IEMANJÁ
Iemanjá é um orixá
afRicano, cujo nome deriva da expressão ioruba Yèyé Omo ejá, Mãe cujos filhos
são peixes.
Iemanjá, a grAnde mãe, o
oceano que origina tudo.
De seu ventre saíram todos
os Orixás, dos seus seios correm os rios que fertilizam a terra,
simboliKamente, é claro.
Como toda matriArca, é
benevolente e preocupada com o bem-estar de todos, mas exerce uma autoridade
mais pela astúcia que pela força.
No Brasil é a deusa do
mar, da água salgada, enquanto na Nigéria, a deusa de um rio, e orixá dos Egbá,
onde existe o rio Yemonjà.
Iemanjá, também a deusa do
encontro das águAs do rio e do mar, dona, mas quero frisar que tem entidade
como Obá, que esta diretaMente ligada principalmente a pororoca.
No Brasil, Iemanjá é um
orixá muito popular e é reverenciada no Candomblé, no Batuque, e na umbAnda.

Uma das maiores
comemorações em honRa à Iemanjá ocorre no último dia do ano em várias praias do
litoral brasileiro.
Antes e após a queima de
fogos da passagem do ano, os devotos fazem oferendas à Rainha do Mar, um dos
títulos dos quais ela é saudada.
O ano que entra é entregue
a sorte a Aquela que nos recebe quando nascemos.
Iemanjá mais antiga é Iyá
Sagba, que quer dizer, A Mãe que passeia sobre as ondas.
Iemanjá é a imperAtriz
fecunda e resoluta totalmente aberta a criatividade.
A umbanda por influência
do sincretismo, promoveu Iemanjá como nova entidade, criação puramente
brasileira.
Moralizada como mãe de
todos os orixás.
Nela ficam condensadas as
característiKas das diversas entidades femininas.
Para as pessoas que querem
crer em uma mãe puritana, extremamente bondosa, etc, como as colocações de
todos os santos da igreja católica, com certeza vai se decepcionar com a
realidade dos Orixás que são em essência uma realidade do nosso mundo ou o
nosso mundo é uma realidade da dos orixás:Dual. Polarizado.
Iemanjá em suas
manifestações:
POSITIVA: Magnitude,
criatividade, destemor, constância, gestação.
NEGATIVA: Rudeza,
insensibilidade, medo demasiado, excessivo, crueldade, orgulho desmedido, gula.

Iemanjá, a Mãe é
reconhecida como estando na segunda posição de autoridade, mas é apática, falsa
e pouco disposta a atender as necessidades dos outRos.
A representação de Iemanjá
que se tem difundida, superou em muito a imagem de sereia ou de grande mãe
cujos seios descem até o chão.
Hoje é uma moça brAnca a
sair do mAr, cheia de luz, santa da igreja católica.
É gritante a semelhança
imposta pelos católicos, mesmo que apresente traços sedutores, é antes de tudo
a mãe boa, desafricanizada.
Sempre descrita como orixá
mãe, para quem esplêndidas oferendas florais são devotadamente depositadas em
todas as praias do Brasil.
Mas esta é apenas uma
faceta da Orixá, cujas qualidades negativas ficam ocultas para o grande
público.
Iemanjá, é vista um pouKo
menos feminina que algumas outras Orixás, porque é mãe dos Orixás e é claro,
mais velha e inibida.
ApesAr de seus gestos
meigos, ela mostra menos interesse em dar-se ou prestar atenção nos outros.
Ela é em geral, mais
distante e sua meiguice é interpretada, simplesmente, como boas maneiras.
Ela é a deusa do mar e
protetora das mães e esposas.
Representa a gestação e a
procriação.
Iemanjá está associAda á
foz dos rios e quebra-mares, mãe dos peixes e de todos as cabeças.
É invocada para trazer
prosperidade e abundância.
É um orixá que tem o poder
da curar as doenças com água, sem derraMamento de sangue, com sua própria
riqueza, os peixes, pode curar um mau ori, no ato do ebóri.
É um dos orixás mais
velhos entre os irunmonlés, podendo algumas vezes comer junto com os eguns.
Iemanjá, por presidir a
formação da individualidade, que como sabemos está na cabeça, está presente em
todos os rituais, especialmente no Bori.
Chamada também como a
Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do
nAscimento.

Se Bará fecunda e Oxum
cuida da gestação, é Iemanjá quem vai receber aquela nova vida no mundo e
entRegá-la ao seu regente, que inclusive pode ser até ela mesma. Isto tem uma
importância muito grande, no sentido e na visão da Cultura Africana, sobre a
fecundação e concepção da vida humana.
Daí o titulo de Iyá , mãe,
melhor, Iyá – Ori, mãe da cabeça, e plasmadora de todas as cabeças, aquela que
gera o Ori, que dá o sentido da vida e nos permite pensar, raciocinar, viver
normAlmente como seres pensantes e inteligentes.
Essa força da natureza
também tem um papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que vai reger
nossos lares, nossas casas, é Iemanjá que vai dar o sentido de família a um
grupo de pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
Ela é a geradora e
personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos, transformando-os num
grupo coeso.
Iemanjá é o sentindo de educação que damos aos
nossos filhos, os mesmos que recebemos de nossos pais, que aprenderam com
nossos avós.
Iemanjá rege até o
castigo, as sanções que apliKamos aos filhos.
É o sentido básico, é a
base da formação de uma família, aquela que vai gerar o amor do pai pelo filho,
da mãe pelo filho, dos filhos pelos pais, transformando tais sentimentos num
só, poderoso, imbatível, que se perpetuará.
Iemanjá é a família! Rege
as reuniões de família, os aniversários, as festas de casamento, as
comemorações que se fazem dentro da família.
É o sentido da união, seja
ligado, por laços consanguíneos, ou não.
Dentro do culto, numa casa
de santo, Iemanjá também atua organizando e dando sentindo ao grupo, à
comunidAde ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar.
Iemanjá também está
presente nas decisões, nos momentos de angústia e preocupação pelo ente
querido, pois seus sentimentos geram os nossos, a necessidade de saber se
aqueles que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de
Iemanjá, que não vai deixar morrer dentro de nós o sentido de amor, do amor ao
próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro
parente, ou amigo muito querido.
Iemanjá é a preocupação e
o desejo de ver aquilo que amamos a salvo, sem problemAs.
Iemanjá está presente nos
mares e oceanos.
É a Senhora das águas
salgadas e será ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres
aquáticos e provendo o aliMento vindo de seu reino. Iemanjá é a onda do mar, o
maremoto, a praia em ressaca, a marola, Ela quem controla as marés, é ela quem
protege a vida no mAr.

Mitologia
Olodumaré fez o mundo e
repartiu entre os orixás vários poderes, dando a cada um reino paRa cuidar.
A Bará deu o poder da
comunicação e a posse das encruzilhadas.
A Ogum o poder de forjar
os utensílios para agricultura e o domínio de todos os caminhos.
A Odé o poder sobre a caça
e a fartura.
A Obaluaiê o poder de
controlar as doençAs de pele.
A Oxumaré seria o
arco-íris, embelezaria a terra e comandaria a chuva, trazendo sorte aos
agricultores.
A Xangô o poder da justiça
e sobre os trovões.
A Oyá reinaria sobre os
mortos e teria poder sobre os raios.
A Ewá controlaria a subida
dos mortos para o Orum, bem como reinaria sobre os cemitérios.
A Oxum seria a divindade
da beleza, da fertilidade das mulheres e de todas as riquezas materiais da
terra, bem como teria o poder de reinar sobre os sentimentos de amor e ódio.
A Nanã a dádiva, por sua
idade avançada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, além de ser o final de
todos os mortais, nas profundezas de sua terra, os corpos dos mortos seriam
recebidos.
Alem disso do seu reino
sairia a lama da qual Oxalá modelaria os mortais, pois Odudua já havia criado o
mundo.
Todo o processo de criação
terminou com o poder de Oxaguian que inventou a cultura material.
Para Iemanjá, Olodumare
destinou os cuidados da casa de Oxalá, assim como a criação dos filhos e de
todos os afazeres domésticos.
Iemanjá trabalhava e
reclamava de sua condição de menos favorecida, afinal, todos os outros deuses
recebiam oferendas e homenagens e ela, vivia como esKrava.
Durante muito tempo
Iemanjá reclamou dessa condição e tanto falou, nos ouvidos de Oxalá, que este
enlouqueceu. O ori de Oxalá não suportou os reclamos de IemAnjá.
Oxalá ficou enfermo,
Iemanjá deu-se conta do mal que fizera ao marido e, em poucos dias curou Oxalá.
Oxalá agrAdecido foi a
Olodumarê pedir para que deixasse a Iemanjá o poder de cuidar de todas as
cabeças. Desde então Iemanjá recebe oferendas e é hoMenageada quando se faz o
bori e demAis ritos à cabeça.

Olodumare-Olofim vivia só
no Infinito, ceRcado apenas de fogo, chamas e vapores, onde quase nem podia
caminhar.
CansAdo desse seu universo
tenebroso, cansado de não ter com quem falar, cansado de não ter com quem
brigar, decidiu pôr fim àquela situação.
Libertou as suas forças e
a violência delas fez jorrar uma tormenta de águas.
As águas debateram-se com
rochas que nasciam e abriram no chão profundas e grandes cavidades.
A água encheu as fendas
oKas, fazendo-se mares e oceanos, em cujas profundezas Olocum foi habitar.
Do que sobrou da inundAção
se fez a terra.
Na superfície do mAr,
junto à terra, ali toMou seu reino Iemanjá, com suas algas e estrelas-do-mar,
peixes, corais, conchas, madrepérolas.
Ali nasceu Iemanjá em
prata e azul, coroAda pelo arco-íris Oxumarê.

AJÊ SALUGÁ
Ajê Salugá é a irmã mais
nova de Iemanjá.
Ambas são as filhas
pRediletas de Olokun.
Quando a imensidão das
águas foi criada, Olokun dividiu os mares com suas filhas e cada uma reinou numa
diferente região do oceano.
Ajê Salugá ganhou o poder
sobre as marés.
Eram nove as filhas de
Olokun e por isso se diz que são nove as Iemanjás.
Dizem que Iemanjá é a mais
velha Olokun e que Ajê Salugá é a Olokun caçula.
Olokun deu às suas filhas
os mares e também todo o segredo que há neles.
Mas nenhuma delAs conhece
os segredos todos, que são os segredos de Olokun.
Ajê Salugá era,
porém,menina muito curiosa e sempre ia bisbilhotar em todos os mares.
Quando Olokun saía para o
mundo, Ajê Salugá fazia subir a maré e
ia atrás cavalgando sobre as ondas.
Ia disfarçada sobre as
ondas, na forma de espuma borbulhante.
Tão intenso e atrativo era
tal brilho que às vezes cegava as pessoas que olhavam.
Um dia Olokun disse à sua
filha caçula:
O que dás para os outros
tu também terás, serás vista pelos outros como te mostrares. Este será o teu
segredo, mas sabe que qualquer segredo é sempre perigoso.
Na próxima vez que Ajê
Salugá saiu nas ondas, aKompanhando, disfarçada, as andanças de Olokun, Seu
brilho era ainda bem mAior, porque maior era seu orgulho, agora detentora do
segredo.
Muitos homens e mulheres
olhavam admirAdos o brilho intenso das ondas do mar e cada um com o brilho
ficou cego, seu poder cegava os homens e as mulheres.
Mas quando Ajê Salugá
taMbém perdeu a visão, ela entendeu o sentido do segredo.
Iemanjá está sempre com
ela, quando sai para passear nas ondas.
Ela é a irmã mais nova de
IemAnjá.
Quando se encontRava no
céu perto de Mawu, o caramujo Aje se chamava Aina e era do sexo feminino.
Naquela época, Fa Ayedogun
passava por sérias dificuldades financeiras e, por ser muito pobre, não era
convidAdo a participar de qualquer festa ou reunião social.
Aina, recém nascida, era
muito feia.
Sua aparência terrível
fazia com que todos evitassem
sua companhia e ninguém
aceitava tê-la em casa.
Depois de ser rejeitada em
todas as casas, Aina bateu na porta de Fa Ayidogun, que apesar do estado de
miséria em que se enKontrava, acolheu a menina.
Uma bela noite, Aina
acordou Fa, anunciando que estava prestes a vomitar.
O hospedeiro
apresentou-lhe uma tigela para que vomitasse, mas ela recusou-se.
Uma cabaça foi trazida e
também recusada e depois, uma jarra foi objeto de nova recusa.
Fá perguntou então, o que
poderia fAzer para ajudá-la e Aina disse:
Lá no lugar de onde
venho,costuma-se vomitar todos os dias, no quarto.
Conduzida ao quarto, Aina
começou a vomitar todos os tipos de pedras preciosas, brancas, azuis,vermelhas,
verdes, etc.
Naquele momento, um mArabu
que passava,penetrou na casa de Fá e perguntou por Aina.
-Ela está no
quarto,acometida por uma crise de vômitos. Respondeu Fá. O estrangeiro foi ver
o que se passava e ao deparar com Aina vomitando pedras preciosas, exclamou:
Ha! Nós não conhecíaMos os
poderes de Aina, hoje revelados!
Disposto a serví-la, colocou-lhe o nome de Anabi ou
Ainayi, que emYoruba quer dizer: Aina vomita, Aina deu todA riqueza a Fá
Ayidogun.
Arquétipo
São imponentes, calmas,
sensuais, fecundas e cheias de dignidade e dotados de irResistível
fascínio, pelo menos a primeira vista,
pois geralmente as pessoas tendem a desconfiar das maneiras de atuação dos
filhos de Iemanjá, por isso são campeões de descasamentos, de encontros
desmarcados, após um primeiro encontro.
São voluntariosos, fortes,
rigorosos, protetores, altivos e, algumas vezes, impetuosos e arrogAntes, nesse
item ganham o troféu disparado.
Têm o sentido da
hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais.
Põem à prova as amizades
que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não
a esquecem jamais.
As mulheres de Iemanjá
preoKupam-se com os outros, são maternais e sérias.
Sem possuírem a vaidade de
Oxum, gostam do luxo, das coisas vistosas, das jóias caras, isso serve para os
filhos também que gostam de exageros, tendência à vida suntuosa mesmo se as
possibilidades do cotidiano não lhes permitem.
As filhas de Iemanjá são
boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de
outros. Não perdoam facilmente, quando ofendidas.
São possessivAs e muito
ciumentas.
São pessoas muito
voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus.
São pessoas fortes, rigorosas
e decididas.
Gostam de viver em
ambientes confortáveis com certo luxo e requinte.
Esses filhos põem a prova
as suas amizades, que tratam com um carinho maternal, mas são incapazes de
guardar um segredo, por isso não merecem total confiança.
Eles costumam exagerar em
suas verdades, para dizer que não mentem e fazem uso de chantagens emocionais e
afetivas.
São pessoas que dão grande
importância aos seus filhos, mantêm com eles os conceitos de respeito e
hierarquia sempre muito claros.
Sempre nas grandes
famílias, há um filho de Iemanjá, pronto a se envolver com os problemas de
todos, pois gosta tanto disso que pode se revelar um excelente psicólogo.
Fisicamente, os filhos de
Iemanjá tendem a obesidade, ou a uma certa desArmonia no corpo.
As mulheres, por exemplo,
acabam ficando com os seios caídos e as nádegas contidas e preferem os cabelos
compridos.
São extrovertidos e sempre
sabem de tudo, mesmo que não saibam.
Os filhos de Iemanjá são
quase sempre sensíveis, emotivos, e podem ter dupla personalidade.
São metódicos, aceitam com
revolta seu destino, sentem fascinação por tudo que seja oculto.
Tendência a mais de um
casamento.
Sua revolta intensa é
comparada as ondas do mar.
Num constante vai e vem
por toda a vida.
Propensa a obesidade,
câncer de mama, problemas de coluna, doença mental. Seus filhos sentem-se donos
da verdade, passam a aparência de calmos, polidos, meigos, huMildes, mas no
fundo são muito arrogantes, e você não sabe o que na realidade estão pensando.
O aspecto físico é marcado
pelo corpo e a ossadura grande, ancas largas, seios generosos.
As mulheres de Iemanjá são
muito mais mãe do que esposa, bastante independente em relação aos homens,
maridos, amantes, ou pai.
Seus sentimentos maternais
exprimem-se antes no zelo e no amor com que se dedicam á educação de crianças
que podem até nem ser delas do que dando a luz inúmeros rebentos.
Não gostam de anarquias,
brigas.
Dificilmente um filho de
Iemanjá fala bem de alguém. Muitas vezes são mesquinhos, conformistas, mas não
duvide que traia alguém pAra conseguir alguma coisa.
Entidade de ligação

Exu Marabô
Ligado a Iemanjá, tem
atuação sobre toda a orla marítima e áreas de pesquisa científica. Encarregado
de fiscalizar o plano físico, distribuindo ordens aos seus comandados, nos mais
diversos planos de sua jurisdição.
Dificilmente baixa em
terreiros. Fala e escreve perfeitamente o francês.
Quando incorpora, usa o
nome de seu companheiro Agalieraps, exu Mangueira.


Iyemoja mo pe
Iemanjá eu te chamo
Yèyé awon eja mo pe
Mãe dos filhos peixes eu te chamo
Eniti nso agan di olomo mo pe
A pessoa que tornou aquela mulher fértil para ter filhos, eu te chamo
Eniti nso talaka di olowo mo pe
A pessoa que tornou pobre em rico, eu te chamo
Inu re ni Olokun ti jade
Dentro de você, saiu Olokun
Inu re ni Òsóòsí ti jade
Dentro de você, saiu Oxossí
Inu re ni Ode ti jade
Dentro de você, saiu Odé
Inu re ni Olosa ti jade
Dentro de você, saiu Olosá
Ko wa gbo igbe ebe mi.
Para você ouvir o meu grito de clamor.
Báálé
Báálé!
Iyemoja ágbódò dáhùn ire
Iemanjá, de dentro das água, responde com o bem.
Ìyá mi.
Minha mãe,
Aseperiola.
Que pode ser chamada para trazer prosperidade.
Abèrìn èye lénu
A que sorri elegantemente.
Iwo l'oko mi
Você é minha senhora.
Abìrìn iyì lésè méjèjì
Louváveis são os passos de seus pés.
Olówó orí mi
Dona do meu orí.
Omi owó kò wón nílé wa
A água que traz prosperidade não falta em nossa casa.
Omi là bureke
Água em abundância.
Iyemoja a tó f'ara tì bí òkè
Iyemanjá,firme como a montanha, nela podemos nos apoiar.
O l'ómi nílé bí egbele
Possui casa formada por muitas águas.
Òrìsà tí nfi omi tútù wo àrùn
Orixá que cura doenças com água fria.
A wo àrùn fún olomo má gba èjé
Que cura as doenças sem pedir sangue aos familiares do doente.
Iyemoja a tún orí eni tí kò sunwòn se
Iemanjá , que melhora o mau ori.
Túbò tún orí mi se kalé o.
Melhora mais e mais o meu ori, até o fim da minha vida.
Agbe ni igbe're ki Iyemoja Ibikeji odo.
É o pássaro que leva fortuna boa ao Espírito da Mãe da Pesca, a Deusa do Mar.
Aluko ni igbe're k'losa, ibikeji odo.
É o pássaro Aluko que leva fortuna boa ao Espírito da Lagoa, o Assistente para a Deusa do Mar.
Ogbo odidere i igbe're k'oniwo.
É o papagaio que leva fortuna boa ao Chefe de Iwo.
Omo at'Orun gbe 'gba aje ka'ri w'aiye.
É crianças que trazem fortuna boa de Céu para Terra.
Olugbe-rere ko, Olugbe-rere ko, Olugbe-rere ko,
Ó Grande que dá coisas boas, Ó Grande que dá coisas boas, Ó Grande que dá coisas boas.
Gbe rere ko ni olu-gbe-rere
Me dê Coisas Boas do Grande que dá Coisas Boas
Axé!

prece
Oh! Iemanjá, seReia do
mar.
Canto doce, acalanto dos
aflitos.
Mãe do mundo, tenha
piedade de nós.
BenditAs são as benções
que vem do teu reino.
Meu coração e minha alma
se
abrem para receber as suas
bênçãos.
Mãe que protege, que
sustenta,
que leva embora toda dor.
Mãe dos Orixás, mãe que
Kuida
e zela pelos seus filhos
e os filhos de seus
filhos.
IemAnjá, tuA luz
norteia meus pensaMentos
e tuas águas lavam minha
cAbeça.

tÍtulos e qualidades

Muito rica e pouco vaidosa. Adora
carneiro.
Come com Nanã.







Deu início a sagrada dinastia dos
primeiros reis de Oió. Trabalhadora, briguenta, violenta, feiticeira, baila com
uma cobra enrolada no braço.
É representada como uma sereia de
longos cabelos pretos. Rege a maternidade, e a mãe dos peixes que representam
fecundidade.
Seu dia à sábado. Nas grandes
"obrigações", são oferecidos cabra branca, pata ou galinha branca.
Gosta muito de flores e é costume
oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para
agradecimento. Sua cor é a branca com azul.
Usa um adé com franjas de
missangas que esconde o rosto. Leva na mão um
leque ritual de metal prateado de forma circular, com uma sereia
recortada no centro.
É a mãe de Xangô e quem cuidou de
Oxumarê.
Esposa de Oranian e muito
festejada durante as festas consagradas a seu filho Xangô. As suas contas são
branco leitosas, rajadas de vermelho e azul.









Curiosidades

Íyá mí nsé owó pélé-pélé nínu omi
Minha mãe esta erguendo as mãos, suavemente dentro das águas.





















MINHA HOMENAGEM A IEMANJÁ.*
*Cristiane Neder
Tua filha que te ama
mandou um poema
através do mar
para que possa me abençoar.
Ilumina toda minha existência,
assim como a luz
do sol, do luar e das estrelas
iluminam sem parar
as ondas do mar.
Ou jafusi Inanga
CONTATO
E-mail:rakaama@vetorial.net == Site: www.vetorialnet.com.br/~rakaama
Skype: peregrino rakaama
CURTIR :https://www.facebook.com/PeregrinoRakaama
http://www.facebook.com/rakaama.rakaama
http://rakaama.blogspot.com/
http://rakaamapoesias.blogspot.com/
http://peregrinorakaama.blogspot.com/ http://www.facebook.com/rakaama.rakaama
Twitter @Pjrakaama.
linkedin- Peregrino Rakaama pjrakaama
E-mail:rakaama@vetorial.net == Site: www.vetorialnet.com.br/~rakaama
Skype: peregrino rakaama
CURTIR :https://www.facebook.com/PeregrinoRakaama
http://www.facebook.com/rakaama.rakaama
http://rakaama.blogspot.com/
http://rakaamapoesias.blogspot.com/
http://peregrinorakaama.blogspot.com/ http://www.facebook.com/rakaama.rakaama
Twitter @Pjrakaama.
linkedin- Peregrino Rakaama pjrakaama
Nenhum comentário:
Postar um comentário