ORIXÁ IROKÔ
R-18-140716
Iroco, Iroko ou Roko, do
iorubá Íròkò é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como
Loko, pela nação Jeje.
CorResponde ao inquice
Tempo na nação Angola ou Congo.
É um Orixá jeje, que após
a dominação dos Iorubanos foi assimilado pelas outras nações.
Irôko está ligado a Árvore
da Criação.
Irôko é um Orixá muito
antigo.
Irôko foi à primeira
árvore plantAda e pela qual todos os restantes Orixás desceram à Terra.
Irôko é a própria
representação da dimensão Tempo. Irôko é o comandante de todas as árvores
sagradas, o vanguardeiro, os demais Osa Iggi devem-lhe obediência porque só ele
é Iggi Olórun, a árvore do Senhor do Céu.
De impulsos tempestuosos,
apesar de suas Kantigas serem alegres.
Todos os Orixás são Tempo
e o Tempo está em todos os Orixás.
Não está ligado ao
dendezeiro e sim à gameleira.
Irôko Orixá não tem
morada, mora no tempo.
É um Orixá que pertence
aos elementos terra, fogo e ar, o que o torna bastante complexo, é responsável
pela ligação e separação entre terra e céu.
É um Orixá ligAdo a cura
da mesma forma que Obaluaiê.
Mas tanto cura como cria
doenças como a leucemia e hemofilia.
Ajuda as mulheres a
engravidar, mas também faz a menstruação aparecer fora de época.
Toda a criação está nos
seus desígnios.
É o Orixá Irôko,
implacável e inexorável, que governa o tempo e o espaço, que acompanha, e
cobra, o cumprimento do Karma de cAda um de nós, determinando o início e o fim
de tudo.
Irôko é o representante
supremo do culto dos Iguis, o culto aos espíritos das árvores que se assimila
ao de Egungum.
No Brasil é considerado o
protetor de todas as árvores, sendo associado particularmente à gameleira
branca.
Seu culto está intimaMente
associado ao de Ossaim, a divindade das folhas litúrgicas e medicinais.
É o Orixá da floresta, das
árvores, do espaço aberto.
Governa o tempo em seus
múltiplos aspectos.
O culto a Irôko é cercado
de cuidados, mistérios e muitas histórias.
A árvore simboliza, o
tronco ereto e viril, membro fecundante da terra e do céu, elo, cordão
umbilicAl entre o Orun e o Aiê.
Na mais velha das árvores
de Iroko, morava seu espírito. E o espírito de Irôko eRa capaz de muitas
mágicas e magias.
Irôko assombrava todo
mundo, assim se divertia quando não tinha o que fazer, brincava com as pedras
que guardava nos ocos de seu tronco.
Fazia mágicas, para o bem
e para o mal.
Todos temiam Irôko e seus
poderes, quem o olhasse de frente enlouquecia até a morte.
No Brasil, Irôko habita
principalmente a gAmeleira branca, cujo nome científico é ficus religiosa.
No entanto,para muitas
casas Irôko não é considerado um orixá que possa ser "feito" na
cabeça de um filho.
Tradicionalmente a árvore
Irôko é a morada de espíritos infantis conhecidos ritualmente como "abikus"
e tais espíritos são liderados por Oluwere.
Quando as crianças se vêem
perseguidas por sonhos ou qualquer tipo de assombração, é normal que se faça
oferendas a Oluwere aos pés de Irôko , para afastar o perigo de que os
espíritos abikús levem embora seus companheiros espirituais enKarnados.
Durante sete dias e sete
noites o ritual é repetido, até que o perigo de mortes infantis seja afastado.
Irôko é o protetor das
crianças indefesas, ele guarda pAra sí os espiritos dos Abikús, aqueles que
quando chegam à Terra não se sentem bem e retornam a seu lugar de origem.
O culto a Irôko é um dos
mAis populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se
baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois
não se deve correr o risco de desagradar Irôko , pois ele costuMa perseguir
aqueles que lhe devem.
Irôko está ligado à
longevidade.
É referido como Orixá do
grande pano branco que envolve o mundo, numa alusão clara às nuvens do Céu.
As árvores nas quais Irôko
é cultuado noRmalmente são de grande porte, são enfeitadas com grandes laços de
pano alvo oja fúnfún e ao pé dessas árvores são colocadas suas oferendas.
Em todas as reuniões dos
Orixás, Irôko está sempre presente, silencioso num canto, anotando todas as
decisões que implicam diretAmente na sua ação eterna.
É um Orixá pouco conhecido
dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer.
Esta associado as pernas e
ao aparelho respiratório, seus filhos podem ser alérgicos ao pó doméstico, a
cheiros fortes, a pêlos de animais.
Irôko é por excelência a
morada dos ancestrais o que o torna semelhante a Idaco, residência de Oxaguiã e
Iansã, local de celebração do culto dos Eguns.
Jamais uma dessas árvores
pode ser derrubada sem trazer sérias consequências para a comunidade.
Irôko é invoKado em
questões difíceis, tais como desaparecimento de pessoas ou problemas de saúde,
inclusive a mental.
A floresta é a morada de
Irôko , um orixá do mato como Odé Oxossi e Ossaim, mAs é também a morada dos
ancestrais e Irôko é o guardião da ancestralidade.
É guardião das grandes
árvores, de raízes firmes, de estrutura sólida, que resistem as variações do
tempo, assistem ao passatempo das gerações primeras e aguardam a chegAda do
novo porvir.
Irôko se veste também de
branco, isto mostra sua relação com o mundo dos ancestrais, muitas vezes até
porque sua energia violenta deve ficar contida, equilibrada.
É um orixá alegre,
valente, decidido, apaixonado, afetuoso, comilão, brigão e deMonstra tudo isso
na dAnça da avania
DANÇA DA AVANIA
Relata a trajetóRia de
Irôko pelo Aiê, o que viu, o que ouviu, seus amores, as guerras de que
pArticipou e seu retorno em triunfo vitorioso para fiKar em seu posto de honra,
a árvore sagrada.
Avania também conhecida
por arramunha, arraia.
Pertence a Irôko mas é
dançada também, pela família de Nanã ,Omulu ,Obaluaiê, Euá, Oxumarê.
Conta a trAdição que Irôko
dançou o mencionado toque quando voltava da guerra, passando definitivamente
para o lado dos Orixás.
Antes ele era arruaceiro,
metido com tudo quAnto é tipo de gente ruim.
Para marcar esta data
Irôko dança com uMa coreografia de aproximadamente 17 pAssos diferentes.
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