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segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Orixá Oxalá

OXALÁ


R-18-1109
É o governante da vida, esta associado á matriz cósmica, como princípio masculino e feminino do poder cosmogenético.
Criador do mundo inoRgânico.
Preside a passagem do sobrenatural á existência física do nascimento e também da transição, a morte, quando a pessoa perde a individualidade e volta ao pó físico e a essência matriz espiritual.
É o pai de todos os orixás por excelência, a metade superior da cabaça-mundo.
É o patrono da sabedoria, tal qual Olodumarê é o senhor absoluto, do poder da fala, do Orum.
Oxalá é o detentor do poder procriador masculino.
Todas as suas representações incluem o branco.
É um elemento dos primórdios, massa de ar e massa de água, a pró-forma e a formação de todo tipo de criaturas no Aie e no Orun.
Oxalá é alheio a todo o tipo de violência, disputas e brigas, gosta de ordem, da limpeza e da pureza.

Na África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun.
O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá, ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branKo.
Eram cerca de 154 os Orixás Fun Fun, mas no Brasil e em Portugal a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Oxalufã e Oxaguiã, se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao fato de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais.
O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação.
O nome Orixalá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e foi assim que passou a ser conhecido.
Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em váriAs qualidades das suas duas configurações principais: Oxalufã, Oxaguiã, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro, mais velho e paciente.

Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumarê e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres e todas as coisas que existiriam no mundo.
No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade.
Como Bará, reside em todos os seres humanos.
Representa o céu, o princípio de tudo, e foi encArregado de criar o mundo.
Equilíbrio positivo do universo, da fraternidade entre os povos da terra e do cosmo.
É considerado o fim pacífico de todos os seres.
A morte deve ser encarada com naturalidade como encaramos os demais assuntos da nossa vida, pois ela faz parte da natureza e sabeMos que tudo tem um início, um meio e um fim.
Bará inicia, Oxalá termina.

É assim nas rodas de Candomblé, nos Xirês, quando louvamos todos os orixás.
É ele que sempre atuará como mediador para acalmar discórdias em qualquer plano e produzindo uma solução, uma definição.


Oxalá, porém, é o que traz consigo a memória de outros tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes, merecendo, portanto, o respeito de todos numa sociedade que cultuAva ativamente seus ancestrais.

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