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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Orixá Oxaguiã


OXAGUIÃ




R-18-220916
Oxaguiã, também conhecido como Ajagunã, é o conflito que antecede a paz, a própRia revolução que dá início as mudanças, as transformações  visando o futuro de maneira abrangente e não superficial,  necessária ao dinamismo da vida e da sociedade e a busca do conhecimento.
Orixá do progresso e da cultura, o Orixá da vida e também da efervescência da vida, da discussão, da guerra e do avanço, da estratégia, da inteligência, do branco, do claro, do positivo e do masculino.
Oxaguiã é também guerreiro, e sente prazer em destruir para concretizar o novo se estabeleça.
É o filho de Oxalufan, considerado o Oxalá novo, aquele que carrega a espada e o escudo.
É alguma vezes confundido com Ogun e não perde uma oportunidade de lutar contra Omolú ou Xangô.
Por ser um Orixá guerreiro, é o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com as pedras azuis, e suas roupAs brancas podem, às vezes, levar uma franja vermelha.
Está ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto dos inhames.
É pai de Odé Inlé, come com Ogunjá, Airà, Èsù, Oia e Onìra. Tem muito fundamento com Oiá, pois é o dono do atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de Oxaguiã devem agradar muito a Oiá.
Vem pelos Kaminhos de Onira.
Tem ligação com Bará. Seus filhos devem evitar brigas, confusões e mentiras, principalmente, não devem enganar Ogun ou aos seus filhos, pois será castigado sem dó.
Não devem comer ovo frito para não esquentar o Orixá. Cachaça, sal e dendê.

É um Òrìsá muito perigoso, pela polaridade nele contida, ou seja: porque sempre mostra as duas faces: a guerra e a paz.
Oxaguiã é considerado um Orixá de alimentos branco, mas ele também esconde o lado vermelho da espiritualidAde, muito teimoso, engana até a morte.
Traz no seu bojo um grande carrego espiritual e os babalorixás têm que ter bastante cuidado para cultivá-lo, justamente pelas duas faces que tem.
É considerado o Santo das derrotas, das lutas, das batalhas, das guerras, mas também considerado um Orixá que trás muita vitória quando resolve vencer sua demanda.
Seu assentamento são construídos com materiais de porcelana ou louça na cor branca, bem parecido com o Igba oxalufan  Geralmente com um agadá, escudo, pilão e pombos, todos construídos de prata, chumbo ou estanho preso na tampa que cobre uma terrina onde são guardados os objetos mais valiosos deste orixá.
Tem em um dos seus nomes o título de ajá, o conquistador, o guardião, o guerreiro.
Patrono da agricultura, das árvores, o grande orixá do inhame pilAdo.
Oxaguiã além do seu assentamento, deve ter também um assentamento para Ogun.
Oxaguiã é o único orixá fun-fun que guerreia, usando para isso uma espada e um escudo que recebeu de Ogun.
Além do raciocínio, esse orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos.
Grande estrategista, não entrando numa guerra sem antes pensar muito bem para não pôr em risco seus exércitos.
Evitava o confronto, tentando sempre resolver os probleMas de outra maneira; mas, se os argumentos não adiantavam, entrava na guerra lutando até o final, custasse o que custasse. Para ele, era tudo ou nada.
Este orixá, também carrega as cores azul e vermelha, além do branco. Isso deve-se ao fato de possuir uma grande ligação com o orixá Ogun.
Todo iniciado na cultura desse orixá, além do seu assentamento, deve ter também um assentamento para Ogun.
Um símbolo característico é o pilão, com o qual amassa o inhame, sua comida preferida. Existem algumas festividades que homenageiam essa qualidade de orixá, dentro do ciclo das águas de Oxalá, com o nome de Pilão de Oxanguiã.
É o orixá da fartura, da riqueza e do rAciocínio pleno.
Ou Jafusi Inanga


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