SANTA MARIA GORETTI
Na América, a primeira igreja dedicada a ela é a Capela de Santa Maria Goretti, em CURRAIS NOVOS (RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL), fundada em 1952. A cidade de Passos no sul de Minas Gerais, a homenageou dando-lhe o nome de um bairro.
Virgem e Mártir - Ela é padroeira das adolescentes, da castidade e das "Filhas de Maria." Maria Goretti nasceu em 1890 e morreu em 06 de julho de 1902.
Maria Goretti foi uma jovem católica italiana, declarada santa, com festa comemorada no mesmo dia de sua morte.
Aos doze anos de idade Maria Goretti foi atacada pelo vizinho Alessandro Serenelli (1882-1972). No dia 5 de julho de 1902, Alessandro tentou violentar Maria, ameaçando-a com uma faca, mas a menina ajoelhou-se com medo de que Alessandro fosse para o inferno, e diante das recusas da menina, Serenelli esfaqueou-a 14 vezes. Inspirada em suas mestras Santa Cecília e Santa Inês, aceitou o martírio piedosamente. No dia seguinte, depois de perdoar seu assassino, Maria Goretti faleceu.
Alessandro Serenelli foi condenado e passou 27 anos na prisão. Arrependido, tornou-se um membro da ordem Terceira dos Capuchinhos, que lhe deram abrigo.
Em 24 de junho de 1950, o Papa Pio XII canonizou Maria Goretti, em uma cerimônia atendida pela sua mãe Assunta, e seu assassino, Alessandro.
Há várias igrejas, capelas e paróquias dedicadas à santa. Sua devoção se espalhou quase que instantaneamente após a canonização. Na América, a primeira igreja dedicada a ela é a Capela de Santa Maria Goretti, em Currais Novos (Rio Grande do Norte, Brasil), fundada em 1952. A cidade de Passos no sul de Minas Gerais, a homenageou dando-lhe o nome de um bairro.
CONTATO
linkedin- Peregrino Rakaama pjrakaama


Nenhum comentário:
Postar um comentário