OXALÁ
R-18-1109
É
o governante da vida, esta associado á matriz cósmica, como
princípio masculino e feminino do poder cosmogenético.
Criador
do mundo inoRgânico.
Preside
a passagem do sobrenatural á existência física do nascimento e
também da transição, a morte, quando a pessoa perde a
individualidade e volta ao pó físico e a essência matriz
espiritual.
É
o pai de todos os orixás por excelência, a metade superior da
cabaça-mundo.
É
o patrono da sabedoria, tal qual Olodumarê é o senhor absoluto, do
poder da fala, do Orum.
Oxalá
é o detentor do poder procriador masculino.
Todas
as suas representações incluem o branco.
É
um elemento dos primórdios, massa de ar e massa de água, a
pró-forma e a formação de todo tipo de criaturas no Aie e no Orun.
Oxalá
é alheio a todo o tipo de violência, disputas e brigas, gosta de
ordem, da limpeza e da pureza.
Na
África, todos os Orixás relacionados com a criação são
designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun.
O
mais importante entre todos eles chama-se Orixalá, ou seja, o grande
Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei
do pano branKo.
Eram
cerca de 154 os Orixás Fun Fun, mas no Brasil e em Portugal a
quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Oxalufã e
Oxaguiã, se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A
designação de Orixá Fun Fun deve-se ao fato de a cor branca se
configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as
demais.
O
branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer
criação.
O
nome Orixalá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e foi
assim que passou a ser conhecido.
Todos
os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em váriAs
qualidades das suas duas configurações principais: Oxalufã,
Oxaguiã, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro,
mais velho e paciente.
Todas
as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente
por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumarê e
encarregado de criar não só o universo, como todos os seres e todas
as coisas que existiriam no mundo.
No
Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo
da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade.
Como
Bará, reside em todos os seres humanos.
Representa
o céu, o princípio de tudo, e foi encArregado de criar o mundo.
Equilíbrio
positivo do universo, da fraternidade entre os povos da terra e do
cosmo.
É
considerado o fim pacífico de todos os seres.
A
morte deve ser encarada com naturalidade como encaramos os demais
assuntos da nossa vida, pois ela faz parte da natureza e sabeMos que
tudo tem um início, um meio e um fim.
Bará
inicia, Oxalá termina.
É
assim nas rodas de Candomblé, nos Xirês, quando louvamos todos os
orixás.
É
ele que sempre atuará como mediador para acalmar discórdias em
qualquer plano e produzindo uma solução, uma definição.
Oxalá,
porém, é o que traz consigo a memória de outros tempos, as
soluções já encontradas no passado para casos semelhantes,
merecendo, portanto, o respeito de todos numa sociedade que cultuAva
ativamente seus ancestrais.
CONTATO E-mail:rakaama@vetorial.net <==> Site: www.vetorialnet.com.br/~rakaama Skype: peregrino rakaama CURTIR :https://www.facebook.com/PeregrinoRakaama http://www.facebook.com/rakaama.rakaama http://rakaama.blogspot.com/ http://rakaamapoesias.blogspot.com/ http://peregrinorakaama.blogspot.com/ http://www.facebook.com/rakaama.rakaama Twitter @Pjrakaama. linkedin- Peregrino Rakaama pjrakaama


Nenhum comentário:
Postar um comentário