OBALUAIÊ
OU XAPANÃ,
R-20-060717
É o Orixá da
transformação.
Padroeiro dos pobres,
humildes e doentes, assim é conhecido o orixá Obaluaiê ou Xapanã, um dos mais
temidos e respeitados.
Tem o poder de cuRa, mas
também pode provocar doenças, principalmente como a varíola, e as enfermidades
de pele de todos os gêneros infecciosos.
É o médico dos pobres, é
um orixá ambivalente e a ele são atribuídas as doenças contagiosas.
A febre, doença de pele,
cegueira, surdez, catapora e sarampo são considerados manifestação de
Obaluaiê-Xapanã, que leva seres humanos a regeneração de algum mau costume.
Dono do interior da terra, está ligado ao mistério, ao oculto.
É reverenciado no silêncio
da morte.
Ao mesmo tempo em que o
orixá Bará desfaz os fluídos grosseiros e pesAdos, Obaluaiê-Xapanã desintegra
as pequenas cargas de energia negativa.
Recorre-se a
Obaluaiê-Xapanã em praticamente todos os tipos de problemas do cotidiano.
Com suas polaridades e
inversões, faz lembrar que Obaluaiê-Xapanã, com seu Bará, seu princípio
dinâmico do existir não é apenas sofrimento e morte, mas também transformação e
vida.
Bará e Obaluaiê-Xapanã
encontram-se na pele.
Obaluaiyê quer dizer rei e
dono da terra, sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte.
Usa o aze, capacete de
palha da Costa, ou o filah, capuz de palha da Costa e carrega na mão o xaxará,
feixe de fibra de palmeira, enfeitado com búzios.
Sua vestimenta é utilizada
principalmente em ritos ligados à morte e o sobrenatural, sua presença indica
que algo deve ficar oKulto.
Compostos de duas partes o
filá e o azé, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de
capuz trançado de palha da costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que
passam da cintura, o azé, seu asó-ìko roupa de palha é uma saia de palha da
costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por
baixo desta saia vai um xokotô, espécie de calça, também chamado cauçulú, em
que oculta o mistério da morte e do renascimento.
Nesta vestimenta acompanha
algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao
vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte.
Sua festa anual é o
Olubajé, Olu-aquele que, ba-aceita, jé-comer; ou ainda aquele-que-come, são
feitas oferendas e são servidAs suas comidas votivas.
Obaluaiê-Xapanã está presente em nosso dia-a-dia, quando
sentimos dores, agonia, aflição, ansiedade.
Está presente quando
sentimos coceira e comichões na pele.
Rege também o suor, a
transpiração e seus efeitos.
Rege aqueles que têm
problemas mentais, perturbações nervosas e todos os doentes.
Está relacionado a terra
quente e seca, como o calor do fogo e do sol, calor que lembra a febre das
doenças infectocontagiosas.
Obaluaiê-Xapanã está no organismo, no
funcionamento do organismo.
Na dor que sentimos pelo
mal funcionamento dos órgãos.
Está presente nos
hospitais, casa de saúde, ambulatórios, postos de saúde, clínicas, sempre
próximo aos leitos.
Como também em locais onde
existam pesquisas, estudos. Rege os mutilados, aleijAdos, enfermos.
Ele proporciona a doença,
mas principalmente, a cura, a saúde. É o Orixá da misericórdia.
Obaluaiê-Xapanã é à força da natureza que rege
o incômodo de um modo geral.
Rege o mal estar, o enjôo,
o mal humor, a intranquilidade.
É o Orixá do abafaMento e
está presente nele, bem como na má digestão e na congestão estomacal.
Gera o ácido úrico e seus
efeitos.
Obaluaiê-Xapanã está presente em todas as
enfermidades e sua invocação, nessas horas, pode significar a cura, a
recuperação da sAúde.
22/08/1999
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