Bom dia

Bom dia

Relógio

Peregrino na Estrada da Vida

Peregrino na Estrada da Vida
Peregrino na Estrada da Vida

Facebook

Facebook
Facebook Rakaama

Twitter

Twitter
@Pjrakaama

Pode copiar

Pode copiar

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Orixá Okô

OkÔ


Divindade da agricultura e colheita dos inhames novos e da fertilidade da terra. Orixá Nagô, filho de Iemanjá e Obatalá.
Quando o mundo foi cRiado, ainda não existia nada plantado. Aqui morava um homem que nada fazia. Este homem se chamava Okô, nome que ele tinha recebido do grande criador.
Na época da chegada dos escravos, não deram muita importância a este orixá, considerando como orixá da agricultura, em seu lugar cultuavam Ogum.
É confundido com Oxalá, pois veste-se de branco.
Seu Opaxoró, no BrAsil, é de madeira.
Seu nome, em iorubá, significa orixá da Palavra.
É representado por uma estátua de madeira provida de um imenso falo, tendo como símbolos um cajado de madeira, uma flauta, uma chibata de couro e uma faca com fileira de búzios.
Na África, usa-se uma barra de ferro como símbolo.
As abelhas são suas mensageiras.
Tem o poder de Kurar a malária, à qual estão expostos aqueles que lidam com agricultura.
É marido de Olokum e teve um caso com Iemanjá, que o seduziu para levar o segredo do inhame a seu filho Xangô. É arbitro entre conflitos, especialmente entre mulheres, e muitas vezes juiz entre os orixás.
Orixá Okô também é conhecido como Orishokô, ou Orixá Kô. Seus sacerdotes são chamados de Já Osá.
Existem também sacerdotisas de Okô.
Estas formam uma sociedAde secreta. Todas elas usam na testa uma marca vertical, metade branca e metade vermelha, desde a sua iniciação até a morte.
Quando se manifesta leva um cajado de madeira que revela sua relação com as árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade.

Okô era um caçAdor que tinha o hábito de ganhar a vida pegando galinhas d'angola em redes colocadas nas terras de Ogun, um rico fazendeiro.

Okô tinha um cachorro e um pífaro feito de osso. Quando Okô perdia o cachorro, soprava o pífaro para encontrá-lo.
Quando envelheceu, Okô parou de caçar e coMeçou a adivinhar e passou a ter muitos seguidores.
Tem duas personalidades, no dia é o homem puro e perfeito, à noite disfarçado de Iku, a morte, recebe os cadáveres dá Euá e Oiá enviados através de Omulú. Também vive nos telhados.
É um Orixá rico.

Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidAdes conhecidas.




QUALIDADES

ETEKÒ - Caminha com Oxaguian, é inquieto. Vive nas matas e come todo tipo de comida branca.


LEJUGBÉ - é muito confundido com Orixalá por ser muito vagaroso e indeciso. Muito chegado a Airà. Come com Iemanjá e Oxalufan, todo tipo de comida branca.





título

ENI DURU “aquele que é erigido”, "o ereto", referência a seus atributos fálicos.

As comidas devem ser brancas.




mitologia


Um dia, Olorum chamou este velho e lhe disse:
-Olha, eu criei o mundo, poRém, faltam as plantações, e eu não sei com fazê-las, como plantar. Você vai ser incumbido desta tarefa.
Okô ficou sentado no chão, pensando: Que grande incumbência Olorum me deu! O que eu vou fazer? Pensou, pensou, e aí se lembrou de que nas suas andanças pelas estradas tinha encontrado uma palmeira, e que embaixo dessa palmeira sempre tinha um molequinho. Esse moleque era muito sapeca e muito sAgaz, com um corpo bem reluzente. Ele estava sempre com um pedaço de pau mexendo na terra.
Okô se lembrou de que um dia ele perguntou a esse rapazinho:
Que estás a fazer?
E o rapaz lhe respondeu:
Você não sabe que a terra mexida e plantada dá frutos? Plantada como? – perguntou Okô, como arrumar semente, se ainda não existe árvore, não existe nada?
O molequinho lhe disse:
Para Olorum nada é difícil!
Okô ficou admirado com as palavras daquele molequinho.
Quando Olorum lhe deu essa empreitada, ele logo se lembrou de molequinho. Voltou ao mesmo lugar e encontrou o molequinho sentado embaixo da palmeira, cavando terra. O buraKo já estava maior, e daquele buraco já estava saindo uma terra mais avermelhada.
Okô perguntou ao menino:
Porque esta terra está saindo mais vermelha? É um sinal de que algo de diferente existe nas profundezas da terra?
Você vê que eu estou cavando e aqui em cima a terra é mais seca.
Após é mais molhada, e agora já está saindo uma parte mais densa, mais dura – respondeu o menino, mostrando a terra a Okô .
Continue a cavar – falou Okô .
Mas enquanto o menino estAva cavando, a madeira que ele estava usando quebrou.
Ele aí pelejou, esfregou no chão, e fez uma ponta na madeira. O menino estava descobrindo naquele momento uma ferramenta na hora em que ele raspou a madeira no chão. E com ela ele recomeçou a cavar juntos e tiraram uma lasca dessa terra, que era a pedra.
Okô disse: Vamos fazer algo para a gente cavar a terra. Vamos ver se conseguimos qualquer coisa com aquela lasca de pedra.
- Eu vou me embora, você veja se consegue pensar em algo mais útil para nós trAbalharmos.
No outro dia quando Okô voltou, o molequinho estava com o fogo aceso e com vários pedaços daquela pedra de fogo. Quando o moleque fez aquele fogo, ele fez também um canal saindo de dentro do fogo.
No que as tais pedras iam de derretendo iam escorrendo e o menino ia formando lâminas.
Assim foi criado o ferro.
Era Ogum, o criador do ferro.
Daí em diante, Orixá Okô o grande rezador e plantador, com suas ideias sobre plantação, colheita e lavoura, e Ogum, com as suas ferramentas para ajudar a cavar a terra, o arado, o machado, a foice e a enxada, continuaram a trabalhar juntos nas plantações .
É um trabalhador ansioso e um guardador de segredos.
As sacerdotisas de seu teMplo ,”mitologicamente” se entregavam sexualmente aos sacerdotes e todo homem que encontrasse uma mulher poderia ter relação sexual com ela nesse dia, no qual todo tipo de vegetais produzidos pela terra eram cozidos e oferecidos na rua para todos se servirem à vontade .

O ofertório para o Orixá Okô consistia de uma bandeja de madeira contendo coco, cana-de-açúcar, milho, inhAme e outros produtos da terra, todos crus, como oferenda.


ARQUÉTIPO

As pessoas que recebem as energias e influencia de Okô são pessoas discretas, trabalhadoras e responsáveis. Sociáveis com as pessoas que deles dependem de alguma forma.
Eles também têm uma mente clara.
Sua justiça é regida pelo desejo do bem comum.

Eles são amigos mulherengos.




CURIOSIDADES

ANIMAL: Come galinha d'angola macho, cabrito branco novo de chifres virados, ou galos branco com esporão grande, além de pombo branco.
abelhas são consideradas as mensageiras.

COME: Acaçá de Oxalá, inhame cozido em fatias com mel, canjica branca, todo tipo de comida branca, sempre tudo com mel, pois não se usa dendê.


COR: vermelho e branco.


DIA DO ANO: 15 de maio.


DIA DA SEMANA: Sexta-feira.



FERRAMENTA: faca com fileira de búzios.


INSTRUMENTO: uma flauta de osso.


INTERDITO DOS SEGUIDORES: inhames e a serpentes.


NÚMERO: 7 e seus múltiplos.


REGÊNCIA: fazendas, plantações, campos, fertilidade natural.


SAUDAÇÃO: Maferefun Oko!


SÍMBOLO: uma barra de ferro comprida, cajado de madeira.



SINCRETISMO: *Santo Isidro labrador



USA: Chibata de couro.


VESTE: branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário