BARÁ
R100-K0-M-4-
Orixá Bará é uma divindade
cRiada e manifesta desde os tempos primordiais, ligado a forças energéticas, e
como todos os demais orixás, tem atribuições específicas.
Orixá Bará é quem
estAbelece a extensa rede de comunicação entre os seres humanos e a natureza
divina que nos circunda.
Está diretamente ligado e
relacionado com as partículas atômicas, as cargas eletrôniKas que o sangue se
encarrega de distribuir.
Portanto, Orixá Bará atua
como plasma sanguíneo, bioelétrico.
Na verdade Ele esta
associado à vários tipos de radiAções energéticas que formam complexos
agrupamentos, que logo se auto-organizam como uma rede de forças uniformes, ou
seja, uma coleção de partículas (elétrons, íons, partículas neutras) ligadas a
produção de radiação e oscilação de caracteres diversos.
Desta forma, o plasma
biológico, Bará, permite estabelecer uma co-relação entre os processos internos
do organismo e as condições externAs do ambiente. Assim, o plasma pode ser
definido como manifestação bioelétrica natural de todo o organismo vivo.
Ilustrando bem esta
situação quanto a energia que envolve este orixá, temos uma frase muito usada
no meio espiritualista, ou seja:
>Orixá Bará está
frio, ou Orixá Bará está quente< Por esta frase é bem siMples entender
como através da complexidade que é esta energia atuAndo de forma direta na
vida.
Quando Orixá Bará está
pRóximo, a esfera, a sua aura é avermelhada e sua pele, por mais frio que
esteja a temperatura ambiente, estará quente. Respondendo fAcilmente ao
'toque', ou seja, ao 'sacudimento'.
O chamado popular de
sangue quente.
Quando ocorre a pessoa ter
o afastamento desta energia, quando esta desequilibrado ou rompido com o ser, a
sua aura, a sua esfera vibracional, fiKa completamente azul. O sujeito passa a
agir com absoluta emoção, acaba se perdendo e desorganizando a sua vida, já que
informações de fora não chegam corretas e completas ao cérebro, da mesma
mAneira que as de dentro não atingem a consciência do todo.
A dualidade é uma
realidade característica do universo. O equilíbrio é mantido sob dois pólos.
O homem por si só
caracteriza-se por ser dual: corpo e espírito.
Esta dualidade muitas
vezes cria controvérsia, e, temos com Orixá Bará, talvez a mAis polêmica e
controvertida energia.
Dúvidas imputadas pela
distorção do conheciMento. Estímulo da imaginação visando manipular através do
medo usando má fé e principalmente a influência negativa por falta de
conhecimento, bitolando as mentes das pessoas, incutindo a maldade, o feio como
oposto de uma nova criação mandatária e interesseira sendo o legAdo do bem, do
belo, do divino.
Pura ignorância.
Mas por muito tempo Orixá
Bará foi tido, e o é ainda por muitos, como a peRsonalização do demônio, do
diabo.
Da mão ruim de deus?
Não, claro que não, o demônio
é simplesmente ruim e deus simplesmente bom.
Simples, não achAs?
Mas não é verdade e chega
as margens da grosseria.
Orixá Bará, não é demônio,
muito menos a negação da bondade.
Orixá Bará é o elemento
dialético do cosmo, estando em todo loKal, é o >ser-força<, que esta em
toda parte e pertence a todos os domínios existentes.
Esta energia esta
diretamente associada e cumprindo o organograma estipulado por Olodumaré,
sendo, mensageiro dos demAis deuses, pois só ele pode dar movimento as coisas.
No universo tudo esta em
movimento, evolução.
Tudo está ativo.
Organizadamente ativo.
E somente Orixá Bará pode
dar sequência a evolução, pois somente ele pode transportar a mensagem do som
que sai.
O fogo crescente que
inicia seu caminho.
É importante frisar que os
demais orixás, com suas responsabilidades em termos universal, tem também um
Bará individualizado para servir de elemento de ligação entre o divino e os
mortais.
E, mesmo assim Orixá Bará
não perde sua individuAlidade, sua energia, muito ao contrario, ele absorve a
energia a que esta vinculado e recomeça junto com a sua energia nova trajetória
harmonizado com o todo, visando o cumprimento da regrA do conjunto.
Não importa quem faça. Tem
que ser feito.
Orixá Bará é o primeiro
filho de Iemanjá.
Originalmente era o sol
nascente, o fogo seRpentino, crescente, criador e também destruidor.
Cheio de vigor.
Governa o fluxo de energia
e a realização correta dos fenômenos naturAis, mensageiro entre deuses e
mortais, por este motivo tornou-se o senhor dos caminhos, trabalhador nas
encruzilhadas, estradas, portas, porteiras, etc.
Fogo serpentino. Liberto e
autônomo.
Grande poder de construir
e destruir.
Mas não aceite o destruir
como sinônimo de estragar, mas sim, uma necessidade de modifiKação buscando manter
a evolução e o movimento.
Incansável e muitas vezes
com fortes contradições.
Orixá Bará tem o
privilégio de receber todas as obrigAções em primeiro lugar.
É o mercAdor que move o
mercAdo, os negócios.
Amigo dos prazeres da
vida. Adora coMer, beber, cantar, dançar, rir, fazer amor.
Não o sexo convencional,
mas o charmoso, cheio de milindres, agrAdos, bajulamentos.
Sempre muito alegre,
animado, brincAlhão, inteligente e vivo.
É dado a fiscalização, e,
a ele peRtence o conhecimento do caminho, dos bons e maus costumes. Sempre
atento a inovações.
Pode realizar
qualquer tArefa, quando solicitado, desde que ganhe algo em troca.
Nesse particular convém
salientar o que já foi colocado, ou seja, sempre serve-se ou agrada-se o Orixá
Bará primeiro, pois como realçamos, Ele é o intermediário entre deuses e
mortais, se não for agradado não adianta pedir a outras entidades, pois ele
simplesmente ficará olhando as súplicas e não entrará em ação.
Orixá Bará é a ação.
Com suas polaridades e
inversões, faz lembrar que Obaluaiê, com seu Bará, seu princípio dinâmiKo do
existir não é apenas morte e sofrimento, mas sim e principalmente transformação
e vida.
Bará e Obaluaiê
encontram-se na pele.
Pela sua dinâmica,
influência, Orixá Bará é uma entidade muito sensível que só Olodumaré pode controlar.
Entidade ciumenta.
Deixo aqui um alerta, pois
acredito ser muito oportuno para todo aquele que deseja entrar na estrada da
vida margeando a linha dos orixás: Orixá Bará é BOM, o que não é bom é a
conduta e postura dos homens que desejAm utilizar a energia dele para situações
que alterem a evolução, principalmente utilizando sua carga negativa, saturada.
Alerto para a lei
primeira: a lei do karma, causa e efeito.
Caminhante na estrada da
redenção, que nossa consciência seja completa e que nossa fé não seja cega.
É normal que cada orixá e
não poderia ser diferente com Orixá Bará, repasse a seus filhos encarnados um
pouco do seu ser.
De seus cacoetes,
faniquitos e logicAmente suas virtudes.
Bará, aquele que carrega o
fardo na cabeça onde se encontra uma faca que danificará ou não a carga,
dependendo do que se paga.
Como dono das chaves, dos
portais, encruzilhadas e caminhos, deve sempre ter suas saudações, obrigações e
cortes, este último quando necessário, feitos em primeiro lugar, assim nós
humanos garantimos a segurança de nosso ritual, assim coMo no ritual, é o Orixá
responsável pela boa abertura dos trabalhos, está para nossos negócios e vidas,
destrancando caminhos e abrindo portas, ou trancando e fechando, dependendo de
nossos merecimentos e cumprimento de tArefas.
QUALIDADES E TÍTULOS MAIS COMUNS
Aqui estão algumas das
mais conhecidas qualidades e títulos que pelo qual Bará pode ser conhecido
levando em consideração as regiões e nações que o utilizam.
ABANADÁ é a qualidade de Bará utilizada com
eficácia nos axés de limpeza, descarrego de ebós negativos, quizilas.
ADAGUE é aquele que cuida dos caminhos, mesmo que
no caminho haja um trabalhador específico, ela atua como zelador. Recebe suas
oferendas nas encruzilhadas; seu assentamento é feito dentro do templo; é um
dos mais requisitados, pois faz a frente de Ogum, Oiá, Xangô, Odé, Otim, Obá,
Ossãe e Xapanã.
AGELÚ, Ajelú ou Ijelú é o
chamado menino, o mais novo dos Barás. Talvez seja um dos mais cultuados e
utilizados em axés, principalmente de amarração, correção de distúrbio de
personalidade principalmente dos filhos de Barás Olodês. Este é o Bará que faz
a frente dos Orixás de água, Oxum, Iemanjá e Oxalá.
Além do epô, usa-se mel
nas suas oferendas.
ALUPANDA, utilizado nos axés de descarrego onde
envolve a entidades ligadas a casa de Nanã, como Omulu e Xapanã.
ELEGBÁRA ou legba é senhor do poder, da força. Uma
divindade Vodoun entre os Nàgó, e é visto como o senhor do caos e da
destruição.
ENÚ-GBÁRIJO explicitador de mensagens, conseguindo
transformar todos meios de comunicação de maneira a tornar-se conhecido e
eficaz.
É conhecido também como o
Exu responsável pela recompensa divina a todos os atos dos seres humanos,
desencarnados e encarnados. Exu Gogó conhece todas as nossas reencarnações
estende sua ação através destes diversos ciclos encarnatórios. Aquilo que
costumamos chamar lei do retorno é exatamente a função do exú Gogó fazer este
retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal.
Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre
a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro
ritmo de vida. Quando isto não acontece numa vida, poderá ser resgatado numa
próxima encarnação.
LALU, Bará observador, aquele que tudo vê,
silencioso. Gosta de resolver questões difíceis, problemas que aparentemente
não tem solução, gosta de quebrar mandigas.
Prefere seus presentes em
estradas de areia ou de barro, recebendo seus axés em uma das margens da
estrada.
LANÃ o Bará dos caminhos. Trabalha nos cruzeiros e
todos tipos de encruzilhada. Tem as mesmas atribuições do Bará Adague. Responde
também nos cruzeiros de mato.
LODÊ, Olodé .Tem seu assentamento feito do lado de
fora do templo. Divide sua morada com Ogum Avagãn.
É o Orixá que mantém a estrutura
do templo; a sustentação dos terreiros depende do Bará Olodê, aquele que fica
fora no relento, ou a frente.
Bará Lodê: São Pedro,
quando faz adjunto com Iansã, São Benedito com faz adjunto com Obá
ODARÁ o Senhor da Felicidade aquele que guia,
mostra o caminho, vai na frente. O Bará da paz, do branco, o verdadeiro exu de
ORIXALÁ.
Gosta de trabalhar para
restaurar a harmonia e sintonia perfeita da família dentro da sua casa.
ONIDU, dono do carvão. Entidade encarregada em
limpeza e proteção principalmente contra Egun, trabalha muito bem vinculado a
Ossaim.
É ele quem faz a
demarcação dos limites que separam o espaço sacralizado do espaço comum.
Fazem-se uma construção
qualquer e nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixás, além de
evocar o exu do nosso caminho pessoal será necessário pedir a Bará Opin que
aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir daquele local deve passar
a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separação bem
nítida entre este espaço e o espaço livre para a circulação.
No caso de se colocar, por
exemplo, um assentamento dentro de casa, é aconselhável colocá-lo sobre uma
esteira e, se possível cercar em volta com uma outra esteira.
ORO é o responsável pela transmissão do poder
através da fala. Ele é quem dá para os sacerdotes e sacerdotisas o poder de
acionar as forças espirituais através das evocações sagradas: preces,
encantações, cânticos. Existem algumas palavras de grande axé usadas nos
rituais sagrados que muitas vezes não se conhece a tradução. Elas funcionam
como códigos para abrir certos portais do mundo invisível, acionando o poder
para transformar nossas vidas. Somente Bará Oro conhece estes segredos, e
somente ele pode dar a autorização necessária para entrarmos nestes mistérios.
TIRIRI, muito utilizado nas vibrações em que
envolva justiça pois este Bará esta vinculado a energia de Xangô.
TOLABÍ, ou Talabi, entidade Bará vinculado as
entidades de Oxum, sendo muito utilizado para vibrações em que envolva vícios e
parte financeira.
WARA é o Bará que controla os relacionamentos
Interpessoais. Ou seja: amizade, sociedade de negados, casamento,
companheirismo de trabalho, vinculo familiar, fraternidade religiosa... Enfim,
todos os tipos de relacionamentos só possuem um estado de plena compreensão,
harmonia e verdadeira colaboração quando aprovados por Ele. Sempre que se
planeja estabelecer um novo vinculo é aconselhável consultar Bará Wara e, de
preferência, fazer-lhe uma oferenda de apaziguamento, para que tudo possa
ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem possibilidades de atrito, confusão,
mal-entendidos, etc...
ORIKIS
Orikis ou itãs (Itans) são
orações faladas e não cantadas. Ori (Cabeça) Kì (Saudação).... São formas
poéticas de agradar e reconhecer a potencialidade do orixá conforme sua
essência.
Iba Esù Odara
Esu Odara, inclino-me.
A Ba Ni Wa Oran Ba O Ri Da
Ele procura briga com
alguém e encontra o que fazer.
O San Sokoto Penpe Ti Nse
Onibode Olorun
Ele veste uma calça
pequena para ser guardião na porta de Deus.
Oba Ni Ile Ketu
Rei da terra de Ketu.
Alakesi Emeren Aji E Aji E
M(u) Ògùn
Aquele a quem se convida e
que, tão logo acorda, toma um remédio.
A Lun ( se) Wa Se Ibini
Ele reforma Benin.
Laguna Jo Igbo Bi Orò
Laguna queima o mato como
oro.
Esù Foli Fò O Fi Ókò Fo
Oju Anan Re
Esu arrebenta facilmente
os olhos de seus sogros com uma pedra.
LA Nyan Hamana
Ele caminha movendo-se com
altivez.
Ika Kò Boro Boro
O malfeitor não morre
depressa.
Kò Là Kò Rà O Ba Ona Oja Ile
Su
Ele faz com que no mercado
nada se compre e nada se venda.
Agbo L Ara A Yaba Má Pa (
Mo) Abemu
Agbo faz com que a mulher
do rei não cubra a nudez de seu corpo.
O Se Firi Oko Ero Oja
Ele se torna rapidamente o
senhor daqueles que passam pelo mercado.
Bara Fi Imu Fon Awon Sebi
Okò L O Si
Quando Bara assoa o nariz,
todo mundo acredita que o trem vai partir.
Ero Palemo Wara Wara
Os passageiros preparam-se
rapidamente.
Lajunan jo igbo bí Oro
Lagunan queima o mato como
oro.
Esú foli fò o fiókò fo o’ju
anan re
Esú arrebenta facilmente
os olhos de seus sogros com uma pedra.
L’a nyan hamana
Ele caminha movendo-se com
altivez.
Ika k’ò ku boro boro
O malfeitor não morre
depressa depressa.
Kò là kò rà o ba ona o’já
ile su
Ele faz com que, no
mercado, nada se compre e se venda até a noite chegar.
Agbo i ara a yaba má pa
moabemu
Agbo faz com que a mulher
do rei não cubra a nudez de seu corpo.
O se firi okò erro oja
Ele se torna rapidamente o
senhor daqueles que passam pelo mercado.
Bara fí i um fon awon okò
i o n’si
Quando Bara assoa o nariz,
todo mundo acredita que o trem vai partir.
Ero palemo wara-wara
E os passageiros
preparam-se rapidamente.
Esu Meleke asu waju elejo
ya pada
Seu Meleke permanece na
frente, o briguento se volta.
Agbo i erunkun
Agbo tem os joelhos
sólidos (ele é robusto)
A fí kumo gba aya oba
Ele bate na mulher do rei
com um porrete.
Agbo lekun sunkun
Agbo deixa o chorão
chorar.
Agbo o ri jà má là
Agbo vê as pessoas se
agredirem sem separá-las.
Be i o se o’ri dododo
É assim que ele mantém a
cabeça erguida
Bimo si dododo
Ele tem filhos que mantêm
a cabeça erguida.
Fotifo o se epon jana bimo
si jan
Fotifo, que mostra seus
testículos, tem filhos que mostram seus testículos
Agbo, o’rí mi nio
Agbo, eis aqui minha
cabeça
A ko oloko ki o lo so o’ko
Ele ensina ao lavrador ir
tomar conta de seu campo.
Agbo ologo lù ogo
Agbo bate nas pessoas com
seu porrete.
Bara Meleke muomi nsufe
Bara Meleke bebe água
assoviando.
Nitori irun a’be o gbo idi
ana lo ka dodo
Os pêlos da vagina de sua sogra
pendem em torno de
suas nádegas porque são
velhos.
O bo bàtá njo bàtá lo Oyo
Ele se calça e parte para
Oyo dançando ao ritmo batá.
Agbo o n’fí epo darí um
Agbo dissolve o acaçá com
azeite
Bara elegbeje osusu
Bara tem mil e quatrocentos
tufos de cabelo.
Agbo o’rí mi ni nko fí
eleri gbe si i owo
Agbo que, um outro não
ponha sua mão em minha cabeça.
Agbo i o wò soso dà o’mi
ata si abe anan
Agbo que, calmamente, olha
derramarem pimenta na vagina de sua sogra.
A bi irungbon ti gbe osu
mefa ni ile alaro
Ele é como um barbudo que
mora seis meses na casa do tintureiro.
Alaro kò gbodo re irungbon
ko gbodo sonu
O tintureiro não pode nem
tingir a barba dele nem pode ir jantar.
Bara ni oju ni i’le fí i
um sunkun
Bara tem os olhos na terra
e chora pelo nariz.
O ra o’já ajiga jiga
Ele compra sem pagar.
O sun ni ile fi ogo tíha
Deitado em sua casa, ele
tem porretes para defender-se.
Laroié o ba oni i’ku sin
ku
Laroié assiste aos
enterros com os pais.
Èru ki o ba oni i’ku
Os pais sentem medo dele.
Oni i’ku sunkun
Os pais choram.
Laroié ni um eje de
Laroié chora lágrimas de
sangue.
O bi ikete iya re bo o’já
Sua mãe o gerou, assim que
voltou do mercado.
O tí ile re i gi lo oloko
Ele da sua casa vê o
lavrador cortar árvores.
li oke guba wa ile
Ele do alto da montanha
vai para sua casa.
O fí eri ejo fun fere
Com a cabeça de uma cobra
ele faz um assovio.
O kírí oko o kírí ebo
Ele passeia pelo campo
para receber oferendas.
O so òkò lona o pá eiye
loni
Tendo lançado uma pedra
ontem, ele mata um pássaro hoje.
ARQUÉTIPO
Aqueles que são regidos
por Bará, apresentam uma personalidade muito marcante e um comportamento
cotidiano muito diverso.
São pessoas altamente
fiéis aos seus princípios, aos amigos e ás suas causas.
São corajosos e dedicados.
Amáveis, não medem
esforços nem sacrifícios para auxiliar aqueles que amam.
Excelentes amantes, a
virilidade é uma característica básica daqueles regidos por este orixá.
São comerciantes hábeis e
espertos, profissionalmente sempre chegam ao seu objetivo, mesmo que para isto tenham
que se empenhar de corpo e alma para conseguirem seus intentos.
Fortes, capazes,
românticos, felizes, participativos, francos, espertos, inquietos, saudáveis,
sinceros, astutos, atentos, rápidos, despachados e sagazes.
Os filhos deste orixá
apresentam algum sinal típico físico, problemas com circulação, cardíacos,
articulações e sistema nervoso, emotivos ao extremo, ciumentos.
São sonhadores, gostam de
liberdade, mas não as dão. Vida curta e agitada. Amigos dos prazeres da vida
adoram comer, beber, mas muitas vezes quando bebem, tudo pode mudar,
tornando-se mentirosos, briguentos, rabugentos, provocativos, insolentes,
desordeiros, indesejáveis, mal educados, atrevidos, principalmente provocadores
de situações embaraçosas ligados a infidelidade conjugal.
Maldosos. Ciumentos. Mania
de vigiar, estando sempre atento em tudo e em todos. Não gostam de estar
sozinhos. Adoram ser o centro das atenções, de chamar a atenção, muitas vezes
até criando situações de embaraços.
Os negócios são feitos
quase que instantaneamente, pois são volúveis e mudam com frequência de
opiniões.
Sentem atrações por
lidarem com fracos e doentes. Solidários. São de estaturas medianas, não se
amedrontam com doenças, futuro e situações difíceis.
Numa conversação,
dificilmente seu pensamento estará ligado ao assunto, estão sempre correndo na
frente.
Temperamento explosivo e
impulsivo.
Amoroso, radical,
sonhador, adorador das surpresas e diferenças. Apaixonado pelo sexo oposto,
infiel, mas preso a uma única pessoa.
Prestativo, amante fantástico,
manhoso, amável.
O HOMEM DE BARÁ
O Orixá do sexo, da
procriação e da fertilidade, faz de seus filhos homens com enorme poder de
sedução. Afinal, cabe a ele o papel de dar continuidade à espécie.
Mas justamente por ser
extremamente sensual e também por ser versátil, será capaz de agir dessa forma
com várias pessoas ao mesmo tempo.
O mais interessante de
tudo é que ele dificilmente se afasta definitivamente das mulheres com quem
manteve vínculos amorosos e sexuais. Por esta razão, não é difícil reconquistá-lo,
principalmente se ele se deu bem sexualmente com essa parceira interessada em
tê-lo de volta.
A MULHER DE BARÁ
Assim como o homem de
Bará, a mulher é dotada de muita sensualidade. Mas esta é uma característica
que ela não deixa transparecer com facilidade.
Pelo contrário, tentará
escondê-la atrás de uma imagem bastante reservada. Poderá ser mais transparente
em relação ao sexo, se sentir segurança com seu companheiro.
E segurança emocional para
uma filha de Bará significa encontrar um homem que desenvolva com ela uma
grande cumplicidade, que saiba compreende-la e principalmente domina-la.
Aí sim ela se soltará e se
mostrará como realmente é: extremamente sensual, amiga, parceira, controlada.
O fogo para ter boa
utilidade tem que ter controle.
ORAÇÃO
Divino Mensageiro do Pleno
Pagamento guie minha cabeça para o pleno caminho.
Divino Mensageiro do Pleno
Pagamento guie minha cabeça para o reto caminho.
Quanto tu estas pedindo para
o Divino Mensageiro do Pleno Pagamento?
O Divino Mensageiro do
Pleno Pagamento, o Pai do Mistério, está pedindo por um centavo.
Que assim seja.
O Divino Mensageiro do
Poder da Palavra causa confronto.
Divino Mensageiro do Poder
da Palavra não me cause confronto.
O Divino Mensageiro do
Poder da Palavra tem a voz do poder.
O Divino Mensageiro do
Poder da Palavra tem uma voz que ressoa por todo o Universo.
Que assim seja (axé).
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CURIOSIDADES
FUNÇÕES...... vigiar, comunicar, avisar, dar ciência
de um fato, levar pedidos aos orixás e executar tarefas designadas pelos orixás.
TEMPERAMENTO ............explosivo, impulsivo.
CONTATO
Skype: peregrino rakaama
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linkedin- Peregrino Rakaama
pjrakaama


















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