OXAGUIÃ
R-18-220916
Oxaguiã,
também conhecido como Ajagunã, é o conflito que antecede a paz, a própRia revolução
que dá início as mudanças, as transformações
visando o futuro de maneira abrangente e não superficial, necessária ao dinamismo da vida e da
sociedade e a busca do conhecimento.
Orixá
do progresso e da cultura, o Orixá da vida e também da efervescência da vida,
da discussão, da guerra e do avanço, da estratégia, da inteligência, do branco,
do claro, do positivo e do masculino.
Oxaguiã
é também guerreiro, e sente prazer em destruir para concretizar o novo se
estabeleça.
É
o filho de Oxalufan, considerado o Oxalá novo, aquele que carrega a espada e o
escudo.
É
alguma vezes confundido com Ogun e não perde uma oportunidade de lutar contra
Omolú ou Xangô.
Por
ser um Orixá guerreiro, é o único que tem autorização de enfeitar seus colares
brancos com as pedras azuis, e suas roupAs brancas podem, às vezes, levar uma
franja vermelha.
Está
ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto
dos inhames.
É
pai de Odé Inlé, come com Ogunjá, Airà, Èsù, Oia e Onìra. Tem muito fundamento
com Oiá, pois é o dono do atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo
pelo qual as pessoas de Oxaguiã devem agradar muito a Oiá.
Vem
pelos Kaminhos de Onira.
Tem
ligação com Bará. Seus filhos devem evitar brigas, confusões e mentiras,
principalmente, não devem enganar Ogun ou aos seus filhos, pois será castigado
sem dó.
Não
devem comer ovo frito para não esquentar o Orixá. Cachaça, sal e dendê.
É
um Òrìsá muito perigoso, pela polaridade nele contida, ou seja: porque sempre
mostra as duas faces: a guerra e a paz.
Oxaguiã
é considerado um Orixá de alimentos branco, mas ele também esconde o lado
vermelho da espiritualidAde, muito teimoso, engana até a morte.
Traz
no seu bojo um grande carrego espiritual e os babalorixás têm que ter bastante
cuidado para cultivá-lo, justamente pelas duas faces que tem.
É
considerado o Santo das derrotas, das lutas, das batalhas, das guerras, mas
também considerado um Orixá que trás muita vitória quando resolve vencer sua
demanda.
Seu
assentamento são construídos com materiais de porcelana ou louça na cor branca,
bem parecido com o Igba oxalufan Geralmente com um agadá, escudo, pilão e
pombos, todos construídos de prata, chumbo ou estanho preso na tampa que cobre
uma terrina onde são guardados os objetos mais valiosos deste orixá.
Tem
em um dos seus nomes o título de ajá, o conquistador, o guardião, o guerreiro.
Patrono
da agricultura, das árvores, o grande orixá do inhame pilAdo.
Oxaguiã
além do seu assentamento, deve ter também um assentamento para Ogun.
Oxaguiã
é o único orixá fun-fun que guerreia, usando para isso uma espada e um escudo que
recebeu de Ogun.
Além
do raciocínio, esse orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos.
Grande
estrategista, não entrando numa guerra sem antes pensar muito bem para não pôr
em risco seus exércitos.
Evitava
o confronto, tentando sempre resolver os probleMas de outra maneira; mas, se os
argumentos não adiantavam, entrava na guerra lutando até o final, custasse o
que custasse. Para ele, era tudo ou nada.
Este
orixá, também carrega as cores azul e vermelha, além do branco. Isso deve-se ao
fato de possuir uma grande ligação com o orixá Ogun.
Todo
iniciado na cultura desse orixá, além do seu assentamento, deve ter também um
assentamento para Ogun.
Um
símbolo característico é o pilão, com o qual amassa o inhame, sua comida
preferida. Existem algumas festividades que homenageiam essa qualidade de
orixá, dentro do ciclo das águas de Oxalá, com o nome de Pilão de Oxanguiã.
É
o orixá da fartura, da riqueza e do rAciocínio pleno.
Ou Jafusi
Inanga
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