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quarta-feira, 30 de março de 2016

Orixá Ifá

ORIXÁ   I F Á


R-18-290316

CONSULTE IFÁ ANTES DO PROBLEMA COMEÇAR



MITOLOGIA

Ifá é um oráculo que, segundo consta, nasceu no antigo Egito e migrou para a África Ocidental, especialmente para as regiões onde hoje estão localizados a Nigéria e Benin.
Nestas terRas encontrou condições de desenvolver-se e estabelecer-se até nossos dias, tendo chegado a Cuba e ao Brasil no século XVIII com os escravos Nagôs.
Para dimensionar Ifá é necessário explicar sua origem e missão. No princípio do mundo só existiam nosso criador, Olofin, e o nada.
Só sua vibração.
Não havia tempo nem espaço. Então, ele decidiu pôr em marcha o tempo, originando inúmeras outras vibrações, suaves, que teceriam o Universo.
Olofin soprou mais forte e, das partículas de seu hálito, formAram-se as estrelas e os planetas.
Olofin emitiu finos assobios e, deles, surgiram as diferentes divindades.
Ele determinou que as coisas ficassem separadas uma das outras: adiante, atrás, em cima, embaixo, originando o espaço.
Olofin fez com que tudo tivesse um passado, um presente e um futuro.


Ifá nasceu de Olofin, para benefício da raça humana.
Fez um inventário do que havia sido criado e organizou a eskala de valores.
Nesta escala, Ifá posicionou Olofin no grau máximo, num inferior a este, Olodumare e Olorun.
Ele próprio ocupou, junto com Obatalá e Oduduá, um degrau anterior a este último.
Porém, Oduduá ficou na frente, governando a trilogia.
Dentro deste processo, desceram ao plano terrestre os três grandes benfeitores da Humanidade:
Oduduá, Ifá e Obatalá.
O primeiro lançou mão de uma parte da legião de espíritos que o cercava e os instruiu em relação a tarefa que teriam daí para diante.
Ifá modelou um corpo de pouca densidade, semelhante ao físico que teria a nova espécie em fase de criação.
Cada espírito, orientado por Oduduá, oKupou um dos corpos astrais elaborados por Ifá.
Nessa morada semi-material, passaram a vagar sobre a Terra como fantasmas.

Naquele momento, Obatalá começou a delinear uma espécie, destinada a superar os outros animais.
Para tanto, mesclou e combinou os elementos evolutivos necessários, dando forma ao ser humano.
Duas pernAs para sustentá-lo firmemente, na posição vertical, própria de um rei.
Dois braços fortes, para dominar as outras espécies.
Um coração grande e um peito poderoso para guardar a força vital.
Uma cabeça com os melhores sentidos, para observar e perceber o meio a seu redor.
Um sistema nervoso complexo, fluidos e músculos.

Consumada a obra do G.'.rande A.'.rquiteto d.'.o U.'.niverso, construtor do homem.

Ifá ocupa um lugar muito significativo para os Iorubás, que vêm o mundo dividido em dois reinos diferentes, ainda que inseparáveis: aje, o visível, o mundo concreto em que vivemos e orun, o invisível, o reino espiritual dos ancestrAis e Orixás.

Este conceito do mundo é coMparado a uma cabaça esférica, cujos hemisférios superior e inferior são como duas cuias, uma voltada para outra. A superfície central plana é uma bandeja divina, redonda, sobre a qual esta cultura representa, através de símbolos, objetos, animAis e pessoas.

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