DIA DE IEMANJÁ
No dia de Iemanjá, os
devotos preparam uma infinidade de oferendas para a mãe de todos os orixás
Deusa das águas, mãe de
todos os orixás. Diz a lenda africana que Iemanjá era a divindade de um rio de
água doce que, fugindo do marido raivoso, foi dar no mar, onde vive até hoje. A
festa que a homenageia acontece em todo o Brasil. É a maior manifestação
pública do Candomblé no País, com destaque para a comemoração que ganha as ruas
de Salvador todo 2 de fevereiro.
Mas a festa hoje tão
famosa entre baianos e turistas tem origens remotas. Tudo começou no século 16,
quando escravos trouxeram da África o culto a Iemanjá. A tradição ganhou força
entre os pescadores e suas mulheres – que, durante as tempestades, correm à
praia, rogando à orixá que não lhes tome o marido.
A primeira celebração
teria acontecido em 1923, organizada por um grupo de pescadores da colônia Z-1,
no bairro soteropolitano do Rio
Vermelho. Em um ano fraco de pescaria, contaram com o auxílio de uma mãe de
santo para aprender como agradar a rainha das águas. Todo ano os presentes dos
devotos são reunidos na Casa do Peso. Em cestas de palha, são arrumados pentes,
sabonetes, perfumes, jóias, flores, espelhos e uma infinidade de oferendas –
dizem que a entidade é um tanto vaidosa. À tarde, num cortejo de barcos, as
oferendas são depositadas no mar. Enquanto a procissão se afasta em meio aos
fogos de artifício, o povo dança e reza ao som de sambas de roda e afoxés.
Na década de 1960, houve
um rompimento do sincretismo típico da cerimônia. Na religião cristã, Iemanjá é
associada a Nossa Senhora da Conceição. A festa da Mãe D’Água era realizada em
conjunto com a paróquia do Rio Vermelho até o conflito com um vigário, que
teria ofendido a crença dos pescadores. Desde então, a igreja de Santana, onde
era realizada a missa, fica fechada no dia da festa. Hoje, indiferentes às
rixas do passado, baianos e turistas, umbandistas e católicos seguem se
reunindo, ano após ano, para homenagear a deusa.
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