R-20-240818
Oxumaré, filho mais novo e prefeRido de Nanã, irmão de
Obaluaiê.
É uma entidade muito antiga, participou da criação do
mundo enrolando-se ao redor da terra, reunindo a mAtéria e dando forma ao
mesmo, o que mostra sua relação com a terra e seus ancestrais.
Rastejando pelo mundo, desenhou seus vales e rios.
É a grande cobra que morde a Kauda, representando a
continuidade do movimento e do ciclo vital.
Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade
da vida.
A comunicação entre o céu e a terra é garAntida por
Oxumaré.
Leva a água dos mares, para o céu, para que a chuva possa
formar-se, é o arco-íris, a grande cobra colorida. Assegura comunicAção entre o
mundo sobrenatural, os antepassados e os homens e por isso é associado ao
cordão umbilical.
É bissexual, positivo durante seis meses, negativo outros
seis meses, e com aspecto feminino, dança com o adé.
É um mensageiro e criador, associado às mudanças e à
gestação.
É dono das riquezas escondidas na floresta, nas entranhas
da terra e no fundo do mar, onde reside de baixo do oceano.
É o orixá da riqueza, Material e espiritual, está
associado ao ciclo vital, símbolo de continuidAde da vida.

É repResentado por uma cobra que, rastejando sobre a terra
desenhou rios e vAles.
É o orixá que regula os movimentos celestes.
Simboliza a atividade, a continuidade e a permanência.
Sua comuniKação com os homens é expressa pelo arco-íris, o
que revela as suas múltiplAs funções.
Leva água dos mares para transforma-la em chuva,
garAntindo fertilidade e o cresciMento dos elementos da natureza.
O exótico e o mistério são os seus domínios.
Tudo nele é repetitivo, variando apenas as formas, como no
ciclo da chuva: a água que evapora, retorna como chuva.
Ou como no universo dos corpos celestes, onde a lua, o
sol, a terra e os demais astros e planetas executam os seus movimentos com
metodicidAde harmoniosa.

Oxumaré também é repResentado por uma serpente enroscAda
que morde a própria cauda. Essa é a serpente Ouroborus, que
"significa" o 'Uno e o Todo', o encerramento global da matéria
fechada sobre si mesma, a realização completa dos ciclos de Krescimento e de
totalizAção, mas também do eterno retorno do cosmos. Se acAso esse movimento acabar,
a vida também acaba. Essa é a iMportânciA do movimento do Orixá Oxumaré.
No ciclo "vida e morte", ele também está
pResente, e seu símbolo mAis forte é o da cobra mordendo a própria cauda, numa
atitude que representa o ciclo vital: vida, morte e renascimento.
Enrola-se também em torno da terra para impedi-la de se
desagregar. Acredita-se que se perdesse as forças seria o fim do mundo.
A marKa mais evidente de Oxumaré é o arco-íris, de quem é
senhor.
Sendo ao mesmo tempo macho e fêmea, esta natureza aparece
nAs cores vermelha e azul que cercam o arco-íris. Ele representa também o bem,
a riqueza e os benefícios mais apreciados no mundo dos iorubás.
Ele se parAmenta de búzios como o bradjá, longos colAres
enfiados de maneira a aparecer escamas de serpentes, e com colar de lagdbá,
relação com a terra e os ancestrais. Representa a sabedoria, o equilíbrio
ecológico e a evolução.
Patrono do arco-íris e outros fenômenos da atmosfera, está
relacionado com o conceito de terra e infinito. Símbolo da fecundidade e da
eternidade.
Ele é a mobilidade e a atividade, pois uMa de suas
obrigações é a de dirigir as forças que produzem o movimento.
Os Eleguns de
Oxumaré trazem na mão um Eberi, outras vezes seguram também uma serpente de
ferro forjAdo.
Arobo Bo Yi!-aquele que vai, da a volta e continua.

MITOLOGIA
O lugar de oRigem deste Orixá seria Mahi, no ex-Daomé.
Oxumaré é Orixá da riqueza e é chamado de Ajé Sàlugá na religião de Ifé, onde
dizem que chegaram os 16 companheiros de Odùdùwa.
Ele é simbolizAdo por uma grande concha.
Existe uma simbologia maravilhosa em torno deste Orixá.
Oxumaré é considerado como o próprio arco-íris, ou a serpente do arco-íris,
Kuja função é a de dirigir as forças que produzem movimento, ação e
transformação.
Por ser bissexual, portanto andrógino, tem uma natureza
dupla.
Representando a renovAção e a substituição.
A dualidade de Oxumaré faz com que ele carregue todos os
opostos e antônimos básicos dentro de si:
bem e mAl, dia e noite, macho e fêmea, doce e amargo. CoMo
arco-íris, Oxumaré tem o dom de regular a chuva, pois enquAnto ele brilha no
céu, não há chuva na terra.
Um mito conta que Oxumaré era empRegado de Xangô e que
tinha como função transportar a água caída na terra durante as chuvas e
levA-las de volta ao reino de Oxalá no orum.

Outros afirmam ter ele sido um grande feiticeiro e
adivinho de sua Komunidade e a ele também é dado o cargo de guardião dos
segredos das cores, um cromo terapeuta de sua época.
Oxumaré era o feiticeiro de Daomé. Ele tinha como
consulente o rei Olofin, rei de Ifé, que o explorAva muito, consultando-o quase
todos os dias, mas não lhe pagava nada pelos seus serviços.
Oxumaré vivia em plena miséria, até que um dia Olokun,
rainha de um reino vizinho mAndou busca-lo, pois precisava de seus préstimos
para tratar de seu filho, o príncipe, que tinha sido acometido por um mal
estranho, passava por crises fortes e mal parava de pé.
As vezes rolava por cima das brasas ardentes das fogueiras
e fogareiros.
O grande feiticeiro Oxumaré fez suas magias e curou o
menino, a rainha o encheu de presentes.
O Deus-serpente voltou para Ifé diferente de como tinha
ido vestido em trapos, voltou com riquíssima fazenda azul.
Olofin, ao ver seu babalaô preferido tão ricamente
vestido, arrependeu-se por ter sido tão mesquinho com ele no passado, e o
cumulou de presentes e o vestiu com uma linda fazenda vermelhA.
Assim, Oxumaré que
vivia na miséria , tornou-se rico.

Olodumaré, o Deus supRemo, sofria de um mal nas vistas, e
também mandou chama-lo.
Oxumaré foi até ele e o curou. Oludumaré ficou tão
agradecido que não quis mAis se separar dele.
Desde então Oxumaré reside no céu e só de tempos em tempos
tem permissão para pisar na terra.
Quando este Deus vem ao enKontro de seus filhos, os homens
têm condições de ficar ricos, materialmente e espiritualmente.
Durante seis meses ele assume a forma masculina,
representAndo o arco-íris, e nos outros seis meses, Oxumaré assume a forma
feminina e nessa fase, seria uma cobra que vez ou outra se transforma em uma
linda deusa de rara beleza, nessa forma
ele simboliza a riqueza e a fortuna.

Diz a lenda que no fim do arco-íris há um pote enterrado
cheio de pepitas de ouro. Portanto Oxumaré é a representação desse magnetismo
sagrAdo.
A ele é atribuído o alongamento do cordão umbilical do
recém-nascido que é enterrado em baixo de uMa palmeira que mostrará com o tempo o desenvolvimento desta criança e
- por que não dizer - ele também toma conta do cordão de prAta que liga o homem
a Deus.
A identificação de Oxumaré com Dã, a seRpente do
arco-íris, não Aconteceu por aKaso, pois ele irradia as sete cores que
caracterizam as sete irradiações divinas, ou seja, os sete sentidos da
vida: fé, amor, conhecimento, justiça,
ordem, evolução e gerAção.
Uma das funções de Oxumaré é de sustentar a Terra e
impedi-la de se desintegrAr. Sob sua influência tudo acontece rapidamente, ele
traz cresciMento e longa vida. A atividade o agrada, por isso é o Orixá do
movimento, das ações e da transformação contínuA.

KUNDALINI /BRAVUM/ARQUÉTIPO
R122-K039-M 3
A Kundalini é a seRpente adormecida em nós, ela pode ser
despertada, pouco a pouco, com a aplicAção do autoconhecimento e do
autoequilíbrio.
É o despertar dos dons, até acender a chama de nossa Koroa
espiritual, o nosso arco-íris.
Oxumaré atua sobre o emocional dos seres.
As emoções são gerAdas na área sensorial do cérebro, que
está ligado em sua base à medula espinaA, que além de ser o centro das ações
reflexas, é a principal via de coMunicAção entre o cérebro e o corpo.

Então podemos dizer que Oxumaré rege o Sistema Nervoso que
pode ser dividido, em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Autônomo e
Sistema Nervoso Periférico.
Essas são as nossas "serpentes físicas".

bravum
O bravum, embora não seja atRribuído especiAlmente a algum
orixá, é frequentemente esKolhido para a dança de Oxumaré e Euá.
É um ritmo de andAmento rápido, dobrAdo e repicado.
Oxumaré, deus do arco-íris, deus-serpente, dança com moviMentos ondulantes,
atirando-se por vezes ao chão, imitAndo o bote da serpente.

ARQUÉTIPO
O tipo psicológico dos filhos de Oxumaré é aristocrático.
Fisicamente é esbelto, seus tRaços são finos.
É dinâmico, inteligente, dotado de espírito curioso e
destaca-se pela ironia.
Gosta de fofoca e por ser intrigAnte, atrai, seduz e
diverte.
É frequentemente esnobe e gosta de exibir-se, chegando a
ser excêntrico e extravagante.
Quando rico, é protetor dos jovens de talento.
Não é bruto nem grosseiro, é refinado e civilizado, mas
pode ser perigoso pela maledicência.
Possui uma grande intuição e pode ser adivinho esperto.
São pessoas que tendem à renovação e à mudança. PeriodiKamente mudam tudo na
sua vida, de maneira radical: mudam de casa, de amigos, de religião, de
emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o
futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições
constantes.
São magras. Como as cobras possuem olhos atentos,
salientes, difíceis de encarar, mAs ‘não enxergam’.
São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram
ostentar suas riquezas.
São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e
desprendidAs quando se trata de ajudar alguém.
Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e
ação, não podem parar.
São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus
objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los.
A dualidade do orixá taMbém se manifesta nos seus filhos,
principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam
a ser de 180 graus, indo de um extremo a outro sem a menor dificuldAde.

São indivíduos nervosos, originais, geRalmente cheios de
cacoetes, e que se tornam precocemente enrugados.
Inteligentes dinâmicos, curiosos, observadores,
indiscretos, irônicos e mAledicente.
São independentes, fazem com facilidade inimigos, aos
quais gostam de desagradar.
Os homens são na maioria dos casos um tanto afeminados,
dependendo do meio ambiente.
Via de regra são altos, tipo atlético, tendências a
problemas urinários, de fígado e espinhas no rosto.
DesKonfiados e não
dão oportunidade de serem enganados por ninguém.
Tranquilo por natureza, surpreende quando se comporta de
forma inovadora e excêntrica. Alguns deles manifestam sua aversão às convenções
usAndo roupas estranhas.
São muito elegantes e procuram manter atitudes com muito
requinte. Adoram joias caras e autênticas. São também cobiçosos, exigentes,
apaixonAdos, prudentes, astutos e possessivos.
A androginia do Orixá, por vezes é estendida a seus
filhos. Estes, segundo alguMas correntes, seriam bissexuais em potencial, mas
essa interpretação não é aceita universAlmente.

Qualidades
R122-K039-M 4
DAN - Corresponde ao nome jeje de Oxumaré e, no Alakétu,
constitui uma qualidade deste último, é a cobra que participou da criação. É
uma qualidade benéfica, ligada a chuva, à fertilidade de abundância, gosta de
ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até perdulário.
BECÉM - Dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva
uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo
de Oxumaré, menos afetado e menos superficial que Dan.
FREKUEN – É o lado feminino de Oxumaré, representado pela
Serpente mais venenosa. O lado masculino de Oxumaré é geralmente representado
pelo Arco-Íris.
Osumare A Gbe Orun Li Apa Ira
Oxumaré permanece no Céu que ele atravessa com o braço
Ile Libi Jin Ojo
Ele faz a chuva cair na terra
O Pon Iyun Pon Nana
Ele busca os corais, ele busca as contas nana
O Fi Oro Kan Idawo Luku Wo
Com uma palavra ele examina Luku
O Se Li Oju Oba Ne
Ele faz isso perante seu rei
Oluwo Li Awa Rese Mesi Eko Ajaya
Chefe a quem adoramos
Baba Nwa Li Ode Ki Awa Gba Ki
O pai vem ao pátio para que cresçamos e tenhamos vida
A Pupo Bi Orun
Ele é vasto como o céu
Olobi Awa Je Kan Yo
Senhor do Obi, basta a gente comer um deles para ficar satisfeito
O De Igbo Kùn Bi Ojo
Ele chega à floresta e faz barulho como se fosse a chuva
Okó Ijoku Igbo Elu Ko Li Égùn
Esposo de Ijo, a mata de anil não tem espinhos
Okó Ijoku Dudu Oju
E A Fi Wo Ran
Esposo de Ijoku, que observa as coisas com seus olhos negro.

Oração
Amado e Divino Pai Oxumaré.
Clamo vossa sete luzes divinas renovadoras dos nossos
sentimentos já cansados e esgotados pela luta.
Amado Pai nos envie sua energia para que inundados com
elas possamos ser instrumentos renovadores na vida do nosso semelhante e na
nossa vida.
Dilua todos negativos que vivem no nosso íntimo, todas
impurezas e vícios que carregamos no decorrer de nossas encarnações.
Envolva com suas cores vivas todos os espíritos sofredores
que estejam ligados a nós neste momento.
Que eles sejam curados, tenham suas dores aliviadas e suas
mentes reequilibradas dos tormentos terríveis que eles carregam, dilua meu Pai
e renove neles os sentimentos positivos e a busca pela evolução rumo ao Divino
Criador Olorum.
Pai, também clamamos que envie suas forças renovadoras aos
hospitais, presídios, orfanatos, asilos e a todos que imploram por uma nova
chance de evoluir e que se encontram na escuridão por ter se afastado do Divino
Criador.
Olhe por nossos familiares e amigos encarnados ou desencarnados
que eles recebam a benção das sete luzes vivas e divinas do Arco Iris Sagrado.
E por fim meu Pai ilumine todo planeta, leve vossas cores
aos que só enxergam escuridão e nos livre dos tormentos negativos, nos proteja
hoje e sempre na nossa caminhada evolutiva !!

curiosidades
FRASE DE
IMPACTO: Àróbò bo yi! Aquele que
vai, dá a volta e continua.
ANIMAIS: Tatu, galo, bode, cabra, ganso.
BEBIDA: Água.
CHAKRA: Laríngeo.
CARACTERÍSTICAS: Astucioso, adaptável, criativo, inquieto, mutável,
tortuoso, inteligente, alegre, vingativo.
COMIDAS: “Cobra” feita de batata-doce amassada e banana frita em
azeite doce. Omolocum, ovos cozidos com azeite de dendê, farinha de milho e
camarão seco.
DIA DA SEMANA: Sexta-feira.
DOENÇAS: Vitiligo, espinhas.
DOMÍNIOS: Fertilidade.
ELEMENTO: Água -, terra + .
EMBLEMA: Ejá meji ide.
FERRAMENTA: Leque, lança.
FLORES: Todas amarelas.
FOLHAS: Batata doce, coqueiro de vênus, agrião e manjericão
branco.
INSTRUMENTO: Serpente.
LOCAL DE
DOMÍNIO: O arco-íris.
NATUREZA: Volúvel.
METAL: latão, ouro e prata misturados, mercúrio.
NÚMERO: 7 e 14.
PEDRAS: diamante e esmeralda, Coral.
KIZILA: Água salgada, sal, carneiro, siri, maçã, carambola.
SAUDAÇÃO: Aroboboi ou aféfé.
SIMBOLO: Serpente.
CONTATO
Skype: peregrino rakaama
Twitter @Pjrakaama.
linkedin- Peregrino Rakaama
pjrakaama


Nenhum comentário:
Postar um comentário