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sexta-feira, 31 de julho de 2015

Obàtálá

OBÀTÁLÁ



OBA (rei) alá (BRANCO)
R-18-3007
É o Orixá mais velho.
Foi o primeiro Orixá cRiado por Olodumarê e é considerado o de maior valor na hierarquia, principalmente no Brasil com o sincretismo atuante.
Na verdade a importânciA de todos é equilibrada e mesmo para os brasileiros que tem na figura do orixá Bará situações controvérsias, pode-se observar ao longo dessa missiva que tem o seu poder também coloKado em forma de carma para o próprio Obatalá.
O Grande Orixá ou "O Rei do Pano Branco" para os iorubás, criador do mundo, dos homens, animais e plantas.
É o pAi de Oxalufan, que por sua vez é o pai de Oxaguian.  Obatalá que não se manifesta, não ocupa um médium, sua palavra transformA-se, imediatamente, em realidade.
Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a forMação de novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos, presidindo o nascimento, a iniciAção e a transição.

Sua maior festa é uma ceRimônia chamada "Águas de Obatalá" que diz respeito a sua lenda dos sete anos de encarceramento, culminando com a cerimônia do "Pilão de Obatalá".
Ele deu a palavra ao homem e durante suas festas não se fala, durante três semanas tudo é silêncio, pois a palavra é dele.
Orixá encarregado por Olodumarê em criar as partes físicas do ser humano, daí a que se lhe veja como o divino escultor.
É o responsável pelos defeitos físicos, ele é corcunda porque recusou-se a fazer  uma oferenda de sal numa cabaça e Bará castigou-o pregando a cabaça nas costas, razão pela qual não come sAl.
O desdobramento da evolução pode ser falho.
Defeitos ocorrem na natureza e do mito da criação.
Ifá reflete esta verdade, descrevendo o mundo como ele é e não como deveria ser.
O fato da tarefa da criação ser tirada de Obatalá, Oduduá parece ser uma referência para a Lei Natural. Que a lei diz que uma vez um sistema eKológico é posta em movimento, sempre se move para a inevitável extinção.
Colocando Oduduá encarregada da criação, sugere que há um mistério para além do universo visível e além da inevitAbilidade da morte.
Oduduá é o ventre da escuridão através do qual todo o renascimento emerge.
Quando Obatalá concorda em manter seus panos brancos, é uma promessa de continuar a luta pela perfeição em um universo imperfeito.
Sem essa luta não há existência, apenas a unidade primordial.
A cadeia usada por Obatalá para viajar do Reino dos Ancestrais para a Terra, parece ser uma representação simbólica da estrutura usada para trAnsmitir a informação genética de uma geração para a seguinte.  

Quando Obatalá coloca a galinha-d'angola no chão, a Terra se torna um lugar que pode apoiar os sistemas de vida.
A galinha-d'angola é sagrada para Oxum e tem cinco dedos, que é número sagrado de Oxum.
Oxum é o espírito da fertilidade e abundância.
A fim de atingir a Terra, as seMentes de Obatalá são plantas que crescem em uma palmeira.
A palmeira é considerada a árvore sagrada da vida. Algumas religiões designam uma determinada árvore para simbolizar a transformação de todas as coisas à medida que progridem através dos ciclos de nascimento, vida, morte e renAscimento.
  
CARACÓIS


A concha de caRacol como um objeto sagrado associado com Obatalá simbolizava a qualidade expansiva da evolução.

O caramujo Achatina fulica é usado pAra fins religiosos no Brasil como divindade oferecendo para Obatalá como um substituto para o caracol gigante AfriKano  Archachatina marginata  que é usAdo na NigériA , porque eles são conhecidos pelo mesmo nome Igbin, taMbém conhecido como Ibi ou Boi-de-Oxalá   no Brasil e na NigériA.

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