAram Irunmolé Olokê ao mundo.


Não se pode esquecer que Olokê também é uma cRiatura branca complexa e sendo assim veste branco e seu rosto não deve ser enKarado por nenhum mortal e o Orixá também não quer ver os olhos das pessoas pois Olokê não confia nas pessoas e assiM reserva-se debaixo de um Ala.


Curiosidades


COME :carneiros, galos, conquem, pombos, peixe.

VESTE : branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário