ORIXÁ I F Á
R-18-290316
CONSULTE IFÁ ANTES DO PROBLEMA
COMEÇAR
MITOLOGIA
Ifá é um oráculo que, segundo
consta, nasceu no antigo Egito e migrou para a África Ocidental, especialmente
para as regiões onde hoje estão localizados a Nigéria e Benin.
Nestas terRas encontrou condições
de desenvolver-se e estabelecer-se até nossos dias, tendo chegado a Cuba e ao
Brasil no século XVIII com os escravos Nagôs.
Para dimensionar Ifá é necessário
explicar sua origem e missão. No princípio do mundo só existiam nosso
criador, Olofin, e o nada.
Só sua vibração.
Não havia tempo nem espaço. Então,
ele decidiu pôr em marcha o tempo, originando inúmeras outras vibrações,
suaves, que teceriam o Universo.
Olofin soprou mais forte e, das
partículas de seu hálito, formAram-se as estrelas e os planetas.
Olofin emitiu finos assobios e,
deles, surgiram as diferentes divindades.
Ele determinou que as coisas
ficassem separadas uma das outras: adiante, atrás, em cima, embaixo, originando
o espaço.
Olofin fez com que tudo tivesse um
passado, um presente e um futuro.
Ifá nasceu de Olofin, para
benefício da raça humana.
Fez um inventário do que havia
sido criado e organizou a eskala de valores.
Nesta escala, Ifá posicionou
Olofin no grau máximo, num inferior a este, Olodumare e Olorun.
Ele próprio ocupou, junto com
Obatalá e Oduduá, um degrau anterior a este último.
Porém, Oduduá ficou na frente,
governando a trilogia.
Dentro deste processo, desceram ao
plano terrestre os três grandes benfeitores da Humanidade:
Oduduá, Ifá e Obatalá.
O primeiro lançou mão de uma parte
da legião de espíritos que o cercava e os instruiu em relação a tarefa que
teriam daí para diante.
Ifá modelou um corpo de pouca
densidade, semelhante ao físico que teria a nova espécie em fase de criação.
Cada espírito, orientado por
Oduduá, oKupou um dos corpos astrais elaborados por Ifá.
Nessa morada semi-material,
passaram a vagar sobre a Terra como fantasmas.
Naquele momento, Obatalá começou a
delinear uma espécie, destinada a superar os outros animais.
Para tanto, mesclou e combinou os
elementos evolutivos necessários, dando forma ao ser humano.
Duas pernAs para sustentá-lo
firmemente, na posição vertical, própria de um rei.
Dois braços fortes, para dominar
as outras espécies.
Um coração grande e um peito
poderoso para guardar a força vital.
Uma cabeça com os melhores
sentidos, para observar e perceber o meio a seu redor.
Um sistema nervoso complexo,
fluidos e músculos.
Consumada a obra do G.'.rande
A.'.rquiteto d.'.o U.'.niverso, construtor do homem.
Ifá ocupa um lugar muito
significativo para os Iorubás, que vêm o mundo dividido em dois reinos
diferentes, ainda que inseparáveis: aje, o visível, o mundo concreto em que
vivemos e orun, o invisível, o reino espiritual dos ancestrAis e Orixás.
Este conceito do mundo é coMparado
a uma cabaça esférica, cujos hemisférios superior e inferior são como duas
cuias, uma voltada para outra. A superfície central plana é uma bandeja divina,
redonda, sobre a qual esta cultura representa, através de símbolos, objetos,
animAis e pessoas.
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