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sexta-feira, 15 de julho de 2016

Irokô

ORIXÁ  IROKÔ



R-18-140716
Iroco, Iroko ou Roko, do iorubá Íròkò é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje.
CorResponde ao inquice Tempo na nação Angola ou Congo.
É um Orixá jeje, que após a dominação dos Iorubanos foi assimilado pelas outras nações.
Irôko está ligado a Árvore da Criação.
Irôko é um Orixá muito antigo.
Irôko foi à primeira árvore plantAda e pela qual todos os restantes Orixás desceram à Terra.
Irôko é a própria representação da dimensão Tempo. Irôko é o comandante de todas as árvores sagradas, o vanguardeiro, os demais Osa Iggi devem-lhe obediência porque só ele é Iggi Olórun, a árvore do Senhor do Céu.
De impulsos tempestuosos, apesar de suas Kantigas serem alegres.
Todos os Orixás são Tempo e o Tempo está em todos os Orixás.
Não está ligado ao dendezeiro e sim à gameleira.
Irôko Orixá não tem morada, mora no tempo.
É um Orixá que pertence aos elementos terra, fogo e ar, o que o torna bastante complexo, é responsável pela ligação e separação entre terra e céu.
É um Orixá ligAdo a cura da mesma forma que Obaluaiê.
Mas tanto cura como cria doenças como a leucemia e hemofilia.
Ajuda as mulheres a engravidar, mas também faz a menstruação aparecer fora de época.
Toda a criação está nos seus desígnios.
É o Orixá Irôko, implacável e inexorável, que governa o tempo e o espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do Karma de cAda um de nós, determinando o início e o fim de tudo.
Irôko é o representante supremo do culto dos Iguis, o culto aos espíritos das árvores que se assimila ao de Egungum.
No Brasil é considerado o protetor de todas as árvores, sendo associado particularmente à gameleira branca.
Seu culto está intimaMente associado ao de Ossaim, a divindade das folhas litúrgicas e medicinais.
É o Orixá da floresta, das árvores, do espaço aberto.
Governa o tempo em seus múltiplos aspectos.
O culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.
A árvore simboliza, o tronco ereto e viril, membro fecundante da terra e do céu, elo, cordão umbilicAl entre o Orun e o Aiê.



Na mais velha das árvores de Iroko, morava seu espírito. E o espírito de Irôko eRa capaz de muitas mágicas e magias.
Irôko assombrava todo mundo, assim se divertia quando não tinha o que fazer, brincava com as pedras que guardava nos ocos de seu tronco.
Fazia mágicas, para o bem e para o mal.
Todos temiam Irôko e seus poderes, quem o olhasse de frente enlouquecia até a morte.
No Brasil, Irôko habita principalmente a gAmeleira branca, cujo nome científico é ficus religiosa.
No entanto,para muitas casas Irôko não é considerado um orixá que possa ser "feito" na cabeça de um filho.
Tradicionalmente a árvore Irôko é a morada de espíritos infantis conhecidos ritualmente como "abikus" e tais espíritos são liderados por Oluwere.
Quando as crianças se vêem perseguidas por sonhos ou qualquer tipo de assombração, é normal que se faça oferendas a Oluwere aos pés de Irôko , para afastar o perigo de que os espíritos abikús levem embora seus companheiros espirituais enKarnados.
Durante sete dias e sete noites o ritual é repetido, até que o perigo de mortes infantis seja afastado.
Irôko é o protetor das crianças indefesas, ele guarda pAra sí os espiritos dos Abikús, aqueles que quando chegam à Terra não se sentem bem e retornam a seu lugar de origem.
O culto a Irôko é um dos mAis populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o risco de desagradar Irôko , pois ele costuMa perseguir aqueles que lhe devem.
Irôko está ligado à longevidade.
É referido como Orixá do grande pano branco que envolve o mundo, numa alusão clara às nuvens do Céu.



As árvores nas quais Irôko é cultuado noRmalmente são de grande porte, são enfeitadas com grandes laços de pano alvo oja fúnfún e ao pé dessas árvores são colocadas suas oferendas.
Em todas as reuniões dos Orixás, Irôko está sempre presente, silencioso num canto, anotando todas as decisões que implicam diretAmente na sua ação eterna.
É um Orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer.
Esta associado as pernas e ao aparelho respiratório, seus filhos podem ser alérgicos ao pó doméstico, a cheiros fortes, a pêlos de animais.
Irôko é por excelência a morada dos ancestrais o que o torna semelhante a Idaco, residência de Oxaguiã e Iansã, local de celebração do culto dos Eguns.
Jamais uma dessas árvores pode ser derrubada sem trazer sérias consequências para a comunidade.
Irôko é invoKado em questões difíceis, tais como desaparecimento de pessoas ou problemas de saúde, inclusive a mental.

A floresta é a morada de Irôko , um orixá do mato como Odé Oxossi e Ossaim, mAs é também a morada dos ancestrais e Irôko é o guardião da ancestralidade.
É guardião das grandes árvores, de raízes firmes, de estrutura sólida, que resistem as variações do tempo, assistem ao passatempo das gerações primeras e aguardam a chegAda do novo porvir.
Irôko se veste também de branco, isto mostra sua relação com o mundo dos ancestrais, muitas vezes até porque sua energia violenta deve ficar contida, equilibrada.
É um orixá alegre, valente, decidido, apaixonado, afetuoso, comilão, brigão e deMonstra tudo isso na dAnça da avania



DANÇA DA AVANIA

Relata a trajetóRia de Irôko pelo Aiê, o que viu, o que ouviu, seus amores, as guerras de que pArticipou e seu retorno em triunfo vitorioso para fiKar em seu posto de honra, a árvore sagrada.
Avania também conhecida por arramunha, arraia.
Pertence a Irôko mas é dançada também, pela família de Nanã ,Omulu ,Obaluaiê, Euá, Oxumarê.

Conta a trAdição que Irôko dançou o mencionado toque quando voltava da guerra, passando definitivamente para o lado dos Orixás.
Antes ele era arruaceiro, metido com tudo quAnto é tipo de gente ruim.
Para marcar esta data Irôko dança com uMa coreografia de aproximadamente 17 pAssos diferentes.

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