



BARÁ
Orixá Bará é uma divindade criada e manifesta desde os tempos primordiais, ligado a forças energéticas, e como todos os demais orixás, tem atribuições específicas.
Orixá Bará é quem estabelece a extensa rede de comunicação entre os seres humanos e a natureza divina que nos circunda.
Está diretamente ligado e relacionado com as partículas atômicas, as cargas eletrônicas que o sangue se encarrega de distribuir.
Portanto, Orixá Bará atua como plasma sanguíneo, bioelétrico.
Na verdade Ele esta associado à vários tipos de radiações energéticas que formam complexos agrupamentos, que logo se auto-organizam como uma rede de forças uniformes, ou seja, uma coleção de partículas (elétrons, íons, partículas neutras) ligadas a produção de radiação e oscilação de caracteres diversos.
Desta forma, o plasma biológico, Bará, permite estabelecer uma co-relação entre os processos internos do organismo e as condições externas do ambiente. Assim, o plasma pode ser definido como manifestação bioelétrica natural de todo o organismo vivo.
Ilustrando bem esta situação quanto a energia que envolve este orixá, temos uma frase muito usada no meio espiritualista, ou seja:
>ORIXÁ BARÁ está frio, ou ORIXÁ BARÁ está quente< Por esta frase é bem simples entender como através da complexidade que é esta energia atuando de forma direta na vida.

Quando Orixá Bará está próximo, a esfera, a sua aura é avermelhada e sua pele, por mais frio que esteja a temperatura ambiente, estará quente. Respondendo facilmente ao 'toque', ou seja, ao 'sacudimento'.
O chamado popular de sangue quente.
Quando ocorre a pessoa ter o afastamento desta energia, quando esta desequilibrado ou rompido com o ser, a sua aura, a sua esfera vibracional, fica completamente azul. O sujeito passa a agir com absoluta emoção, acaba se perdendo e desorganizando a sua vida, já que informações de fora não chegam corretas e completas ao cérebro, da mesma maneira que as de dentro não atingem a consciência do todo.
A dualidade é uma realidade característica do universo. O equilíbrio é mantido sob dois pólos. O homem por si só caracteriza-se por ser dual: CORPO e ESPÍRITO.
Esta dualidade muitas vezes cria controvérsia, e, temos com Orixá Bará, talvez a mais polêmica e controvertida energia.

Dúvidas imputadas pela distorção do conhecimento. Estímulo da imaginação visando manipular através do medo usando má fé e principalmente a influência negativa por falta de conhecimento, bitolando as mentes das pessoas, incutindo a maldade, o feio como oposto de uma nova criação mandatária e interesseira sendo o legado do bem, do belo, do divino. Pura ignorância.

Mas por muito tempo Orixá Bará foi tido, e o é ainda por muitos, como a personalização do demônio, do diabo.
Da mão ruim de deus? Não, claro que não, o demônio é simplesmente ruim e deus simplesmente bom. Simples, não achas?
Mas não é verdade e chega as margens da grosseria.
Orixá Bará, não é demônio, muito menos a negação da bondade.
Orixá Bará é o elemento dialético do cosmo, estando em todo local, é o >ser-força<, que esta em toda parte e pertence a todos os domínios existentes.
Esta energia esta diretamente associada e cumprindo o organograma estipulado por Olodumaré, sendo, mensageiro dos demais deuses, pois só ele pode dar movimento as coisas.

No universo tudo esta em movimento, evolução.
Tudo está ativo. Organizadamente ativo.
E somente Orixá Bará pode dar seqüência a evolução, pois somente ele pode transportar a mensagem do som que sai.
O fogo crescente que inicia seu caminho.
É importante frisar que os demais orixás, com suas responsabilidades em termos universal, tem também um Bará individualizado para servir de elemento de ligação entre o divino e os mortais.
E, mesmo assim Orixá Bará não perde sua individualidade, sua energia, muito ao contrario, ele absorve a energia a que esta vinculado e recomeça junto com a sua energia nova trajetória harmonizado com o todo, visando o cumprimento da regra do conjunto.

NÃO IMPORTA QUEM FAÇA.TEM QUE SER FEITO.
Orixá Bará é o primeiro filho de Iemanjá. Originalmente era o sol nascente, o fogo serpentino, crescente, criador e também destruidor.
Cheio de vigor. Governa o fluxo de energia e a realização correta dos fenômenos naturais, mensageiro entre deuses e mortais, por este motivo tornou-se o senhor dos caminhos, trabalhador nas encruzilhadas, estradas, portas, porteiras, etc.
Fogo serpentino. Liberto e autônomo. Grande poder de construir e destruir.
Mas não aceite o destruir como sinônimo de estragar, mas sim, uma necessidade de modificação buscando manter a evolução e o movimento.

Incansável e muitas vezes com fortes contradições.
Orixá Bará tem o privilégio de receber todas as obrigações em primeiro lugar.
É o mercador que move o mercado, os negócios.
Amigo dos prazeres da vida. Adora comer, beber, cantar, dançar, rir, fazer amor.
Não o sexo convencional, mas o charmoso, cheio de milindres, agrados, bajulamentos.
Sempre muito alegre, animado, brincalhão, inteligente e vivo.
É dado a fiscalização, e, a ele pertence o conhecimento do caminho, dos bons e maus costumes. Sempre atento a inovações.
Pode realizar qualquer tarefa, quando solicitado, desde que ganhe algo em troca.
Nesse particular convém salientar o que já foi colocado, ou seja, sempre serve-se ou agrada-se o Orixá Bará primeiro, pois como realçamos, Ele é o intermediário entre deuses e mortais, se não for agradado não adianta pedir a outras entidades, pois ele simplesmente ficará olhando as súplicas e não entrará em ação.
Orixá Bará é a ação.
Com suas polaridades e inversões, faz lembrar que Obaluaiê, com seu Bará, seu princípio dinâmico do existir não é apenas morte e sofrimento, mas sim e principalmente transformação e vida.
Bará e Obaluaiê encontram-se na pele.

Pela sua dinâmica, influência, Orixá Bará é uma entidade muito sensível que só Olodumaré pode controlar. Entidade ciumenta.
Deixo aqui um alerta, pois acredito ser muito oportuno para todo aquele que deseja entrar na estrada da vida margeando a linha dos orixás:
Orixá Bará é BOM, o que não é bom é a conduta e postura dos homens que desejam utilizar a energia dele para situações que alterem a evolução, principalmente utilizando sua carga negativa, saturada.
Alerto para a lei primeira: a lei do karma, causa e efeito.
Caminhante na estrada da redenção, que nossa consciência seja completa e que nossa fé não seja cega.
É normal que cada orixá e não poderia ser diferente com Orixá Bará, repasse a seus filhos encarnados um pouco do seu ser. De seus cacoetes, faniquitos e logicamente suas virtudes.
Bará, aquele que carrega o fardo na cabeça onde se encontra uma faca que danificará ou não a carga, dependendo do que se paga.
Como dono das chaves, dos portais, encruzilhadas e caminhos, deve sempre ter suas saudações, obrigações e cortes, este último quando necessário, feitos em primeiro lugar, assim nós humanos garantimos a segurança de nosso ritual, assim como no ritual e o Orixá responsável pela boa abertura dos trabalhos, está para nossos negócios e vidas, destrancando caminhos e abrindo portas, ou trancando e fechando, dependendo de nossos merecimentos e cumprimento de tarefas.
QUALIDADES E TÍTULOS MAIS COMUNS
Aqui estão algumas das mais conhecidas qualidades e títulos que pelo qual BARÁ pode ser conhecido levando em consideração as regiões e nações que o utilizam.
Além do epô, usa-se mel nas suas oferendas.
É conhecido também como o Exu responsável pela recompensa divina a todos os atos dos seres humanos, desencarnados e encarnados. Exu Gogó conhece todas as nossas reencarnações estende sua ação através destes diversos ciclos encarnatórios. Aquilo que costumamos chamar lei do retomo é exatamente a função do exú Gogó fazer este retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal. Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro ritmo de vida. Quando isto não acontece numa vida, poderá ser resgatado numa próxima encarnação.
Prefere seus presentes em estradas de areia ou de barro,recebendo seus axés em uma das margens da estrada.
Bará Lodê: São Pedro, quando faz adjuntó com Iansã,
São Benedito com faz adjuntó com Obá
Gosta de trabalhar para restaurar a harmonia e sintonia perfeita da familia dentro da sua casa.
É ele quem faz a demarcação dos limites que separam o espaço sacralizado do espaço comum.
Fazem-se uma construção qualquer e nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixás, além de evocar o exu do nosso caminho pessoal será necessário pedir a Bará Opin que aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir daquele local deve passar a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separação bem nítida entre este espaço e o espaço livre para a circulação.
No caso de se colocar, por exemplo, um assentamento dentro de casa, é aconselhável colocá-lo sobre uma esteira e, se possível cercar em volta com uma outra esteira.
WARA é o Bará que controla os relacionamentos Interpessoais. Ou seja: amizade, sociedade de negados, casamento, companheirismo de trabalho, vinculo familiar, fraternidade religiosa... Enfim, todos os tipos de relacionamentos só possuem um estado de plena compreensão, harmonia e verdadeira colaboração quando aprovados por Ele. Sempre que se planeja estabelecer um novo vinculo é aconselhável consular Bará Wara e, de preferência, fazer-lhe uma oferenda de apaziguamento, para que tudo possa ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem possibilidades de atrito, confusão, mal-entendidos, etc...


Orikis
Orikis ou itãs (Itans) são orações faladas e não cantadas. Ori (Cabeça) Kì (Saudação).... São formas poéticas de agradar e reconhecer a potencialidade do orixá conforme sua essência.
Iba Esù Odara
Esu Odara, inclino-me.
A Ba Ni Wa Oran Ba O Ri Da
Ele procura briga com alguém e encontra o que fazer.
O San Sokoto Penpe Ti Nse Onibode Olorun
Ele veste uma calça pequena para ser guardião na porta de Deus.
Oba Ni Ile Ketu
Rei da terra de Ketu.
Alakesi Emeren Aji E Aji E M(u) Ògùn
Aquele a quem se convida e que, tão logo acorda, toma um remédio.
A Lun ( se) Wa Se Ibini
Ele reforma Benin.
Laguna Jo Igbo Bi Orò
Laguna queima o mato como oro.
Esù Foli Fò O Fi Ókò Fo Oju Anan Re
Esu arrebenta facilmente os olhos de seus sogros com uma pedra.
LA Nyan Hamana
Ele caminha movendo-se com altivez.
Ika Kò Boro Boro
O malfeitor não morre depressa.
Kò Là Kò Rà O Ba Ona Oja Ile Su
Ele faz com que no mercado nada se compre e nada se venda.
Agbo L Ara A Yaba Má Pa ( Mo) Abemu
Agbo faz com que a mulher do rei não cubra a nudez de seu corpo.
O Se Firi Oko Ero Oja
Ele se torna rapidamente o senhor daqueles que passam pelo mercado.
Bara Fi Imu Fon Awon Sebi Okò L O Si
Quando Bara assoa o nariz, todo mundo acredita que o trem vai partir.
Ero Palemo Wara Wara
Os passageiros preparam-se rapidamente.

Lajunan jo igbo bí Oro
Lagunan queima o mato como oro.
Esú foli fò o fiókò fo o’ju anan re
Esú arrebenta facilmente os olhos de seus sogros com uma pedra.
L’a nyan hamana
Ele caminha movendo-se com altivez.
Ika k’ò ku boro boro
O malfeitor não morre depressa depressa.
Kò là kò rà o ba ona o’já ile su
Ele faz com que, no mercado,nada se compre e se venda até a noite chegar.
Agbo i ara a yaba má pa moabemu
Agbo faz com que a mulher do rei não cubra a nudez de seu corpo.
O se firi okò erro oja
Ele se torna rapidamente o senhor daqueles que passam pelo mercado.
Bara fí i um fon awon okò i o n’si
Quando Bara assoa o nariz, todo mundo acredita que o trem vai partir.
Ero palemo wara-wara
E os passageiros preparam-se rapidamente.
Esu Meleke asu waju elejo ya pada
Seu Meleke permanece na frente, o briguento se volta.
Agbo i erunkun
Agbo tem os joelhos sólidos (ele é robusto)
A fí kumo gba aya oba
Ele bate na mulher do rei com um porrete.
Agbo lekun sunkun
Agbo deixa o chorão chorar.
Agbo o ri jà má là
Agbo vê as pessoas se agredirem sem separá-las.
Be i o se o’ri dododo
É assim que ele mantém a cabeça erguida
Bimo si dododo
Ele tem filhos que mantêm a cabeça erguida.
Fotifo o se epon jana bimo si jan
Fotifo, que mostra seus testículos, tem filhos que mostram seus testículos
Agbo, o’rí mi nio
Agbo, eis aqui minha cabeça
A ko oloko ki o lo so o’ko
Ele ensina ao lavrador ir tomar conta de seu campo.
Agbo ologo lù ogo
Agbo bate nas pessoas com seu porrete.
Bara Meleke muomi nsufe
Bara Meleke bebe água assoviando.
Nitori irun a’be o gbo idi ana lo ka dodo
Os pêlos da vagina de sua sogra pendem em torno de
suas nádegas porque são velhos.
O bo bàtá njo bàtá lo Oyo
Ele se calça e parte para Oyo dançando ao ritmo batá.
Agbo o n’fí epo darí um
Agbo dissolve o acaçá com azeite
Bara elegbeje osusu
Bara tem mil e quatrocentos tufos de cabelo.
Agbo o’rí mi ni nko fí eleri gbe si i owo
Agbo que, um outro não ponha sua mão em minha cabeça.
Agbo i o wò soso dà o’mi ata si abe anan
Agbo que, calmamente, olha derramarem pimenta na vagina de sua sogra.
A bi irungbon ti gbe osu mefa ni ile alaro
Ele é como um barbudo que mora seis meses na casa do tintureiro.
Alaro kò gbodo re irungbon ko gbodo sonu
O tintureiro não pode nem tingir a barba dele nem pode ir jantar.
Bara ni oju ni i’le fí i um sunkun
Bara tem os olhos na terra e chora pelo nariz.
O ra o’já ajiga jiga
Ele compra sem pagar.
O sun ni ile fi ogo tíha
Deitado em sua casa, ele tem porretes para defender-se.
Laroié o ba oni i’ku sin ku
Laroié assiste aos enterros com os pais.
Èru ki o ba oni i’ku
Os pais sentem medo dele.
Oni i’ku sunkun
Os pais choram.
Laroié ni um eje de
Laroié chora lágrimas de sangue.
O bi ikete iya re bo o’já
Sua mãe o gerou, assim que voltou do mercado.
O tí ile re i gi lo oloko
Ele da sua casa vê o lavrador cortar árvores.
li oke guba wa ile
Ele do alto da montanha vai para sua casa.
O fí eri ejo fun fere
Com a cabeça de uma cobra ele faz um assovio.
O kírí oko o kírí ebo
Ele passeia pelo campo para receber oferendas.
O so òkò lona o pá eiye loni
Tendo lançado uma pedra ontem, ele mata um pássaro hoje
..


Oração
Divino Mensageiro do Pleno Pagamento guie minha cabeça para o pleno caminho.
Divino Mensageiro do Pleno Pagamento guie minha cabeça para o reto caminho.
Quanto tu estas pedindo para o Divino Mensageiro do Pleno Pagamento?
O Divino Mensageiro do Pleno Pagamento, o Pai do Mistério, está pedindo por um centavo.
Que assim seja.

O Divino Mensageiro do Poder da Palavra causa confronto.
Divino Mensageiro do Poder da Palavra não me cause confronto.
O Divino Mensageiro do Poder da Palavra tem a voz do poder.
O Divino Mensageiro do Poder da Palavra tem uma voz que ressoa por todo o Universo.
Que assim seja (axé).



ARQUÉTIPOSão pessoas altamente fiéis aos seus princípios, aos amigos e ás suas causas.
São corajosos e dedicados.
Amáveis, não medem esforços nem sacrifícios para auxiliar aqueles que ama.
Excelentes amantes, a virilidade é uma característica básica daqueles regidos por este orixá.
São comerciantes hábeis e espertos, profissionalmente sempre chegam ao seu objetivo, mesmo que para isto tenham que se empenhar de corpo e alma para conseguirem seus intentos.
Fortes, capazes, românticos, felizes, participativos, francos, espertos, inquietos, saudáveis, sinceros, astutos, atentos, rápidos, despachados e sagazes.
Os filhos deste orixá apresentam algum sinal típico físico, problemas com circulação, cardíacos, articulações e sistema nervoso, emotivos ao extremo, ciumentos.
São sonhadores, gostam de liberdade, mas não as dão. Vida curta e agitada. Amigos dos prazeres da vida adoram comer, beber, mas muitas vezes quando bebem, tudo pode mudar, tornando-se mentirosos, briguentos, rabugentos, provocativos, insolentes, desordeiros, indesejáveis, mal educados, atrevidos, principalmente provocadores de situações embaraçosas ligados a infidelidade conjugal.
Maldosos. Ciumentos. Mania de vigiar, estando sempre atento em tudo e em todos. Não gostam de estar sozinhos. Adoram ser o centro das atenções, de chamar a atenção, muitas vezes até criando situações de embaraços.
Os negócios são feitos quase que instantaneamente, pois são volúveis e mudam com frequência de opiniões.
Sentem atrações por lidarem com fracos e doentes. Solidários. São de estaturas medianas, não se amedrontam com doenças, futuro e situações difíceis.
Numa conversação, dificilmente seu pensamento estará ligado ao assunto, estão sempre correndo na frente.
Temperamento explosivo e impulsivo.
Amoroso, radical, sonhador, adorador das surpresas e diferenças. Apaixonado pelo sexo oposto, infiél, mas preso a uma única pessoa.
Prestativo, amante fantástico, manhoso, amável.

Mas justamente por ser extremamente sensual e também por ser versátil, será capaz de agir dessa forma com várias pessoas ao mesmo tempo.
O mais interessante de tudo é que ele dificilmente se afasta definitivamente das mulheres com quem manteve vínculos amorosos e sexuais. Por esta razão, não é difícil reconquistá-lo, principalmente se ele se deu bem sexualmente com essa parceira interessada em tê-lo de volta.

Pelo contrário, tentará escondê-la atrás de uma imagem bastante reservada. Poderá ser mais transparente em relação ao sexo, se sentir segurança com seu companheiro.
E segurança emocional para uma filha de Bará significa encontrar um homem que desenvolva com ela uma grande cumplicidade, que saiba compreende-la e principalmente domina-la.
Aí sim ela se soltará e se mostrará como realmente é: extremamente sensual, amiga, parceira, controlada.
O fogo para ter boa utilidade tem que ter controle.



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