“CULTO
DE ORO”
R-20-220118
O culto de oro é um ritual de mascaRados
dedicado aos espíritos dos mortos
no qual só homens participam e assustAm mulheres usando a matraKa.
É o único culto iorubá sob a exclusiva responsAbilidade de homens, já
que no egunegun também de mAscarados e
dedicados aos mortos, as mulheres podem ter alguMa participação, conforme
mostrAm lendas de Iansã.
Oro ou Orun é orixá, sendo um dos cultos mais secretos no país yoruba no
país, está ligado ao Orixá Iku (a morte). Alguns dizem que o sistema do culto a
Oro foram retiradas dos macacos vermelhos, chamados Ejimere. Trata-se de uma
fundação cujo cargo é secreto, preparado pelos Babalawos em um frasco preto,
lacrado com cimento que se destacam búzios 9 ou 18 como base, um caracol Cobo
e, em alguns casos, as cabeças dos dois bonecos (um Obiní e um Okuni), também
carregados com seus fundamentos.
Outro elemento que está ligado a Oro um bastão (pagugú) decorado em
alguns casos a ponta com o tamanho de um crânio (uma caveira), cujos olhos são
dois búzios são dadas a abertura natural para o interior, um facão, uma telha
(Ikokó Kole Awadorono Unoricha) e um Exu de Oro montado sobre uma pedra (OTÁ)
de recife poroso. Um elemento essencial do culto consiste em uma peça de ouro
de metal plana ou uma superfície plana de madeira em forma de peixe com uma
longa corda, que antigamente era amarrado a um poste. Quando o vento soprava se
movia emitindo um som chamado Ejáoro (Pez de ORO). Essa é a voz de Oro.
Entre os Ijebu e Egba, o Oro é muito mais sagrado e importante que
Egungun (culto aos espíritos “egum”, mantido aqui no Brasil, como na ilha de
Itaparica). Nos tempos antigos, os membros da sociedade de Oro também foram os
executores dos que praticavam crimes. Quando as pessoas foram condenadas à
morte pelo tribunal Ogboni (sociedade secreta dos yorubas) eram os membros do
culto a Oro que se encarregavam de executar a sentença dos condenados. Quando
Oro saía à noite, aqueles que eram membros da seita tinha que ficar em casa e
fora corriam risco de morrer (realmente é um culto muito perigoso e sagrado).
Outras energias da mesma classe são Igbis (árvores), por isso as
montanhas ou as florestas são tão particular ao culto Egungun. No caso de
Igbis, são personificadas por seres humanos mascarados têm uma imagem na
cabeça. Entre Oyó (cidade africana do reino de Xangô), as pessoas de Jabata e
Iseyin são os principais adoradores de Oro em cada ano tem 7 dias para a
adoração (festa do culto). Durante todo o período do culto as mulheres ficam
trancadas em casa, exceto por algumas horas, está autorizado a algumas
exceções.
O sétimo dia ou mesmo que elas são permitidas e são mantidas
rigorosamente fechadas. Por que não cumpram pena de morte certos meios deve ser
executado, não importa o que o título, riqueza ou posição social que a mulher
possua, a nenhuma mulher ousa olhar para Oro.
Oro orun egun, mascara africana O culto a Oro sem mantém vivo entre os
Babalawos em Cuba, que são responsáveis por de iniciar os homens que desejam
possuir o fundamento de Oro, aqueles pretendem ser Oriatés (babalorixá, pai de
santo), de acordo com as verdadeiras tradições devem pertencer ao culto de Oro,
que dispor de tempo para realizar uma Ituto (luto, cerimônia fúnebre) a fazê-lo
com sabedoria. Os Jurados no Culto a Oro, após recebê-la e passar por rigorosos
rituais, chamados Omo Oro (filhos de Oro) e se realiza um ita (iniciação,
cerimônia leva nada menos que três Babalawos que por intermédio Orunla
(Orunmila) e devem receber o Odu que os caracteriza dentro da Sociedade de Oro.
Questão de Orixá Oro:
Quem é mais forte Oro ou Babá Egungun?
Resposta: É óbvio que é Oro, pois babá egungun é nada mais, nada menos
que um zelador de santo (só um exemplo) que está sendo cultuado dentro do culto
dos lesé egun, e Oro é o pai de todos os Eguns, é o capataz, Egungun é
subordinado a Oro (deve obediência).
Por que nas casas de Candomblé (barracão, casa de santo, roça de santo)
não cultuamos o Orixá oro, já que ele é um orixá indispensável dentro do culto
ao afro?
Resposta: É simples, na migração do culto aqui para o Brasil foi perdido
seus fundamentos, também o nosso culto foi muito propagado por mulheres (as
mães de santo), já que as mulheres são proibidas de exercer ou manipular as energias
de Oro (seus fundamentos e ibás). Como sabemos o culto a Oro pertencia as
mulheres, mas elas foram castigadas por utilizarem o culto para suas arruaças e
sendo banidos do culto para sempre, então o culto a Oro, Orun, Egungun é
exclusivo de homens, tais como o culto a Geledé (Yamin Oxorongá, as mães
ancestrais) é uma sociedade exclusiva das mulheres.
14/02/1986
CONTATO
Skype: peregrino rakaama
Twitter @Pjrakaama.
linkedin- Peregrino Rakaama
pjrakaama
Nenhum comentário:
Postar um comentário