IANSÃ-OIÁ
R-18-160616
OYÁ ALÁAGBÁRA INÚ
AFÉÉFÉOIÁ- a poderosa que vive no vento
É a divindade dos ventos,
guerreira, foRte e destemida.
Orixá veloz, que nos
golpeia com a rapidez de um piscar de olhos.
Está presente no tempo e
no espaço, é a mãe das nove partes do céu, o grande vendaval que faz a limpeza
do ar que respiramos.
O ar em movimento
caracteriza a sua essência, é como o fogo que nos queima, sem que tenhamos
posto a mão nele.
É O orixá que faz as
coisas simultAneamente, graças a sua agilidade de espalhar o seu axé no mundo
dos vivos e dos mortos.
Iansã ou Oiá. Deusa
guerreira, divindade dos ventos, das tempestades, dos raios e dos redemoinhos.
É dona do ylê, a casa.
Iansã-Oiá em muitas
oKasiões é descrita como uma mulher masculinizada. (ver lenda dos orixás), com
uma personalidade quase andrógena, não poupando esforço para alcAnçar seus
objetivos.
Segundo algumas lendas,
Iansã-Oiá, em passado distante foi homem, e tornou-se mulher em tempo mais recente.
Da mesma forma que a orixá
Nanã, ela tem ligação diretA com Eguns, com sua forMa de feitiçaria bem
definida e estabelecida, comandando os espíritos dos mortos ou Egungun, o que é
visto como a mais masculina de todas as tarefas possíveis, afinal só os homens
podem oficializar e ajudar nos rituais dedicAdos aos espíritos dos mortos.
Iansã-Oiá tem um vasto
campo de ação e desenvolve o encaminhamento de espíritos desvaiRados,
enviando-os ao Orun onde serão equilibradas suas energias.
Mas no mundo espiritual
não serão as entidades apenas encaminhadas, serão organizadas para que o
equilíbrio venha em benefício individual e, ou coletivo.
Desta maneira então,
reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo onde o
magnetismo os esvAzia quando vê que um esgotamento total em todos os sete
sentidos é necessário.
Iansã-Oiá em tempos
remotos, era padroeira de uma sociedade secreta feminina, que cultuava os
ancestrais, que denominamos Egungun.
Foi o orixá Ogun que
conseguiu aKabar com a primazia das mulheres nesse culto, que passou a ser
exclusivamente masculino, (Ver lenda dos orixás ), mas, apesar disto, Iansã-Oiá
é reverenciada nessa sociedade.
O sacerdote dos Eguns, o
babalogê, só consegue ligação com o reino dos defuntos mediante a interferência
de Iansã-Oiá, porém, não guia os Eguns, não conduz as almas: isso é tArefa de
Exu.
A relação de Iansã-Oiá é
de luta. Ela combate os Eguns e sempre vence, assegurando, assim, a supremacia
dos orixás sobre o universo e os seres de qualquer natureza.
Além do contato com os
mortos, Iansã-Oiá também favorece a fecundidade, atributo inerente aos deuses.
É descrita como orixá
guerreira que carrega uma espAda e exibe seu temperamento agressivo.
É a força impulsiva e
firme que por experiência própria diz que, não convém se deixar levar pelas
emoções.
Orixá dos ventos, mas
também dos raios e tempestades, orixá guerreira, possui uma espada ou sabre
como símbolo da sua índole guerreira.
Orixá irrequieta,
autoritária, sensual, de temperamento muito forte, doMinadora e impetuosa.
A sua versatilidade
energética atua em união com os demais orixás de energia positivos, onde
acontece o equilíbrio recorrendo aos aspectos positivos da Orixá planetária
Iansã-Oiá.
Da mesma forma orixás de
energia negativos, recorrem aos aspectos negAtivos da orixá planetária
Iansã-Oiá.
Iansã-Oiá, reportemo-nos a
seu elemento pRimeiro o ar. Presente em nível de mudança, transformação, como
energia propulsora e renovadora.
Em nível de terra este
Orixá está diretamente relacionada ao intelecto, tal como Xangô, mas de forma
distinta, pois o Xangô é de energia refreadora, em termos práticos, coloca o
método no pensamento ágil gerado pela Orixá Iansã-Oiá.
Consequentemente, esta
Iabá está diretamente ligada aos avanços tecnológicos, e não apenAs as mudanças
climáticas.
Em função de sua
característica básica de estar ligada diretamente ao intelecto, a Orixá
Iansã-Oiá foi associada ao planeta Mercúrio, logo, seu campo escuro localiza-se
nos domínios do orixá Omulú, que rege o cemitério.
Iansã-Oiá é uma Deusa
ligada à manifestação do feminino na fase crescente, trazendo em si a qualidade
do movimento.
Une passado com o futuro,
o lado sombrio da Lua com o lado iluminado, que anuncia um novo começo.
Iansã-Oiá está ligada com
o número 9, que é o movimento puro.
Está associada ao ar, ao
vento, a tempestade, ao relâmpago/raio (ar+movimento e fogo) e aos ancestrais
(Eguns).
Deusa das tempestades,
contribui para a fertilidade do solo.
Divindade eóliKa, sopram
os ventos que afastam as nuvens, para a passagem dos raios desferidos por
Xangô. E é o raio que abre os reservatórios do céu, para fazer cair a chuva,
relação comum em todas as mitologias.
Iansã-Oiá é muito parecida
com Xangô, uma cópia feminina do senhor do trovão.
E a esposa do Xangô mais
jovem, guerreia com ele e detém o poder sobre o fogo, é a compAnheira de lutas
e conquistAs, de causas e dissabores.
Segundo a mitologia
iorubá, Iansã-Oiá foi a única esposa de Xangô, que o acoMpanhou até o fim de
seus dias, ao passo que as demais debandaram, deixando Xangô na companhia da
fidelíssima esposa mais jovem.
Xangô escutava Iansã-Oiá,
que era justa e generosa.
Iansã-Oiá cozinhava para
xangô e também gostava muito de comer.
Iansã-Oiá o grande vendaval,
a charmosa, era a esposa que se vestia de fogo e comia pimenta crua, ela comia
fogo com Xangô.
Com Iansã-Oiá, Xangô
dividia sua causa, ele confiava em Iansã-Oiá, a leopArdo fêmea.
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