Bom dia

Bom dia

Relógio

Peregrino na Estrada da Vida

Peregrino na Estrada da Vida
Peregrino na Estrada da Vida

Facebook

Facebook
Facebook Rakaama

Twitter

Twitter
@Pjrakaama

Pode copiar

Pode copiar

terça-feira, 11 de julho de 2017

Omulú

OMOLÚ



R-20-100417
É o responsável pela tRanslação da morte para o orum. Orixá da terra, é através dele que a terra recebe os corpos mortos.
Omolú é considerAdo como anterior à época em que Oduduá chegou a Terra, ele existia antes da criação do fogo na Terra.
Omolú está ligado ao interior da terra, ninù ilé e isso denota uma íntima relação Kom o fogo, já que esse elemento, domina as camadas mais profundas do planeta.
Fogo, o elemento transformAdor, que também pode ser   devastador tanto quanto as epidemias, as febres, as convulsões lançadAs por Omolú.
Orixá cercado de mistérios, Omolú é um deus de origeM incerta, pois em muitas regiões da África eram cultuados deuses com característicAs e domínios muito próximos aos seus.

A relação de Omolú com a moRte dá-se pelo fato de ele ser a terra, que proporciona os mecanismos indispensáveis para a manutenção da vida.
O homem nasce, cresce, desenvolve-se, torna-se forte diante do mundo, mAs continua frágil diante de Omolú, que pode devorá-lo a qualquer momento, pois Omolú é a terra, que vai consumir o corpo do homem por ocasião da sua morte.
Omolú, o Rei da Terra, é filho de Nanã, mas foi criado por Iemanjá que o aKolheu quando a mãe rejeitou-o por ser manco, feio e coberto de feridas.
É uma divindade da terra dura, sedenta e quente.
É às vezes chamado "o velho", com todo o prestígio e poder que a idade representa no cAndomblé.
Está ligado ao Sol, propicia colheitas e ambivalentemente detém a doença e a cura.
Com seu sassará, cetro ritual de pAlha da Costa, ele expulsa a peste e o mal. Mas a doença pode ser também a marca dos eleitos, pelos quais Omolú quer ser servido. Quem teve varíola é frequenteMente consagrado a Omolú.
Suas relações com os Orixás são marcadas pelas brigas com Xangô e Ogun e pelo abandono que os Orixás femininos legaram-lhe. Rejeitado primeiramente pela mãe, segue sendo abandonado por Oxum, por quem se apaixonou, que, juntamente com Iansã, troca-o por Xangô. Finalmente Obá, com quem se cAsou, foi roubada por Xangô.
É um Orixá solitário.
  
Ou jafusi inanga

13/11/2005




Nenhum comentário:

Postar um comentário