CORPO
FÍSICO
R-18-260517
O
corpo dentro da perspectiva religiosa se encontra diretamente relacionada a uma
divindade e, por extensão a um dos elementos naturais, primordiais e demais
coisas a ela associada.
É
percebido como manifestação de ação espiritual.
Confia-se
que a criação do ser humano se deva a um orixá primordial, uma qualidade de
Oxalá chamada Ajalá, o fazedor de cabeças que aleatoriamente, combina elementos
no orun, na moldagem do “doble” do ser
humano.
Fica
claro assim não só a importância da cabeça-ori e o papel destacado que ela
assume em qualquer dos rituais de iniciação, mas também do orixá Oxalá,
considerado pai de todos.
Uma
vez produzido o “doble” a vida lhe é insuflada pelo hálito divino-EMI-de
Orinxalá, outra qualidade de Oxalá.
O
orixá principal do individuo é definido a partir da predominância de
determinados elementos a ele associado na composição do corpo.
>Elemento
água: as iabás, Nanã , Iemanjá , Oxum , Euá e Obá.(-)
>Elemento
ar: Oxalá(+) e Iansã(-)
>Elemento
terra: Ogun, Odé, Obaluaiê, Iroco, e Ossaim (+)
>Elemento
fogo : Bará e Xangô (+)
Os
orixás Oxumarê e Logunedé são considerados metá-metá, estando por essência
dupla, associado tanto a terra quanto á água.
Embora
todo o corpo seje importante, certas partes dele são vistas como fundamentais
para o equilíbrio da totalidade.
A cabeça, esta
direcionada para a descoberta dos elementos que a compõem e em busca da identidade própria.
Fazer a cabeça, ou fazer o santo para o iniciante pode significar a
possibilidade de se descobrir enquanto pessoa , e, ao mesmo tempo estabelecer
elos religiosos e sociais permanentes.
A fronte se encontra associado ao
futuro, a parte posterior, a nuca, ao passado e membros inferiores,
estão associados aos ancestrais, que nas iniciações são reforçadas e
atualizadas.
Lado direito é considerado masculino
e lado esquerdo feminino.
Pés, sola dos pés, elo de ligação
entre o poder do elemento terra, chamado de aiê.
Mãos, são entradas e saídas de forças provenientes dos
orixás.
Órgãos sexuais, masculinos
chamados de okani e femininos chamados de iamapô. São complementares quanto ao
papel sexual e social dos atribuídos.
Ou
jafusi inanga
23/02/1988
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