sexta-feira, 4 de março de 2022

Orixá Oxum

ORIXÁ OXUM





















OXUM ORIXÁ




OXUM representa a mãe da criação que toma conta dos filhos dos outros em gestação até o décimo sexto dia de nascimento. Diz-se que ela é provedora, atende as necessidades dos outros e que portanto, merece o reconhecimento dado a uma mãe

RORA YEYÉ GBÉMI!, mãe grandiosa, proteja-me.
ORIXÁ que recebe o nome de um rio da Nigéria, em Ijexá e Igebú.
Segunda mulher de XANGÔ, deusa do ouro, da riqueza e do amor.
Á OXUM pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem . Dona da água doce, gosta de usar colares, joias, brincos de ouro e tudo que se relaciona com a vaidade, flores, etc.
Poder claramente relacionado com a fecundidade, é personagem de um mito muito conhecido em que um simbolismo transparente mostra que mesmo OXALÁ supera o tabu da menstruação para prosternar-se aos seus pés. Transformando em penas vermelhas o papagaio da costa, o sangue que gotejava do corpo de uma sacerdotisa.
OXALÁ nunca há de separar-se desta pena vermelha que é ekodidé e que será o único sinal desta cor que carregará pela eternidade.
OXUM entidade é muito imponente, delicada, graciosa, geralmente bonita.
Orixá das águas doces é a própria Vênus. Por um lado é a moça faceira e sedutora, por outro preside os mistérios femininos, a maternidade, a magia, profundezas da imaginação, a riqueza, crescimento e a fecundidade.
OXUM a estrela, mostrando sua luz na imensa escuridão da mente humana.
OXUM, a senhora das águas doces, e de parte das águas do mar, é a aiabá da beleza, da fertilidade, da feminilidade e do charme.
Poderosa rainha que conquistou o coração de XANGÔ também de BARÁ, ou OGUM, recebendo o nome de ÁPARA sendo muito semelhante com IANSÃ.
Dona de uma elegância e de uma astúcia surpreendente.
Dama da mais alta hierarquia. Foi ela que criou a galinha da angola, ave que por ter o corpo pintado e ostentar um osu na cabeça é tido como feito -iniciado- Entidade da medicina curativa, madrinha da procriação e da gestação que toma sob sua proteção todos os seres humanos desde a concepção até que comecem a andar e adquirir conhecimento.
Evita abortos e complicação durante a gravidez.
OBÁ tem muito ciúme e raiva de OXUM, a ninfa das cascatas, e ódio mortal da relação que XANGÔ mantém com a charmosa senhora dos rios, ribeirões e lagos límpidos.
A esperta OXUM foi junto com IANSÃ a causadora do aleijão de OBÁ, quando ludibriada perdeu a orelha esquerda.
Pela tradição nos terreiros, não se pode deixar dançar perto uma da outra.
OXUM é a água que produz todas as qualidades de som, esposa rica de XANGÔ, a senhora do Ijexá.
A graciosa rainha, cuja idés de ouro imitavam o burburinho das cascatas.
Ela se vestia de ouro e de bronze, tinha dentes belos e era muito elegante e esperta.
Cantava muito lindo.
Quem queria ter dinheiro pedia a OXUM que ela dava.
OXUM meticulosa cozinheira.
Vaidosa, maternal, sensual, esposa mais rica do rei de Oió.
OXUM IYANHÁ, vó, casada com OGUM ALGBEDÉ, ogum da forja.
OXUM IÉ IÉ OKÉ, mulher de ODÉ OXOSSI.
As OXUNS ligadas as fontes são levianas, jovens
As OXUNS ligadas ao mar são traiçoeiras, maduras
As OXUNS ligadas as águas profundas são honestas, velhas
As OXUNS ligadas ao pântano são feiticeiras.

Existem 16 tipos de OXUM que, embora iguais em sua essência, podem vir a ter particularidades completamente diferentes, são elas:
1-YEYÉ ODÓ - reina nas nascentes dos rios;
2-IJUMÚ - rainha entre todas as OXUNS, tendo estreita ligação com as IYAMI-AJÉ. Essa estreita ligação é que faz com que as OXUNS alcancem a vitória em suas brigas ou vinganças;
3-AYALÁ [ou ALANLÁ ] - a avó que foi a mulher de OGUM. Uma das mais velhas que também tem ligação com as bruxas;
4-OXOGBÔ - recebe o nome de uma importante cidade Iorubá. É a ela que devem se dirigir todas as mulheres que queiram dar à luz ou que procuram saúde para toda a gestação.
5-APARÁ - a mais jovem de todas com instinto guerreiro, confundindo-se muitas vezes com IANSÃ.
6-ABALU - a mais velha de todas;
7-YEYÉ OGA - velha e brigona;
8-AJAGIRA - muito guerreira;
9 -YEYÉ KARE - muito guerreira;
10-YEYÉ OKÉ - muito guerreira;
11 -YEYÉ ONIRA – guerreira;
12 -YEYÉ IOPONDÁ - guerreira, rica, bela;
13-YEYÉ OLÓKO - que vive nas florestas;
14 -POPOLÓKUM - que reina nas lagoas;
15-YEYÉ IPETU- ingênua e sensual;
16 - YEYÉ IBERIN - feminina e elegante;
O fenômeno da pororoca, o encontro da maré com as águas do rio, que não se misturam e formam em vagalhão de muitos metros de altura, é atribuída à contenda que OBÁ mantém eternamente com OXUM.
A enorme onda provoca um barulho belicoso.

 A ORIXÁ OXUM transmite a seus filhos energia, vibração que esta relacionada com ela, portanto seus filhos acabam por ter a personalidade influenciada e manifesta tanto de maneira positiva como negativa.
As filhas e filhos da entidade OXUM, não se zangam com facilidades. Não gostam de brigas. Não sabem recusar. Adoram crianças pequenas. Algumas são ambiciosas, adoram o luxo, o conforto e a riqueza, julgam que para vencer na vida consiste em usar seus encantos para conseguir o que querem. Feminina, sensual, ingênua, dócil e infantil, desejosa de curar, ajudar e cuidar dos fracos.
Afetividade, familiaridade, concordância, maternidade, altruísmo, inverso: maledicência.
Mas também tem seu lado intrigante, hipócrita, mentirosa, interesseira.
É bom esclarecer que o comportamento também sofre a influência do orixá que faz a dualidade com ela e claro a cultura, educação e orientação individual.
Podemos acrescentar que são meigas, sedutoras, com voz suave, olhos brilhantes, sorriso alegre, um rosto inocente, mulheres sensuais como já disse e voluptuosas.
Os homens também sofrem o efeito desta energia quando ela faz polaridade com a entidade principal do homem, claro que existem muitos casos em que ela é a principal, pelo menos é a que tem a atuação mais forte, e, isto ocorre principalmente quando o homem é filho de determinados OXALÁ, OSSAIM, ODÉ, tornando-os pessoas extremamente emotivas, instáveis, inconstantes, podendo ser infiéis, levianos, fúteis. Algumas filhos ou filhas são ingênuos, crédulas, infantis, preguiçosas, moles, indecisos, precisando sempre de um sacudidão.
Não se zangam com facilidades. Não gostam de brigas. Não sabem recusar. Mas se pegarem alguém para inimigo vão ao extremo. Tornando-se principalmente caluniadores e mentirosos.
Muito criativos e péssimos competidores. Trapaceiros.
As pessoas que sofrem a influência da energia OXUM, são pessoas muito apegadas a beleza física. Narcisistas.
Colocam a aparência em primeiro lugar.
Gostam de serem observadas, são extremamente vaidosas.
Se preocupam com que os outros vão pensar e falar.
Quase sempre preveem acontecimentos futuros, distinguem sinceros amigos com simples trocas de palavras.
Muito sentimentais, ofendem-se com facilidade, mas não costumam expor suas feridas.
Gostam de trabalhos manuais onde sua adaptação é rápida e possa ser admirada pelos outros. Inclinadas às ciências ocultas, religiões, comércio, eletricidade, publicidade, culinária.
Meigas, mas rancorosas aos extremos. Ciumentas em demasia.
Seu ponto fraco fisicamente são a garganta e o aparelho genito-urinário. Também neste ponto sofrem a influência negativa do orixá de parceria.
São de estatura mediana, corpo mais franzino que de outros orixás femininos e masculinos.
Possuidoras de grande sensibilidade espiritual, via de regra boas espiritualistas.



LENDAS

OXUM teve um filho com um pescador de nome ERINLÉ. Quando nasceu recebeu de seu pai um encantamento que permitia ser por seis meses homem e seis meses mulher.
Nunca ninguém soube deste segredo, pois seus pais viviam viajando. Assim quem o conhecia como mulher não o conhecia como homem.
Um dia sua forma positiva procurou um babalaô para iniciar-se no culto. O jogo sempre deixava dúvidas até que ORUMILÁ manifestou-se negativamente. Mas o babalaô por teimosia iniciou-o assim mesmo.
Após seis meses LOGUNEDÉ disse ao babá que teria que fazer uma viagem de seis meses.
Por causalidade o babá a viu no mercado e apaixonou-se e casou com ela. A cabo de seis meses a mesma desculpa para poder assumir a forma masculina.
Só que o babalaô a possuía com muita intensidade que na manhã que teria que partir adormeceu e quando ambos acordaram LOGUNEDÉ estava na forma masculina.
IFÁ  condenou-o a morte a menos que o encanto fosse desfeito.

OIÁ queria XANGÔ só para ela, pois sofria quando ele saía. Para impedir que XANGÔ saísse de casa, chamou os mortos a sua presença, e a casa de OIÁ ficou cercada de EGUNS, assim XANGÔ tornou-se prisioneiro de OIÁ .
Cada vez que ele tentava sair e abria a porta, os EGUNS vinham ao seu encontro chiando.
XANGÔ aterrorizado não saía a rua, um dia na ausência de OIÁ, OXUM foi visitar XANGÔ que lhe contou tudo.
OXUM preparou uma garrafada com aguardente, mel, e pó de efum.

Diz uma das lendas, que OXUM tinha cabelo longo até que IEMANJÁ roubou-os enquanto OXUM estava ocupada com suas tinta de índigo.
OXUM consultou seus 16 búzios e ficou sabendo que a ladra era IEMANJÁ, mas não teve condições de recuperá-los. então untou óleo, pano e tintura de índigo ao pouco cabelo que lhe restava e fez um coque, que é exatamente o arranjo de cabelo que até hoje suas sacerdotisas usam.



EBÓS, MACUMBAS E FEITIÇOS



AMARRAÇÃO-MARIA MULAMBO.


MATERIAL
-1 VELUDO AMARELO 40X40 CM.
-7 FITAS DE LAÇOS AMARELO.
-7 FITAS DE LAÇOS AZUIS.
-12 TAÇAS DE CRISTAL.
-12 ROSAS AMARELAS SEM ESPINHOS.
-VINHO BRANCO SUAVE.
-7 VELAS AZUIS.
-7 VELAS VERMELHA.
-7 VELAS VERDE.
-7 VELAS AMARELA.





PREPARO: Amarre as fitas no gargalo da garrafa de vinho, coloque em cada taça uma rosa .Coloque as velas de maneiras alternadas na volta da mesa que deve ser forrada com veludo amarelo.
Melhor horário é entre 21 h e 24 de sexta-feira. O ideal é que você execute este axé de maneira que tenha tempo suficiente para conversar com ela, tempo e tranquilidade, tranquilidade esta também que seria ideal para ela desfrutar dos presentes, receber e usufruir da energia emanada pela bebida que ela aprecia, portanto meu conselho é que lhe sirvam em local tranquilo, respeitando as pessoas, meio ambiente e que possa ter paz e tranquilidade.




AUMENTAR A CLIENTELA



MATERIAL.
-16 BOLOTAS DE ALGODÃO.
-MEL.
-5 ROSAS AMARELA.
Para aumentar a clientela, ponha 16 bolotas de algodão com mel para OROMILÁ e tome banho com botões de 5 rosas amarela e um pouco de mel.

 
 



CLIENTES

MATERIAL
-PELOS PUBIANOS.
-ACAÇA AMARELO.
-UM APITO DE PLÁSTICO.
-UM CRAVO DE ESTRADA DE FERRO.

Para uma mulher ter muitos clientes , deve fazer ebó com seus pelos pubianos, colocar um apito em OXUM e colocar um cravo de estrada de ferro, no igba de BARÁ. Como pode você observar este axé deve ser feito por quem tem axés, pois é preciso ter os otás assentados. Seja portanto criteriosa[o].



DINHEIRO


MATERIAL
- 1 KG DE FAVAS.
- 1 COLHER DE SOPA DE MEL .
-1 COLHER AZEITE-DE-DENDÊ.
-100 GRS DE TOUCINHO FRESCO.
-SALSA.
-1 CEBOLA MÉDIA PICADA.

PREPARO
Descasque e limpe as favas.
Leve ao fogo uma panela com água, e deixe ferver.
Derrame o mel na água.
Coloque as favas e deixe cozinhar por uma hora.
A parte frite o toucinho cortado em pedaços.
Retire os torresmos que se formarem e nesta gordura refogue a cebola.
Escorra as favas para secarem e misture ao refogado.
Coloque em uma tigela branca para Oxum.
Enfeite o prato com a salsa.



GRAVIDEZ AMEAÇADA


MATERIAL
-1 OVO DE GALINHA CASCA BRANCA.
-ORI.
-EFUN.
-5 VELAS AMARELAS.

PROCEDIMENTO:
Se a mulher estiver com a gravidez ameaçada, deve pegar um ovo de galinha, casca branca e unta-lo com ori e efun. Passa-se o ovo na barriga da mulher, diretamente sobre a pele. Entregar a OXUM.
Velar por 5 dias e despachar em uma cachoeira.













LIVRAR-SE DE ALGUÉM


MATERIAL
-PEIXE DE RIACHO.
-PIMENTA-DO-REINO.
-SINAL DO DESAFETO.
-VELA PRETA COM AMARELO.

PREPARO:
Utilizar pimenta moída com nome ou retrato da pessoa, colocando dentro de um peixe fresco, despachar dentro de um rio, para que a pessoa enlouqueça. A vela deve ser acessa quando você estiver executando o axé em sua casa.




NEUTRALIZAR INIMIGO CONHECIDO



MATERIAL:
-MEL.
-7 BIFE DE RÊS.

PROCEDIMENTO
Para neutralizar inimigo oculto ou declarado, colocar mel no otá de OXUM e pedir ela para chamar BARÁ, logo após oferecer ebó para BARÁ colocando ainda cru na frente de seu igbá e dizer que tudo que tem é para ele.
Convidar a pessoa para comer com você, se for inimigo conhecido. Retirar da frente de BARÁ os bifes e enquanto frita vai dizendo a BARÁ que é ´para ele, e servir para o convidado e enquanto ele come, chamar BARÁ e dizer que o [ ] está comendo o que lhe pertence e o obrigando a comer também. Você não come mais que um bife, fique na mesa chamando BARÁ e colocando a situação.




PARA QUEM NOS QUER MAL


 
Eu, coberto com a energia da mãe OXUM, andarei,
não andarei, meus inimigos encontrarei,
mal não me farão, nem eu lhes farei,
andarei , não andarei
em um cruzeiro encontrei:
foi o BARA que encontrou
com OXUM e lhe salvou .
O braço do Oriente Recaia
em quem me queira fazer mal,
que fique imóvel como pedra,
enquanto que eu,
triste pecador,
faço que ando em serviço
de OLODUNARÊ.
AXÉ .





RECUPERAR BELEZA DO CORPO



MATERIAL
-UMA ABÓBORA.
-5 FAIXAS SEDA AMARELA, com a medida da cintura da pessoa.
-MEL.
-5 VELAS AMARELAS.

PROCEDIMENTO:
Pegar uma abóbora ,abrir ao meio e colocar 5 faixas de seda amarela com a medida da cintura da pessoa .Encher com mel e arriar nos pés do igbá de OXUM durante 5 dias acendendo uma vela amarela.
Despachar aos pés de uma cachoeira.


RESUMINDO...OXUM

É a graciosa mãe das águas profundas, divindade dos rios, fontes e regatos.
ORIXÁ que enfeita seus filhos com ouro e fica muito tempo no fundo das águas gerando riquezas.
Que conhece o segredo, o segredo da vida, nas não o revela.
Mãe procriadora, está associado a fisiologia feminina presidindo a menstruação, gestação e nascimento. É considerada a dona do ovo, símbolo da fertilidade, a maior célula viva, e que evoca a idéia de fartura e riqueza.
Em um das suas qualidades, tem-se OXUM APÁRA senhora das águas frescas, dotada de força positiva, guerreira que, ao se fazer presente, rodopia como o vento, sem que possamos vê-la, apenas ouvi-la, com sua voz afinada que se assemelha ao canto do ègá.

FRASE DE IMPACTO> Rora yéyé, gbémi[Mãe grandiosa, proteja-me]
ELEMENTO> água -
NATUREZA> água doce
METAL> cobre, ouro
EMBLEMA> abebé
DOENÇAS> doenças venéreas femininas, abortos, infertilidade.
COMIDA VOTIVA> omolocum com 16 ovos
ANIMAIS> cabra, galinha, angolista, pombo
AXÉS> 8 e 16.
DIA> é sexta-feira.
SAUDAÇÕES> Arieieiei
FERRAMENTAS > leque e correntes douradas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário