QUALIDADES
E TÍTULOS MAIS COMUNS
R-18-190116
Aqui estão algumas das
mais conhecidas qualidades e títulos que pelo qual Bará pode ser conhecido
levando em consideração as regiões e nações que o utilizam.
*ABANADÁ é a qualidade de
Bará utilizada com eficácia nos axés de limpeza, descarrego de ebós negativos,
quizilas.
*ADAGUE é aquele que cuida
dos caminhos, mesmo que no caminho haja um trabalhador específico, ela atua
como zelador. Recebe suas oferendas nas encruzilhadas; seu assentamento é feito
dentro do templo; é um dos mais requisitados, pois faz a frente de Ogum, Oiá,
Xangô, Odé, Otim, Obá, Ossãe e Xapanã.
*ÀGBÁ pai-ancestre, representação
coletiva de todos os exús individuais.
*AGELÚ, Ajelú ou Ijelú é o
chamado menino, o mais novo dos Barás. Talvez seja um dos mais cultuados e
utilizados em axés, principalmente de amarração, correção de distúrbio de
personalidade principalmente dos filhos de Barás Olodês. Este é o Bará que faz
a frente dos Orixás de água, Oxum, Iemanjá e Oxalá.
Além do epô, usa-se mel
nas suas oferendas.
*ALADI dono do óleo do
caroço de dendê.
*ALUPANDA, utilizado nos
axés de descarrego onde envolve a entidades ligadas a casa de Nanã,como Omulu e
Xapanã.
*ALUVAIA o mais humano de
todos os Orixás possui todas as qualidades e defeitos.
*BI, auxiliar nos axés de
rua do Bará Agelu.
*BURUCU, auxiliar direto
das entidades envolvidas com espíritos obsessores.
*DEMÍ, Bará muito
requisitado para axés que envolva dinheiro.
*ELEBO,
senhor-das-oferendas .
*ELEGBÁRA ou legba é
senhor do poder, da força. Uma divindade Vodoun entre os Nàgó, e é visto como o
senhor do caos e da destruição.
*ELEPÔ, dono do
azeite-de-dendê.
*ELÉRÚ senhor do
erú,carrego .
*ENÚ-GBÁRIJO explicitador
de mensagens, conseguindo transformar todos meios de comunicação de maneira a
tornar-se conhecido e eficaz.
*GOGÓ, este caminho de
Bará, Divino Executor.
É conhecido também como o
Exu responsável pela recompensa divina a todos os atos dos seres humanos,
desencarnados e encarnados. Exu Gogó conhece todas as nossas reencarnações
estende sua ação através destes diversos ciclos encarnatórios. Aquilo que
costumamos chamar lei do retomo é exatamente a função do exú Gogó fazer este
retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal.
Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre
a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro
ritmo de vida. Quando isto não acontece numa vida, poderá ser resgatado numa próxima
encarnação.
*LALU, Bará observador, aquele
que tudo vê, silencioso. Gosta de resolver questões difíceis, problemas que
aparentemente não tem solução, gosta de quebrar mandigas.
Prefere seus presentes em
estradas de areia ou de barro, recebendo seus axés em uma das margens da
estrada.
*LANÃ o Bará dos caminhos.
Trabalha nos cruzeiros e todos tipos de encruzilhada. Tem as mesmas atribuições
do Bará Adague. Responde também nos cruzeiros de mato.
*LODÊ, Olodé .Tem seu
assentamento feito do lado de fora do templo. Divide sua morada com Ogum
Avagãn.
É o Orixá que mantém a
estrutura do templo; a sustentação dos terreiros depende do Bará Olodê, aquele
que fica fora no relento, ou a frente.
Bará Lodê: São Pedro,
quando faz adjunto com Iansã,
São Benedito com faz
adjuntó com Obá
*OBÁ, Bará rei-de-todos .
*ODARÁ o Senhor da
Felicidade aquele que guia, mostra o caminho, vai na frente. O bará da paz, do
branco, o verdadeiro exu de ORIXALÁ.
Gosta de trabalhar para
restaurar a harmonia e sintonia perfeita da família dentro da sua casa.
*OJÌSE-EBO, Encarregado de
transportar as oferendas.
*Okoto, o Senhor do
Caracol.
*OLÒBE, proprietário e
senhor da faca. Saudado em todo axé que envolva sangria.
*ONIDU, dono do carvão.
Entidade encarregada em limpeza e proteção principalmente contra Egun, trabalha
muito bem vinculado a Ossaim.
*OPIN é o Bará que deve
ser evocado sempre que queremos estabelecer um local como sagrado.
É ele quem faz a
demarcação dos limites que separam o espaço sacralizado do espaço comum.
Fazem-se uma construção
qualquer e nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixás, além de
evocar o exu do nosso caminho pessoal será necessário pedir a Bará Opin que
aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir daquele local deve passar
a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separação bem
nítida entre este espaço e o espaço livre para a circulação.
No caso de se colocar, por
exemplo, um assentamento dentro de casa, é aconselhável colocá-lo sobre uma
esteira e, se possível cercar em volta com uma outra esteira.
*ORO é o responsável pela
transmissão do poder através da fala. Ele é quem dá para os sacerdotes e
sacerdotisas o poder de acionar as forças espirituais através das evocações
sagradas: preces, encantações, cânticos. Existem algumas palavras de grande axé
usadas nos rituais sagrados que muitas vezes não se conhece a tradução. Elas
funcionam como códigos para abrir certos portais do mundo invisível, acionando
o poder para transformar nossas vidas. Somente Bará Oro conhece estes segredos,
e somente ele pode dar a autorização necessária para entrarmos nestes
mistérios.
*TIRIRI, muito utilizado
nas vibrações em que envolva justiça, pois este Bará esta vinculado a energia
de Xangô.
*TOLABÍ, ou Talabi,
entidade Bará vinculado as entidades de Oxum,sendo muito utilizado para
vibrações em que envolva vícios e parte financeira.
*TOQUÍ, aquele que carrega
coisas pequenas.
*YANGI, pedra vermelha de
laterita, primeira protoforma existente – água + terra
*WARA é o Bará que
controla os relacionamentos Interpessoais. Ou seja: amizade, sociedade de
renegados, casamento, companheirismo de trabalho, vinculo familiar,
fraternidade religiosa... Enfim, todos os tipos de relacionamentos só possuem
um estado de plena compreensão, harmonia e verdadeira colaboração quando
aprovados por Ele. Sempre que se planeja estabelecer um novo vinculo é
aconselhável consular Bará Wara e, de preferência, fazer-lhe uma oferenda de
apaziguamento, para que tudo possa ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem
possibilidades de atrito, confusão, mal-entendidos, etc...
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