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segunda-feira, 4 de março de 2019

Orixá Iansã-Oiá

IANSÃ-OIÁ




R-18-160616
OYÁ ALÁAGBÁRA INÚ AFÉÉFÉOIÁ- a poderosa que vive no vento

É a divindade dos ventos, guerreira, foRte e destemida.
Orixá veloz, que nos golpeia com a rapidez de um piscar de olhos.
Está presente no tempo e no espaço, é a mãe das nove partes do céu, o grande vendaval que faz a limpeza do ar que respiramos.
O ar em movimento caracteriza a sua essência, é como o fogo que nos queima, sem que tenhamos posto a mão nele.
É O orixá que faz as coisas simultAneamente, graças a sua agilidade de espalhar o seu axé no mundo dos vivos e dos mortos.
Iansã ou Oiá. Deusa guerreira, divindade dos ventos, das tempestades, dos raios e dos redemoinhos.
É dona do ylê, a casa.
Iansã-Oiá em muitas oKasiões é descrita como uma mulher masculinizada. (ver lenda dos orixás), com uma personalidade quase andrógena, não poupando esforço para alcAnçar seus objetivos.
Segundo algumas lendas, Iansã-Oiá, em passado distante foi homem, e tornou-se mulher em tempo mais recente.
Da mesma forma que a orixá Nanã, ela tem ligação diretA com Eguns, com sua forMa de feitiçaria bem definida e estabelecida, comandando os espíritos dos mortos ou Egungun, o que é visto como a mais masculina de todas as tarefas possíveis, afinal só os homens podem oficializar e ajudar nos rituais dedicAdos aos espíritos dos mortos.


Iansã-Oiá tem um vasto campo de ação e desenvolve o encaminhamento de espíritos desvaiRados, enviando-os ao Orun onde serão equilibradas suas energias.
Mas no mundo espiritual não serão as entidades apenas encaminhadas, serão organizadas para que o equilíbrio venha em benefício individual e, ou coletivo.
Desta maneira então, reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo onde o magnetismo os esvAzia quando vê que um esgotamento total em todos os sete sentidos é necessário.
Iansã-Oiá em tempos remotos, era padroeira de uma sociedade secreta feminina, que cultuava os ancestrais, que denominamos Egungun.
Foi o orixá Ogun que conseguiu aKabar com a primazia das mulheres nesse culto, que passou a ser exclusivamente masculino, (Ver lenda dos orixás ), mas, apesar disto, Iansã-Oiá é reverenciada nessa sociedade.
O sacerdote dos Eguns, o babalogê, só consegue ligação com o reino dos defuntos mediante a interferência de Iansã-Oiá, porém, não guia os Eguns, não conduz as almas: isso é tArefa de Exu.
A relação de Iansã-Oiá é de luta. Ela combate os Eguns e sempre vence, assegurando, assim, a supremacia dos orixás sobre o universo e os seres de qualquer natureza.
Além do contato com os mortos, Iansã-Oiá também favorece a fecundidade, atributo inerente aos deuses.
É descrita como orixá guerreira que carrega uma espAda e exibe seu temperamento agressivo.
É a força impulsiva e firme que por experiência própria diz que, não convém se deixar levar pelas emoções.
Orixá dos ventos, mas também dos raios e tempestades, orixá guerreira, possui uma espada ou sabre como símbolo da sua índole guerreira.
Orixá irrequieta, autoritária, sensual, de temperamento muito forte, doMinadora e impetuosa.
A sua versatilidade energética atua em união com os demais orixás de energia positivos, onde acontece o equilíbrio recorrendo aos aspectos positivos da Orixá planetária Iansã-Oiá.
Da mesma forma orixás de energia negativos, recorrem aos aspectos negAtivos da orixá planetária Iansã-Oiá.

  
Iansã-Oiá, reportemo-nos a seu elemento pRimeiro o ar. Presente em nível de mudança, transformação, como energia propulsora e renovadora.
Em nível de terra este Orixá está diretamente relacionada ao intelecto, tal como Xangô, mas de forma distinta, pois o Xangô é de energia refreadora, em termos práticos, coloca o método no pensamento ágil gerado pela Orixá Iansã-Oiá.
Consequentemente, esta Iabá está diretamente ligada aos avanços tecnológicos, e não apenAs as mudanças climáticas.
Em função de sua característica básica de estar ligada diretamente ao intelecto, a Orixá Iansã-Oiá foi associada ao planeta Mercúrio, logo, seu campo escuro localiza-se nos domínios do orixá Omulú, que rege o cemitério.
Iansã-Oiá é uma Deusa ligada à manifestação do feminino na fase crescente, trazendo em si a qualidade do movimento.
Une passado com o futuro, o lado sombrio da Lua com o lado iluminado, que anuncia um novo começo.
Iansã-Oiá está ligada com o número 9, que é o movimento puro.
Está associada ao ar, ao vento, a tempestade, ao relâmpago/raio (ar+movimento e fogo) e aos ancestrais (Eguns).
Deusa das tempestades, contribui para a fertilidade do solo.
Divindade eóliKa, sopram os ventos que afastam as nuvens, para a passagem dos raios desferidos por Xangô. E é o raio que abre os reservatórios do céu, para fazer cair a chuva, relação comum em todas as mitologias.
Iansã-Oiá é muito parecida com Xangô, uma cópia feminina do senhor do trovão.
E a esposa do Xangô mais jovem, guerreia com ele e detém o poder sobre o fogo, é a compAnheira de lutas e conquistAs, de causas e dissabores.
Segundo a mitologia iorubá, Iansã-Oiá foi a única esposa de Xangô, que o acoMpanhou até o fim de seus dias, ao passo que as demais debandaram, deixando Xangô na companhia da fidelíssima esposa mais jovem.
Xangô escutava Iansã-Oiá, que era justa e generosa.
Iansã-Oiá cozinhava para xangô e também gostava muito de comer.
Iansã-Oiá o grande vendaval, a charmosa, era a esposa que se vestia de fogo e comia pimenta crua, ela comia fogo com Xangô.
Com Iansã-Oiá, Xangô dividia sua causa, ele confiava em Iansã-Oiá, a leopArdo fêmea.




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