IEMANJÁ
R-20-020218
Iemanjá é um orixá
afRicano, cujo nome deriva da expressão ioruba Yèyé Omo ejá, Mãe cujos
filhos são peixes.
Iemanjá, a grAnde mãe, o
oceano que origina tudo.
De seu ventre saíram todos
os orixás, dos seus seios correm os rios que fertilizam a terra,
simboliKamente, é claro.
Como toda matriarca, é
benevolente e preocupada com o bem estar de todos, mas exerce uma autoridAde
mais pela astúcia que pela força.
No Brasil é a deusa do
mAr, da água salgada, enquanto na Nigéria, a deusa de um rio, e orixá dos Egbá,
onde existe o rio Yemonjà.
Iemanjá, também a deusa do
encontro das águAs do rio e do mar, dona, mas quero frisar que tem entidade
como Obá, que esta diretaMente ligada principalmente a pororoca.
No Brasil, Iemanjá é um
orixá muito popular e é reverenciada no Candomblé, no Batuque, e na umbAnda.
Uma das maiores
comemorações em honRa à Iemanjá ocorre no último dia do ano em várias praias do
litoral brasileiro.
Antes e após a queima de
fogos da passagem do ano, os devotos fazem oferendas à Rainha do Mar, um
dos títulos dos quais ela é saudada.
O ano que entra é entregue
a sorte a Aquela que nos recebe quando nascemos.
Iemanjá mais antiga é Iyá
Sagba, que quer dizer, a Mãe que passeia sobre as ondas.
Iemanjá é a imperAtriz
fecunda e resoluta totalmente aberta a criatividade.
A umbanda por influência
do sincretismo, promoveu Iemanjá como nova entidade, criação puramente
brasileira.
Moralizada como mãe de
todos os orixás.
Nela ficam condensadas as
característiKas das diversas entidades femininas.
Para as pessoas que querem
crer em uma mãe puritana, extremamente bondosa, etc, como as colocações de
todos os santos da igreja católica, com certeza vai se decepcionar com a
realidade dos Orixás que são em essência uma realidade do nosso mundo ou o
nosso mundo é uma realidade da dos orixás: Dual. Polarizado.
Iemanjá em suas
manifestações:
POSITIVA: Magnitude,
criatividade, destemor, constância, gestação.
NEGATIVA: Rudeza,
insensibilidade, medo demasiado, excessivo, crueldade, orgulho desmedido, gula.
Iemanjá, a Mãe é
reconhecida como estando na segunda posição de autoridade, mas é apática, falsa
e pouco disposta a atender as necessidades dos outRos.
A representação de Iemanjá
que se tem difundido o superou em muito a imagem de sereia ou de grande mãe
cujos seios descem até o chão.
Hoje é uma moça brAnca a
sair do mAr, cheia de luz, santa da igreja católica.
É gritante a semelhança
imposta pelos católicos, mesmo que apresente traços sedutores, é antes de tudo
a mãe boa, desafricanizada.
Sempre descrita como orixá
mãe, para quem esplêndidas oferendas florais são devotadamente depositadas em
todas as praias do Brasil.
Mas esta é apenas uma
faceta da Orixá, cujas qualidades negativas ficam ocultas para o grande
público.
Iemanjá, é vista um pouKo
menos feminina que algumas outras Orixás, porque é mãe dos Orixás e é claro,
mais velha e inibida.
ApesAr de seus gestos
meigos, ela mostra menos interesse em dar-se ou prestar atenção nos outros.
Ela é em geral, mais
distante e sua meiguice é interpretada, simplesmente, como boas maneiras.
Ela é a deusa do mar e
protetora das mães e esposas.
Representa a gestação e a
procriação.
Iemanjá está associAda á
foz dos rios e quebra-mares, mãe dos peixes e de todos as cabeças.
É invocada para trazer
prosperidade e abundância.
É um orixá que tem o poder
da curar as doenças com água, sem derraMamento de sangue, com sua própria
riqueza, os peixes, pode curar um mau ori, no ato do ebóri.
É um dos orixás mais
velhos entre os irunmonlés, podendo algumas vezes comer junto com os eguns.
Iemanjá, por presidir a
formação da individualidade, que como sabemos está na cabeça, está presente em
todos os rituais, especialmente no Bori.
Chamada também como a
Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do
nAscimento.
Se Bará fecunda e Oxum
cuida da gestação, é Iemanjá quem vai receber aquela nova vida no mundo e
entRegá-la ao seu regente, que inclusive pode ser até ela mesma. Isto tem uma
importância muito grande, no sentido e na visão da Cultura Africana, sobre a
fecundação e concepção da vida humana.
Daí o titulo de Iyá, mãe,
melhor, Iyá – Ori, mãe da cabeça, e plasmadora de todas as cabeças, aquela que
gera o Ori, que dá o sentido da vida e nos permite pensar, raciocinar, viver
normAlmente como seres pensantes e inteligentes.
Essa força da natureza
também tem um papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que vai reger
nossos lares, nossas casas, é Iemanjá que vai dar o sentido de família a um
grupo de pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
Ela é a geradora e
personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos, transformando-os num
grupo coeso.
Iemanjá é o sentindo de
educação que damos aos nossos filhos, os mesmos que recebemos de nossos pais,
que aprenderam com nossos avós.
Iemanjá rege até o
castigo, as sanções que apliKamos aos filhos.
É o sentido básico, é a
base da formação de uma família, aquela que vai gerar o amor do pai pelo filho,
da mãe pelo filho, dos filhos pelos pais, transformando tais sentimentos num
só, poderoso, imbatível, que se perpetuará.
Iemanjá é a família! Rege
as reuniões de família, os aniversários, as festas de casamento, as
comemorações que se fazem dentro da família.
É o sentido da união, seja
ligado, por laços consanguíneos, ou não.
Dentro do culto, numa casa
de santo, Iemanjá também atua organizando e dando sentindo ao grupo, à
comunidAde ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar.
Iemanjá também está
presente nas decisões, nos momentos de angústia e preocupação pelo ente
querido, pois seus sentimentos geram os nossos, a necessidade de saber se
aqueles que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de
Iemanjá, que não vai deixar morrer dentro de nós o sentido de amor, do amor ao
próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro
parente, ou amigo muito querido.
Iemanjá é a preocupação e
o desejo de ver aquilo que amamos a salvo, sem problemAs.
Iemanjá está presente nos
mares e oceanos.
É a Senhora das águas
salgadas e será ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres
aquáticos e provendo o aliMento vindo de seu reino. Iemanjá é a onda do mar, o
maremoto, a praia em ressaca, a marola, Ela quem controla as marés, é ela quem
protege a vida no mAr.
Ou jafusi Inanga
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