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terça-feira, 9 de abril de 2024

Iansã-Oiá

 IANSÃ-OIÁ

 




OYÁ ALÁAGBÁRA INÚ AFÉÉFÉOIÁ-

a poderosa que vive no vento

 

É a divindade dos ventos, guerreira, foRte e destemida.

Orixá veloz, que nos golpeia com a rapidez de um piscar de olhos.

Está presente no tempo e no espaço, é a mãe das nove partes do céu, o grande vendaval que faz a limpeza do ar que respiramos.

O ar em movimento caracteriza a sua essência, é como o fogo que nos queima, sem que tenhamos posto a mão nele.

É O orixá que faz as coisas simultAneamente, graças a sua agilidade de espalhar o seu axé no mundo dos vivos e dos mortos.

Iansã ou Oiá. Deusa guerreira, divindade dos ventos, das tempestades, dos raios e dos redemoinhos.

É dona do ylê, a casa.

Iansã-Oiá em muitas oKasiões é descrita como uma mulher masculinizada. (ver lenda dos orixás), com uma personalidade quase andrógena, não poupando esforço para alcAnçar seus objetivos.

Segundo algumas lendas, Iansã-Oiá, em passado distante foi homem, e tornou-se mulher em tempo mais recente.

Da mesma forma que a orixá Nanã, ela tem ligação diretA com Eguns, com sua forMa de feitiçaria bem definida e estabelecida, comandando os espíritos dos mortos ou Egungun, o que é visto como a mais masculina de todas as tarefas possíveis, afinal só os homens podem oficializar e ajudar nos rituais dedicAdos aos espíritos dos mortos.

Iansã-Oiá tem um vasto campo de ação e desenvolve o encaminhamento de espíritos desvaiRados, enviando-os ao Orun onde serão equilibradas suas energias.

Mas no mundo espiritual não serão as entidades apenas encaminhadas, serão organizadas para que o equilíbrio venha em benefício individual e, ou coletivo.

Desta maneira então, reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo onde o magnetismo os esvAzia quando vê que um esgotamento total em todos os sete sentidos é necessário.

Iansã-Oiá em tempos remotos, era padroeira de uma sociedade secreta feminina, que cultuava os ancestrais, que denominamos Egungun.

Foi o orixá Ogun que conseguiu aKabar com a primazia das mulheres nesse culto, que passou a ser exclusivamente masculino, (Ver lenda dos orixás), mas, apesar disto, Iansã-Oiá é reverenciada nessa sociedade.

O sacerdote dos Eguns, o babalogê, só consegue ligação com o reino dos defuntos mediante a interferência de Iansã-Oiá, porém, não guia os Eguns, não conduz as almas: isso é tArefa de Exu.

A relação de Iansã-Oiá é de luta. Ela combate os Eguns e sempre vence, assegurando, assim, a supremacia dos orixás sobre o universo e os seres de qualquer natureza.

Além do contato com os mortos, Iansã-Oiá também favorece a fecundidade, atributo inerente aos deuses.

É descrita como orixá guerreira que carrega uma espAda e exibe seu temperamento agressivo.

É a força impulsiva e firme que por experiência própria diz que, não convém se deixar levar pelas emoções.

Orixá dos ventos, mas também dos raios e tempestades, orixá guerreira, possui uma espada ou sabre como símbolo da sua índole guerreira.

Orixá irrequieta, autoritária, sensual, de temperamento muito forte, doMinadora e impetuosa.

A sua versatilidade energética atua em união com os demais orixás de energia positivos, onde acontece o equilíbrio recorrendo aos aspectos positivos da Orixá planetária Iansã-Oiá.

Da mesma forma orixás de energia negativos, recorrem aos aspectos negAtivos da orixá planetária Iansã-Oiá.

Iansã-Oiá, reportemo-nos a seu elemento pRimeiro o ar. Presente em nível de mudança, transformação, como energia propulsora e renovadora.

Em nível de terra este Orixá está diretamente relacionada ao intelecto, tal como Xangô, mas de forma distinta, pois o Xangô é de energia refreadora, em termos práticos, coloca o método no pensamento ágil gerado pela Orixá Iansã-Oiá.

Consequentemente, esta Iabá está diretamente ligada aos avanços tecnológicos, e não apenAs as mudanças climáticas.

Em função de sua característica básica de estar ligada diretamente ao intelecto, a Orixá Iansã-Oiá foi associada ao planeta Mercúrio, logo, seu campo escuro localiza-se nos domínios do orixá Omulú, que rege o cemitério.

Iansã-Oiá é uma Deusa ligada à manifestação do feminino na fase crescente, trazendo em si a qualidade do movimento.

Une passado com o futuro, o lado sombrio da Lua com o lado iluminado, que anuncia um novo começo.

Iansã-Oiá está ligada com o número 9, que é o movimento puro.

Está associada ao ar, ao vento, a tempestade, ao relâmpago/raio (ar+movimento e fogo) e aos ancestrais (Eguns).

Deusa das tempestades, contribui para a fertilidade do solo.

Divindade eóliKa, sopram os ventos que afastam as nuvens, para a passagem dos raios desferidos por Xangô. E é o raio que abre os reservatórios do céu, para fazer cair a chuva, relação comum em todas as mitologias.

Iansã-Oiá é muito parecida com Xangô, uma cópia feminina do senhor do trovão.

E a esposa do Xangô mais jovem, guerreia com ele e detém o poder sobre o fogo, é a compAnheira de lutas e conquistAs, de causas e dissabores.

Segundo a mitologia iorubá, Iansã-Oiá foi a única esposa de Xangô, que o acoMpanhou até o fim de seus dias, ao passo que as demais debandaram, deixando Xangô na companhia da fidelíssima esposa mais jovem.

Xangô escutava Iansã-Oiá, que era justa e generosa.

Iansã-Oiá cozinhar para xangô e também gostava muito de comer.

Iansã-Oiá o grande vendaval, a charmosa, era a esposa que se vestia de fogo e comia pimenta crua, ela comia fogo com Xangô.

Com Iansã-Oiá, Xangô dividia sua causa, ele confiava em Iansã-Oiá, a leopArdo fêmea.



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